Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terossi, Marcos José
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santana, Luiz Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943
Resumo: Pesquisas têm sido feitas sobre Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no interior da escola ou produzidos fora dela. Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de natureza qualitativa sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental nos projetos criados pela “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz” para serem desenvolvidos com escolas no município de Leme/SP. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de análise documental e de observação. A análise foi feita através da técnica de análise de conteúdo e da triangulação. O artigo descreve o processo de investigação a partir do qual constata que as concepções de EA, nos conteúdos analisados priorizam conceitos. O viés econômico é enfatizado, predominando a visão de natureza como recurso para o ser humano. A dimensão estética da Educação Ambiental está presente, com predomínio da apreciação da natureza. A partir de uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora, os dados indicam, no entanto, que as propostas de projetos de EA na instituição analisada carecem de entendimento da complexidade da temática ambiental bem como do adequado uso do recurso pedagógico proposto.
id FURG-9_a1368cffd6ec9edc09e261ffccea8d5e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3943
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)Projetos. Educação Ambiental. Concepções. Práticas.Pesquisas têm sido feitas sobre Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no interior da escola ou produzidos fora dela. Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de natureza qualitativa sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental nos projetos criados pela “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz” para serem desenvolvidos com escolas no município de Leme/SP. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de análise documental e de observação. A análise foi feita através da técnica de análise de conteúdo e da triangulação. O artigo descreve o processo de investigação a partir do qual constata que as concepções de EA, nos conteúdos analisados priorizam conceitos. O viés econômico é enfatizado, predominando a visão de natureza como recurso para o ser humano. A dimensão estética da Educação Ambiental está presente, com predomínio da apreciação da natureza. A partir de uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora, os dados indicam, no entanto, que as propostas de projetos de EA na instituição analisada carecem de entendimento da complexidade da temática ambiental bem como do adequado uso do recurso pedagógico proposto.Lepidus2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/394310.14295/remea.v30i2.3943REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 64 - 851517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943/2457Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTerossi, Marcos JoséSantana, Luiz Carlos2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3943Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)
title Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)
spellingShingle Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)
Terossi, Marcos José
Projetos. Educação Ambiental. Concepções. Práticas.
title_short Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)
title_full Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)
title_fullStr Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)
title_full_unstemmed Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)
title_sort Concepções e práticas de educação ambiental presentes nos projetos da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) Concepts and practices of Environment Education in the projects of the “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz”(UMASQ)
author Terossi, Marcos José
author_facet Terossi, Marcos José
Santana, Luiz Carlos
author_role author
author2 Santana, Luiz Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terossi, Marcos José
Santana, Luiz Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos. Educação Ambiental. Concepções. Práticas.
topic Projetos. Educação Ambiental. Concepções. Práticas.
description Pesquisas têm sido feitas sobre Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no interior da escola ou produzidos fora dela. Este artigo apresenta um recorte de pesquisa de natureza qualitativa sobre as concepções e práticas de Educação Ambiental nos projetos criados pela “Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz” para serem desenvolvidos com escolas no município de Leme/SP. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de análise documental e de observação. A análise foi feita através da técnica de análise de conteúdo e da triangulação. O artigo descreve o processo de investigação a partir do qual constata que as concepções de EA, nos conteúdos analisados priorizam conceitos. O viés econômico é enfatizado, predominando a visão de natureza como recurso para o ser humano. A dimensão estética da Educação Ambiental está presente, com predomínio da apreciação da natureza. A partir de uma perspectiva crítica, emancipatória e transformadora, os dados indicam, no entanto, que as propostas de projetos de EA na instituição analisada carecem de entendimento da complexidade da temática ambiental bem como do adequado uso do recurso pedagógico proposto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943
10.14295/remea.v30i2.3943
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i2.3943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3943/2457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 64 - 85
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783970988032