Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943 |
Resumo: | Pesquisas têm sido feitas sobre Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no interior da escola ou produzidos fora dela. Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de natureza qualitativa sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental nos projetos criados pela “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz” para serem desenvolvidos com escolas no município de Leme/SP. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de análise documental e de observação. A análise foi feita através da técnica de análise de conteúdo e da triangulação. O artigo descreve o processo de investigação a partir do qual constata que as concepções de EA, nos conteúdos analisados priorizam conceitos. O viés econômico é enfatizado, predominando a visão de natureza como recurso para o ser humano. A dimensão estética da Educação Ambiental está presente, com predomínio da apreciação da natureza. A partir de uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora, os dados indicam, no entanto, que as propostas de projetos de EA na instituição analisada carecem de entendimento da complexidade da temática ambiental bem como do adequado uso do recurso pedagógico proposto. |
id |
FURG-9_a1368cffd6ec9edc09e261ffccea8d5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3943 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)Projetos. Educação Ambiental. Concepções. Práticas.Pesquisas têm sido feitas sobre Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no interior da escola ou produzidos fora dela. Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de natureza qualitativa sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental nos projetos criados pela “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz” para serem desenvolvidos com escolas no município de Leme/SP. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de análise documental e de observação. A análise foi feita através da técnica de análise de conteúdo e da triangulação. O artigo descreve o processo de investigação a partir do qual constata que as concepções de EA, nos conteúdos analisados priorizam conceitos. O viés econômico é enfatizado, predominando a visão de natureza como recurso para o ser humano. A dimensão estética da Educação Ambiental está presente, com predomínio da apreciação da natureza. A partir de uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora, os dados indicam, no entanto, que as propostas de projetos de EA na instituição analisada carecem de entendimento da complexidade da temática ambiental bem como do adequado uso do recurso pedagógico proposto.Lepidus2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/394310.14295/remea.v30i2.3943REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 64 - 851517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943/2457Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTerossi, Marcos JoséSantana, Luiz Carlos2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3943Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ) |
title |
Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ) |
spellingShingle |
Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ) Terossi, Marcos José Projetos. Educação Ambiental. Concepções. Práticas. |
title_short |
Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ) |
title_full |
Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ) |
title_fullStr |
Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ) |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ) |
title_sort |
Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ) |
author |
Terossi, Marcos José |
author_facet |
Terossi, Marcos José Santana, Luiz Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Luiz Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terossi, Marcos José Santana, Luiz Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projetos. Educação Ambiental. Concepções. Práticas. |
topic |
Projetos. Educação Ambiental. Concepções. Práticas. |
description |
Pesquisas têm sido feitas sobre Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no interior da escola ou produzidos fora dela. Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de natureza qualitativa sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental nos projetos criados pela “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz” para serem desenvolvidos com escolas no município de Leme/SP. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de análise documental e de observação. A análise foi feita através da técnica de análise de conteúdo e da triangulação. O artigo descreve o processo de investigação a partir do qual constata que as concepções de EA, nos conteúdos analisados priorizam conceitos. O viés econômico é enfatizado, predominando a visão de natureza como recurso para o ser humano. A dimensão estética da Educação Ambiental está presente, com predomínio da apreciação da natureza. A partir de uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora, os dados indicam, no entanto, que as propostas de projetos de EA na instituição analisada carecem de entendimento da complexidade da temática ambiental bem como do adequado uso do recurso pedagógico proposto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943 10.14295/remea.v30i2.3943 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i2.3943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943/2457 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 64 - 85 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783970988032 |