EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/409 |
Resumo: | Este trabalho é resultado da pesquisa de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Grande Dourados (UNIGRAN), polo Arroio Grande – RS, que, através de um aprofundamento teórico foi realizada uma investigação a partir do problema de pesquisa: como a Educação Ambiental inserida no Biorregionalismo pode auxiliar gestores ambientais na preservação e conservação do Bioma Pampa? As questões ambientais que abrangem a biorregião pampeana são inúmeras como a sua descaracterização, a substituição da biodiversidade por monoculturas, a caça, o desmatamento, o uso do fogo, mais recentemente a mineração, assim como a descaracterização cultural e o êxodo rural. Esta pesquisa teve como aporte teórico pesquisadores do biorregionalismo como MacGinnis e Miller, assim como Michele Sato, entre outros. Dentre os desafios e perspectivas está em adquirir uma filosofia biorregional, contemplar o local em seus aspectos biológicos, sociais, ambientais, econômicos, políticos e históricos, assim como uma mudança de paradigma de industrio-científico para o paradigma biorregional. Desta forma, podemos considerar que é necessário a implementação de um projeto de Gestão Ambiental no entrelaçamento entre Educação Ambiental e Manejo Biorregional, ao aliar-se com as comunidades locais para a manutenção do Bioma Pampa, contribuindo assim com o equilíbrio ecológico, a qualidade de vida e subsistência familiar, assim como, compreender o Pampa em todas as esferas social e ambiental. |
id |
UNIPLAC_a7ced313e6bbb9e76c3e4be224a415d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/409 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPAEducação Ambiental; Gestão Ambiental; Pampa; Biorregionalismo.Este trabalho é resultado da pesquisa de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Grande Dourados (UNIGRAN), polo Arroio Grande – RS, que, através de um aprofundamento teórico foi realizada uma investigação a partir do problema de pesquisa: como a Educação Ambiental inserida no Biorregionalismo pode auxiliar gestores ambientais na preservação e conservação do Bioma Pampa? As questões ambientais que abrangem a biorregião pampeana são inúmeras como a sua descaracterização, a substituição da biodiversidade por monoculturas, a caça, o desmatamento, o uso do fogo, mais recentemente a mineração, assim como a descaracterização cultural e o êxodo rural. Esta pesquisa teve como aporte teórico pesquisadores do biorregionalismo como MacGinnis e Miller, assim como Michele Sato, entre outros. Dentre os desafios e perspectivas está em adquirir uma filosofia biorregional, contemplar o local em seus aspectos biológicos, sociais, ambientais, econômicos, políticos e históricos, assim como uma mudança de paradigma de industrio-científico para o paradigma biorregional. Desta forma, podemos considerar que é necessário a implementação de um projeto de Gestão Ambiental no entrelaçamento entre Educação Ambiental e Manejo Biorregional, ao aliar-se com as comunidades locais para a manutenção do Bioma Pampa, contribuindo assim com o equilíbrio ecológico, a qualidade de vida e subsistência familiar, assim como, compreender o Pampa em todas as esferas social e ambiental.Editora ICEPCorrêa Pereira Schlee, JulianaUmbelino de Barros, Shirlayne Silvana2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/409Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/409/221info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-01T17:28:23Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/409Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2020-12-01T17:28:23Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA Corrêa Pereira Schlee, Juliana Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Pampa; Biorregionalismo. |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E BIORREGIONALISMO: ENTRELAÇAMENTOS POSSÍVEIS PARA A CONSERVAÇÃO DO PAMPA |
author |
Corrêa Pereira Schlee, Juliana |
author_facet |
Corrêa Pereira Schlee, Juliana Umbelino de Barros, Shirlayne Silvana |
author_role |
author |
author2 |
Umbelino de Barros, Shirlayne Silvana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa Pereira Schlee, Juliana Umbelino de Barros, Shirlayne Silvana |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Pampa; Biorregionalismo. |
topic |
Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Pampa; Biorregionalismo. |
description |
Este trabalho é resultado da pesquisa de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Grande Dourados (UNIGRAN), polo Arroio Grande – RS, que, através de um aprofundamento teórico foi realizada uma investigação a partir do problema de pesquisa: como a Educação Ambiental inserida no Biorregionalismo pode auxiliar gestores ambientais na preservação e conservação do Bioma Pampa? As questões ambientais que abrangem a biorregião pampeana são inúmeras como a sua descaracterização, a substituição da biodiversidade por monoculturas, a caça, o desmatamento, o uso do fogo, mais recentemente a mineração, assim como a descaracterização cultural e o êxodo rural. Esta pesquisa teve como aporte teórico pesquisadores do biorregionalismo como MacGinnis e Miller, assim como Michele Sato, entre outros. Dentre os desafios e perspectivas está em adquirir uma filosofia biorregional, contemplar o local em seus aspectos biológicos, sociais, ambientais, econômicos, políticos e históricos, assim como uma mudança de paradigma de industrio-científico para o paradigma biorregional. Desta forma, podemos considerar que é necessário a implementação de um projeto de Gestão Ambiental no entrelaçamento entre Educação Ambiental e Manejo Biorregional, ao aliar-se com as comunidades locais para a manutenção do Bioma Pampa, contribuindo assim com o equilíbrio ecológico, a qualidade de vida e subsistência familiar, assim como, compreender o Pampa em todas as esferas social e ambiental. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/409 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/409/221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 6, n. 15 (2020): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699180949504 |