O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478 |
Resumo: | O ensino de história, se transmitir um conhecimento histórico factual e acabado, baseado numa narrativa única e numa identidade nacional exclusiva, pode produzir inúmeros obstáculos à construção da compreensão e consciência históricas dos alunos. A investigação em Ensino de História, em Educação Histórica e em Educação Patrimonial, realizada nas últimas décadas com professores e estudantes, tem procurado promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos substantivos e conceitos disciplinares, o questionamento e discussão sobre diferentes fontes e o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico. Estes objetivos apoiaram estudos de investigação, de natureza qualitativa, sobre a utilização do património cultural em aulas de história, e como este auxilia ou restringe o desenvolvimento de uma consciência patrimonial e a compreensão das interpretações históricas. De entre as conclusões principais da investigação relatada, destacam-se as vantagens da exploração do meio local, a partir de problemas próximos interesses dos alunos, analisando diversas fontes, materiais e imateriais, questionando, levantando hipóteses e construindo interpretações baseadas em evidências. |
id |
UFGD-6_abe54cc4b4af78085e800ab23690108f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11478 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e práticaEducação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial.O ensino de história, se transmitir um conhecimento histórico factual e acabado, baseado numa narrativa única e numa identidade nacional exclusiva, pode produzir inúmeros obstáculos à construção da compreensão e consciência históricas dos alunos. A investigação em Ensino de História, em Educação Histórica e em Educação Patrimonial, realizada nas últimas décadas com professores e estudantes, tem procurado promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos substantivos e conceitos disciplinares, o questionamento e discussão sobre diferentes fontes e o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico. Estes objetivos apoiaram estudos de investigação, de natureza qualitativa, sobre a utilização do património cultural em aulas de história, e como este auxilia ou restringe o desenvolvimento de uma consciência patrimonial e a compreensão das interpretações históricas. De entre as conclusões principais da investigação relatada, destacam-se as vantagens da exploração do meio local, a partir de problemas próximos interesses dos alunos, analisando diversas fontes, materiais e imateriais, questionando, levantando hipóteses e construindo interpretações baseadas em evidências.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1147810.30612/frh.v21i38.11478Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 10 - 282175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/5613https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/6161https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/6162Copyright (c) 2019 Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maria Helena2020-10-10T21:18:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11478Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2020-10-10T21:18:32Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática |
title |
O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática |
spellingShingle |
O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática Pinto, Maria Helena Educação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial. |
title_short |
O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática |
title_full |
O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática |
title_fullStr |
O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática |
title_full_unstemmed |
O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática |
title_sort |
O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática |
author |
Pinto, Maria Helena |
author_facet |
Pinto, Maria Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial. |
topic |
Educação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial. |
description |
O ensino de história, se transmitir um conhecimento histórico factual e acabado, baseado numa narrativa única e numa identidade nacional exclusiva, pode produzir inúmeros obstáculos à construção da compreensão e consciência históricas dos alunos. A investigação em Ensino de História, em Educação Histórica e em Educação Patrimonial, realizada nas últimas décadas com professores e estudantes, tem procurado promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos substantivos e conceitos disciplinares, o questionamento e discussão sobre diferentes fontes e o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico. Estes objetivos apoiaram estudos de investigação, de natureza qualitativa, sobre a utilização do património cultural em aulas de história, e como este auxilia ou restringe o desenvolvimento de uma consciência patrimonial e a compreensão das interpretações históricas. De entre as conclusões principais da investigação relatada, destacam-se as vantagens da exploração do meio local, a partir de problemas próximos interesses dos alunos, analisando diversas fontes, materiais e imateriais, questionando, levantando hipóteses e construindo interpretações baseadas em evidências. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478 10.30612/frh.v21i38.11478 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478 |
identifier_str_mv |
10.30612/frh.v21i38.11478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/5613 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/6161 https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/6162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fronteiras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Fronteiras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 10 - 28 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668980875264 |