APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474
Resumo: Se presenta el caso del Colectivo Ciudadano Pro Bosque Pedagógico del Agua y de la experiencia formativa y organizativa de sus integrantes, basada en fundamentos y principios de la pedagogía para la integralidad, la sustentabilidad integral, la comunalidad, el pensamiento complejo y las dinámicas caórdicas, y concretada mediante el modelo de bosque urbano nativo y la metodología de restauración forestal participativa mediante la construcción de tejido socioambiental. Destacando los principios fundantes de esta organización como su ser integral, colectivo, participativo, colaborativo, autónomo, intersectorial, continuo y multiplicable. Apresenta-se o caso do Coletivo Cidadão Pro Bosque Pedagógico da Água e da experiência formativa e organizacional de seus integrantes, baseado em fundamentos e princípios da pedagogia para a integralidade, a sustentabilidade integral, a comunalidade, o pensamento complexo e as dinâmicas caórdicas, e concretizada mediante o modelo de floresta urbana nativa e a metodologia de restauração participativa da floresta através da construção do tecido socioambiental. Destacando os princípios fundamentais desta organização como, seu ser integral, coletivo, participativo, colaborativo, autônomo, intersetorial, contínuo e multiplicável. The case of the Collective Citzen Pro Pedagogical Woodlands of Water is presented, as well as the formative and organizational experience of its members, based on fundaments and principles from pedagogy for integrality, integral sustainability, community, complex thinking and chaordic dynamics, and it is concretized by the model of urban native forest and the methodology of participative restoration of the forest through the construction of the socioenviornmental fabric. By way of highlighting the foundational principles of this organization, such as its integral, collective, collaborative, autonomous, intersectorial, continuous and multipliable being.
id FURG-9_af4a4e9101317f2e0ad7f8f695d5323d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9474
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATERRestauración forestal participativa.Se presenta el caso del Colectivo Ciudadano Pro Bosque Pedagógico del Agua y de la experiencia formativa y organizativa de sus integrantes, basada en fundamentos y principios de la pedagogía para la integralidad, la sustentabilidad integral, la comunalidad, el pensamiento complejo y las dinámicas caórdicas, y concretada mediante el modelo de bosque urbano nativo y la metodología de restauración forestal participativa mediante la construcción de tejido socioambiental. Destacando los principios fundantes de esta organización como su ser integral, colectivo, participativo, colaborativo, autónomo, intersectorial, continuo y multiplicable. Apresenta-se o caso do Coletivo Cidadão Pro Bosque Pedagógico da Água e da experiência formativa e organizacional de seus integrantes, baseado em fundamentos e princípios da pedagogia para a integralidade, a sustentabilidade integral, a comunalidade, o pensamento complexo e as dinâmicas caórdicas, e concretizada mediante o modelo de floresta urbana nativa e a metodologia de restauração participativa da floresta através da construção do tecido socioambiental. Destacando os princípios fundamentais desta organização como, seu ser integral, coletivo, participativo, colaborativo, autônomo, intersetorial, contínuo e multiplicável. The case of the Collective Citzen Pro Pedagogical Woodlands of Water is presented, as well as the formative and organizational experience of its members, based on fundaments and principles from pedagogy for integrality, integral sustainability, community, complex thinking and chaordic dynamics, and it is concretized by the model of urban native forest and the methodology of participative restoration of the forest through the construction of the socioenviornmental fabric. By way of highlighting the foundational principles of this organization, such as its integral, collective, collaborative, autonomous, intersectorial, continuous and multipliable being.Lepidus2019-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/947410.14295/remea.v0i0.9474REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial: Educação Ambiental e Movimentos Sociais Populares na América Latina; 209-2271517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474/6021Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete2019-10-10T13:39:16Zoai:periodicos.furg.br:article/9474Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-10-10T13:39:16Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER
title APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER
spellingShingle APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER
Hernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete
Restauración forestal participativa.
title_short APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER
title_full APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER
title_fullStr APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER
title_full_unstemmed APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER
title_sort APRENDER A RESTAURAR, APRENDER A ORGANIZARNOS EL CASO DEL COLECTIVO CIUDADANO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DEL AGUAAPRENDER A RESTAURAR, APRENDER A NOS ORGANIZAR O CASO DO COLETIVO CIDADÃO PRO BOSQUE PEDAGÓGICO DA ÁGUALEARNING HOW TO RESTORE, LEARNING HOW TO ORGANIZE BY OURSELVES THE CASE OF THE COLLECTIVE CITZEN FOR PEDAGOGICAL WOODLANDS OF WATER
author Hernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete
author_facet Hernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernández, Jorge Gastón Gutiérrez Rosete
dc.subject.por.fl_str_mv Restauración forestal participativa.
topic Restauración forestal participativa.
description Se presenta el caso del Colectivo Ciudadano Pro Bosque Pedagógico del Agua y de la experiencia formativa y organizativa de sus integrantes, basada en fundamentos y principios de la pedagogía para la integralidad, la sustentabilidad integral, la comunalidad, el pensamiento complejo y las dinámicas caórdicas, y concretada mediante el modelo de bosque urbano nativo y la metodología de restauración forestal participativa mediante la construcción de tejido socioambiental. Destacando los principios fundantes de esta organización como su ser integral, colectivo, participativo, colaborativo, autónomo, intersectorial, continuo y multiplicable. Apresenta-se o caso do Coletivo Cidadão Pro Bosque Pedagógico da Água e da experiência formativa e organizacional de seus integrantes, baseado em fundamentos e princípios da pedagogia para a integralidade, a sustentabilidade integral, a comunalidade, o pensamento complexo e as dinâmicas caórdicas, e concretizada mediante o modelo de floresta urbana nativa e a metodologia de restauração participativa da floresta através da construção do tecido socioambiental. Destacando os princípios fundamentais desta organização como, seu ser integral, coletivo, participativo, colaborativo, autônomo, intersetorial, contínuo e multiplicável. The case of the Collective Citzen Pro Pedagogical Woodlands of Water is presented, as well as the formative and organizational experience of its members, based on fundaments and principles from pedagogy for integrality, integral sustainability, community, complex thinking and chaordic dynamics, and it is concretized by the model of urban native forest and the methodology of participative restoration of the forest through the construction of the socioenviornmental fabric. By way of highlighting the foundational principles of this organization, such as its integral, collective, collaborative, autonomous, intersectorial, continuous and multipliable being.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474
10.14295/remea.v0i0.9474
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.9474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9474/6021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2019: Edição Especial: Educação Ambiental e Movimentos Sociais Populares na América Latina; 209-227
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787235205120