APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474 |
Resumo: | Se presenta el caso del Colectivo Ciudadano Pro Bosque Pedagógico del Agua y de la experiencia formativa y organizativa de sus integrantes, basada en fundamentos y principios de la pedagogía para la integralidad, la sustentabilidad integral, la comunalidad, el pensamiento complejo y las dinámicas caórdicas, y concretada mediante el modelo de bosque urbano nativo y la metodología de restauración forestal participativa mediante la construcción de tejido socioambiental. Destacando los principios fundantes de esta organización como su ser integral, colectivo, participativo, colaborativo, autónomo, intersectorial, continuo y multiplicable. Apresenta-se o caso do Coletivo Cidadão Pro Bosque Pedagógico da Água e da experiência formativa e organizacional de seus integrantes, baseado em fundamentos e princípios da pedagogia para a integralidade, a sustentabilidade integral, a comunalidade, o pensamento complexo e as dinâmicas caórdicas, e concretizada mediante o modelo de floresta urbana nativa e a metodologia de restauração participativa da floresta através da construção do tecido socioambiental. Destacando os princípios fundamentais desta organização como, seu ser integral, coletivo, participativo, colaborativo, autônomo, intersetorial, contínuo e multiplicável. The case of the Collective Citzen Pro Pedagogical Woodlands of Water is presented, as well as the formative and organizational experience of its members, based on fundaments and principles from pedagogy for integrality, integral sustainability, community, complex thinking and chaordic dynamics, and it is concretized by the model of urban native forest and the methodology of participative restoration of the forest through the construction of the socioenviornmental fabric. By way of highlighting the foundational principles of this organization, such as its integral, collective, collaborative, autonomous, intersectorial, continuous and multipliable being. |
id |
FURG-9_af4a4e9101317f2e0ad7f8f695d5323d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9474 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATERRestauración forestal participativa.Se presenta el caso del Colectivo Ciudadano Pro Bosque Pedagógico del Agua y de la experiencia formativa y organizativa de sus integrantes, basada en fundamentos y principios de la pedagogía para la integralidad, la sustentabilidad integral, la comunalidad, el pensamiento complejo y las dinámicas caórdicas, y concretada mediante el modelo de bosque urbano nativo y la metodología de restauración forestal participativa mediante la construcción de tejido socioambiental. Destacando los principios fundantes de esta organización como su ser integral, colectivo, participativo, colaborativo, autónomo, intersectorial, continuo y multiplicable. Apresenta-se o caso do Coletivo Cidadão Pro Bosque Pedagógico da Água e da experiência formativa e organizacional de seus integrantes, baseado em fundamentos e princípios da pedagogia para a integralidade, a sustentabilidade integral, a comunalidade, o pensamento complexo e as dinâmicas caórdicas, e concretizada mediante o modelo de floresta urbana nativa e a metodologia de restauração participativa da floresta através da construção do tecido socioambiental. Destacando os princípios fundamentais desta organização como, seu ser integral, coletivo, participativo, colaborativo, autônomo, intersetorial, contínuo e multiplicável. The case of the Collective Citzen Pro Pedagogical Woodlands of Water is presented, as well as the formative and organizational experience of its members, based on fundaments and principles from pedagogy for integrality, integral sustainability, community, complex thinking and chaordic dynamics, and it is concretized by the model of urban native forest and the methodology of participative restoration of the forest through the construction of the socioenviornmental fabric. By way of highlighting the foundational principles of this organization, such as its integral, collective, collaborative, autonomous, intersectorial, continuous and multipliable being.Lepidus2019-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/947410.14295/remea.v0i0.9474REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial: Educação Ambiental e Movimentos Sociais Populares na América Latina; 209-2271517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474/6021Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete2019-10-10T13:39:16Zoai:periodicos.furg.br:article/9474Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-10-10T13:39:16Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER |
title |
APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER |
spellingShingle |
APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER Hernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete Restauración forestal participativa. |
title_short |
APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER |
title_full |
APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER |
title_fullStr |
APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER |
title_full_unstemmed |
APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER |
title_sort |
APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER |
author |
Hernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete |
author_facet |
Hernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Restauración forestal participativa. |
topic |
Restauración forestal participativa. |
description |
Se presenta el caso del Colectivo Ciudadano Pro Bosque Pedagógico del Agua y de la experiencia formativa y organizativa de sus integrantes, basada en fundamentos y principios de la pedagogía para la integralidad, la sustentabilidad integral, la comunalidad, el pensamiento complejo y las dinámicas caórdicas, y concretada mediante el modelo de bosque urbano nativo y la metodología de restauración forestal participativa mediante la construcción de tejido socioambiental. Destacando los principios fundantes de esta organización como su ser integral, colectivo, participativo, colaborativo, autónomo, intersectorial, continuo y multiplicable. Apresenta-se o caso do Coletivo Cidadão Pro Bosque Pedagógico da Água e da experiência formativa e organizacional de seus integrantes, baseado em fundamentos e princípios da pedagogia para a integralidade, a sustentabilidade integral, a comunalidade, o pensamento complexo e as dinâmicas caórdicas, e concretizada mediante o modelo de floresta urbana nativa e a metodologia de restauração participativa da floresta através da construção do tecido socioambiental. Destacando os princípios fundamentais desta organização como, seu ser integral, coletivo, participativo, colaborativo, autônomo, intersetorial, contínuo e multiplicável. The case of the Collective Citzen Pro Pedagogical Woodlands of Water is presented, as well as the formative and organizational experience of its members, based on fundaments and principles from pedagogy for integrality, integral sustainability, community, complex thinking and chaordic dynamics, and it is concretized by the model of urban native forest and the methodology of participative restoration of the forest through the construction of the socioenviornmental fabric. By way of highlighting the foundational principles of this organization, such as its integral, collective, collaborative, autonomous, intersectorial, continuous and multipliable being. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474 10.14295/remea.v0i0.9474 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.9474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474/6021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial: Educação Ambiental e Movimentos Sociais Populares na América Latina; 209-227 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787235205120 |