“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3842 |
Resumo: | Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas que podem favorecer o aprendizado do aluno. O “Jogo dos Predadores” foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar professores no processo de ensino e oferecer aos alunos uma proposta lúdica de aprendizagem. Assim a proposta desta pesquisa foi verificar a aplicabilidade da coleção “Jogo dos Predadores” por professores em sala de aula e avaliar seus aspectos lúdicos e didáticos segundo alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Grande-MS. Os resultados indicaram que os jogos testados atraíram o interesse dos alunos e favoreceram a aprendizagem dos mesmos para o assunto. Os professores questionados listaram vários aspectos positivos quanto ao uso da coleção em sala de aula. Assim, verificamos que foram obtidos resultados positivos e satisfatórios quanto aos objetivos propostos ao “Jogo dos Predadores” podendo este se constituir em material didático de apoio para o ensino fundamental visando uma melhor compreensão dos assuntos que envolvam o tema proposto facilitando o ensino de ciências e Educação Ambiental. |
id |
FURG-9_abbfa8cc730245660c1deb0acbf75c03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3842 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTALatividade lúdicapredadormotivaçãoensino de ciências.Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas que podem favorecer o aprendizado do aluno. O “Jogo dos Predadores” foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar professores no processo de ensino e oferecer aos alunos uma proposta lúdica de aprendizagem. Assim a proposta desta pesquisa foi verificar a aplicabilidade da coleção “Jogo dos Predadores” por professores em sala de aula e avaliar seus aspectos lúdicos e didáticos segundo alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Grande-MS. Os resultados indicaram que os jogos testados atraíram o interesse dos alunos e favoreceram a aprendizagem dos mesmos para o assunto. Os professores questionados listaram vários aspectos positivos quanto ao uso da coleção em sala de aula. Assim, verificamos que foram obtidos resultados positivos e satisfatórios quanto aos objetivos propostos ao “Jogo dos Predadores” podendo este se constituir em material didático de apoio para o ensino fundamental visando uma melhor compreensão dos assuntos que envolvam o tema proposto facilitando o ensino de ciências e Educação Ambiental.Lepidus2013-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/384210.14295/remea.v20i0.3842REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3842/2291Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPatriarcha-Graciolli, Suelen ReginaZanon, Ângela MariaSouza, Paulo Robson de2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3842Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL Patriarcha-Graciolli, Suelen Regina atividade lúdica predador motivação ensino de ciências. |
title_short |
“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
“JOGO DOS PREDADORES”: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA FAVORECER A APRENDIZAGEM EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Patriarcha-Graciolli, Suelen Regina |
author_facet |
Patriarcha-Graciolli, Suelen Regina Zanon, Ângela Maria Souza, Paulo Robson de |
author_role |
author |
author2 |
Zanon, Ângela Maria Souza, Paulo Robson de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patriarcha-Graciolli, Suelen Regina Zanon, Ângela Maria Souza, Paulo Robson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
atividade lúdica predador motivação ensino de ciências. |
topic |
atividade lúdica predador motivação ensino de ciências. |
description |
Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas que podem favorecer o aprendizado do aluno. O “Jogo dos Predadores” foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar professores no processo de ensino e oferecer aos alunos uma proposta lúdica de aprendizagem. Assim a proposta desta pesquisa foi verificar a aplicabilidade da coleção “Jogo dos Predadores” por professores em sala de aula e avaliar seus aspectos lúdicos e didáticos segundo alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Grande-MS. Os resultados indicaram que os jogos testados atraíram o interesse dos alunos e favoreceram a aprendizagem dos mesmos para o assunto. Os professores questionados listaram vários aspectos positivos quanto ao uso da coleção em sala de aula. Assim, verificamos que foram obtidos resultados positivos e satisfatórios quanto aos objetivos propostos ao “Jogo dos Predadores” podendo este se constituir em material didático de apoio para o ensino fundamental visando uma melhor compreensão dos assuntos que envolvam o tema proposto facilitando o ensino de ciências e Educação Ambiental. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3842 10.14295/remea.v20i0.3842 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3842 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v20i0.3842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3842/2291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783896539136 |