APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Anderson da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rezende, Izabelle Maria Nascimento de, Araújo, Monica Lopes Folena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2867
Resumo: Para o estímulo de atitudes ambientalmente mais sustentáveis, é necessário que o estudante compreenda sua dependência vital de um meio ambiente equilibrado, refletindo criticamente suas práticas para um compromisso coletivo de responsabilidade socioambiental. Com esta compreensão, percebemos que a Educação Ambiental liga-se a dois desafios: a crise ecológica e a questão da educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como estudantes do ensino médio aplicam o conhecimento formal de Ecologia em prol de hábitos mais sustentáveis. Utilizou-se um questionário dissertativo com dez estudantes de uma escola estadual que é conveniada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em uma abordagem qualitativa, as respostas foram avaliadas através da análise de conteúdo. Foi observado que a maioria dos participantes têm grande dificuldade para aplicar conhecimentos vistos na Ecologia no desenvolvimento de reflexões e atitudes sustentáveis. Isso se deve, principalmente, devido ao distanciamento existente entre o ensino e o cotidiano do aluno.
id FURG-9_a74cf4682e6dabb0a1bd667543060d44
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2867
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PEeducação ambientalecologiacrise ecológicacontextualizaçãoPara o estímulo de atitudes ambientalmente mais sustentáveis, é necessário que o estudante compreenda sua dependência vital de um meio ambiente equilibrado, refletindo criticamente suas práticas para um compromisso coletivo de responsabilidade socioambiental. Com esta compreensão, percebemos que a Educação Ambiental liga-se a dois desafios: a crise ecológica e a questão da educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como estudantes do ensino médio aplicam o conhecimento formal de Ecologia em prol de hábitos mais sustentáveis. Utilizou-se um questionário dissertativo com dez estudantes de uma escola estadual que é conveniada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em uma abordagem qualitativa, as respostas foram avaliadas através da análise de conteúdo. Foi observado que a maioria dos participantes têm grande dificuldade para aplicar conhecimentos vistos na Ecologia no desenvolvimento de reflexões e atitudes sustentáveis. Isso se deve, principalmente, devido ao distanciamento existente entre o ensino e o cotidiano do aluno.Lepidus2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/286710.14295/remea.v29i0.2867REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 20121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2867/1895Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Anderson da SilvaRezende, Izabelle Maria Nascimento deAraújo, Monica Lopes Folena2020-08-14T19:58:07Zoai:periodicos.furg.br:article/2867Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE
title APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE
spellingShingle APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE
Coutinho, Anderson da Silva
educação ambiental
ecologia
crise ecológica
contextualização
title_short APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE
title_full APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE
title_fullStr APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE
title_full_unstemmed APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE
title_sort APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE
author Coutinho, Anderson da Silva
author_facet Coutinho, Anderson da Silva
Rezende, Izabelle Maria Nascimento de
Araújo, Monica Lopes Folena
author_role author
author2 Rezende, Izabelle Maria Nascimento de
Araújo, Monica Lopes Folena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Anderson da Silva
Rezende, Izabelle Maria Nascimento de
Araújo, Monica Lopes Folena
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
ecologia
crise ecológica
contextualização
topic educação ambiental
ecologia
crise ecológica
contextualização
description Para o estímulo de atitudes ambientalmente mais sustentáveis, é necessário que o estudante compreenda sua dependência vital de um meio ambiente equilibrado, refletindo criticamente suas práticas para um compromisso coletivo de responsabilidade socioambiental. Com esta compreensão, percebemos que a Educação Ambiental liga-se a dois desafios: a crise ecológica e a questão da educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como estudantes do ensino médio aplicam o conhecimento formal de Ecologia em prol de hábitos mais sustentáveis. Utilizou-se um questionário dissertativo com dez estudantes de uma escola estadual que é conveniada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em uma abordagem qualitativa, as respostas foram avaliadas através da análise de conteúdo. Foi observado que a maioria dos participantes têm grande dificuldade para aplicar conhecimentos vistos na Ecologia no desenvolvimento de reflexões e atitudes sustentáveis. Isso se deve, principalmente, devido ao distanciamento existente entre o ensino e o cotidiano do aluno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2867
10.14295/remea.v29i0.2867
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2867
identifier_str_mv 10.14295/remea.v29i0.2867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2867/1895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 29 (2012): Volume 29: julho a dezembro de 2012
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781903196160