LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bochett, Amanda Canterle
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freitas, Jéssica Cantele de, Brum, Maísa Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/34145
Resumo: Diversas concepções de ensino e aprendizagem configuram o contexto público escolar brasileiro. Historicamente, muitos são os estudos sobre as teorias de aprendizagem, dos quais destacamos a teoria behaviorista, a cognitivista e a sociocultural. Com isso, busca-se identificar que concepções de aprendizagem subsidiam as atividades do livro didático “Novas Palavras”.  Para tal, foram selecionados três capítulos do livro. Cada capítulo está organizado em três seções: Literatura Brasileira, Gramática e Redação e Leitura. Para a análise foram selecionados os primeiros capítulos de cada seção.  O procedimento consistiu no levantamento de termos relacionados às concepções de aprendizagem desde a abertura do capítulo até as atividades. Os resultados indicam a predominância de atividades cognitivistas (39 ocorrências) nos três capítulos analisados. Em seguida, encontram-se as ocorrências de atividades socioculturais (8 atividades), que demonstram, principalmente na parte de redação e leitura, uma preocupação com a reflexão na produção dos textos propostos.
id UERJ-7_6ba42061102c41a4becf9ac618acfab1
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/34145
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEMConcepções de aprendizagemLivro didáticoAtividades.Diversas concepções de ensino e aprendizagem configuram o contexto público escolar brasileiro. Historicamente, muitos são os estudos sobre as teorias de aprendizagem, dos quais destacamos a teoria behaviorista, a cognitivista e a sociocultural. Com isso, busca-se identificar que concepções de aprendizagem subsidiam as atividades do livro didático “Novas Palavras”.  Para tal, foram selecionados três capítulos do livro. Cada capítulo está organizado em três seções: Literatura Brasileira, Gramática e Redação e Leitura. Para a análise foram selecionados os primeiros capítulos de cada seção.  O procedimento consistiu no levantamento de termos relacionados às concepções de aprendizagem desde a abertura do capítulo até as atividades. Os resultados indicam a predominância de atividades cognitivistas (39 ocorrências) nos três capítulos analisados. Em seguida, encontram-se as ocorrências de atividades socioculturais (8 atividades), que demonstram, principalmente na parte de redação e leitura, uma preocupação com a reflexão na produção dos textos propostos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/3414510.12957/cadsem.2018.34145Caderno Seminal; v. 31 n. 31 (2018): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2018)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/34145/26790Copyright (c) 2018 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBochett, Amanda CanterleFreitas, Jéssica Cantele deBrum, Maísa Helena2018-11-13T18:26:25Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/34145Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2018-11-13T18:26:25Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
title LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
spellingShingle LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
Bochett, Amanda Canterle
Concepções de aprendizagem
Livro didático
Atividades.
title_short LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_full LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_fullStr LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
title_sort LIVRO DIDÁTICO NOVAS PALAVRAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM
author Bochett, Amanda Canterle
author_facet Bochett, Amanda Canterle
Freitas, Jéssica Cantele de
Brum, Maísa Helena
author_role author
author2 Freitas, Jéssica Cantele de
Brum, Maísa Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bochett, Amanda Canterle
Freitas, Jéssica Cantele de
Brum, Maísa Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de aprendizagem
Livro didático
Atividades.
topic Concepções de aprendizagem
Livro didático
Atividades.
description Diversas concepções de ensino e aprendizagem configuram o contexto público escolar brasileiro. Historicamente, muitos são os estudos sobre as teorias de aprendizagem, dos quais destacamos a teoria behaviorista, a cognitivista e a sociocultural. Com isso, busca-se identificar que concepções de aprendizagem subsidiam as atividades do livro didático “Novas Palavras”.  Para tal, foram selecionados três capítulos do livro. Cada capítulo está organizado em três seções: Literatura Brasileira, Gramática e Redação e Leitura. Para a análise foram selecionados os primeiros capítulos de cada seção.  O procedimento consistiu no levantamento de termos relacionados às concepções de aprendizagem desde a abertura do capítulo até as atividades. Os resultados indicam a predominância de atividades cognitivistas (39 ocorrências) nos três capítulos analisados. Em seguida, encontram-se as ocorrências de atividades socioculturais (8 atividades), que demonstram, principalmente na parte de redação e leitura, uma preocupação com a reflexão na produção dos textos propostos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/34145
10.12957/cadsem.2018.34145
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/34145
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2018.34145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/34145/26790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 31 n. 31 (2018): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2018)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409009168384