Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Augusto Barros
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Rosa Cristina Correa Luz de, Silva, Edson Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5343
Resumo: A Lagoa de Araruama localiza-se no estado do Rio de Janeiro e é um patrimônio histórico-cultural e natural das cidades que abarca sendo, também, um ecossistema de grande importância socioeconômica. A despeito disso, vem sofrendo preocupantes danos ambientais ao longo do tempo. Ações no sentido de reverter o terrível quadro no qual a Lagoa se encontra dependem do envolvimento da sociedade. No entanto, a mobilização da comunidade com relação aos problemas atuais da Lagoa depende da sua percepção da importância deste ecossistema para a vida cotidiana de todos. Assim, com objetivo de investigar o potencial de ação da comunidade com relação à recuperação da Lagoa, um questionário foi aplicado e atividades didáticas foram realizadas com alunos de uma escola pública em Cabo Frio.
id FURG-9_b0153cb99e0c0cebbba3377cb562becd
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5343
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, BrasilEnsino de BiologiaEducação PatrimonialEducação Ambiental CríticaA Lagoa de Araruama localiza-se no estado do Rio de Janeiro e é um patrimônio histórico-cultural e natural das cidades que abarca sendo, também, um ecossistema de grande importância socioeconômica. A despeito disso, vem sofrendo preocupantes danos ambientais ao longo do tempo. Ações no sentido de reverter o terrível quadro no qual a Lagoa se encontra dependem do envolvimento da sociedade. No entanto, a mobilização da comunidade com relação aos problemas atuais da Lagoa depende da sua percepção da importância deste ecossistema para a vida cotidiana de todos. Assim, com objetivo de investigar o potencial de ação da comunidade com relação à recuperação da Lagoa, um questionário foi aplicado e atividades didáticas foram realizadas com alunos de uma escola pública em Cabo Frio.Lepidus2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMétodo qualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/534310.14295/remea.v0i0.5343REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição especial: Educação Ambiental na experiência escolar; 185-2121517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5343/4352Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Augusto BarrosSouza, Rosa Cristina Correa Luz deSilva, Edson Pereira da2020-11-16T20:56:35Zoai:periodicos.furg.br:article/5343Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil
title Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil
spellingShingle Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil
Mendes, Augusto Barros
Ensino de Biologia
Educação Patrimonial
Educação Ambiental Crítica
title_short Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil
title_full Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil
title_fullStr Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil
title_full_unstemmed Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil
title_sort Percepção de alunos sobre a problemática ambiental da lagoa de Araruama, Cabo Frio, Rio De Janeiro, Brasil
author Mendes, Augusto Barros
author_facet Mendes, Augusto Barros
Souza, Rosa Cristina Correa Luz de
Silva, Edson Pereira da
author_role author
author2 Souza, Rosa Cristina Correa Luz de
Silva, Edson Pereira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Augusto Barros
Souza, Rosa Cristina Correa Luz de
Silva, Edson Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Educação Patrimonial
Educação Ambiental Crítica
topic Ensino de Biologia
Educação Patrimonial
Educação Ambiental Crítica
description A Lagoa de Araruama localiza-se no estado do Rio de Janeiro e é um patrimônio histórico-cultural e natural das cidades que abarca sendo, também, um ecossistema de grande importância socioeconômica. A despeito disso, vem sofrendo preocupantes danos ambientais ao longo do tempo. Ações no sentido de reverter o terrível quadro no qual a Lagoa se encontra dependem do envolvimento da sociedade. No entanto, a mobilização da comunidade com relação aos problemas atuais da Lagoa depende da sua percepção da importância deste ecossistema para a vida cotidiana de todos. Assim, com objetivo de investigar o potencial de ação da comunidade com relação à recuperação da Lagoa, um questionário foi aplicado e atividades didáticas foram realizadas com alunos de uma escola pública em Cabo Frio.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Método qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5343
10.14295/remea.v0i0.5343
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5343
identifier_str_mv 10.14295/remea.v0i0.5343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5343/4352
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2016: Edição especial: Educação Ambiental na experiência escolar; 185-212
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784971329536