AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kitzmann, Dione
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3588
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o processo de ambientalização em sistemas formais e não-formais de ensino. Para isto, foram discutidos os conceitos de ambientalização e de educação ambiental formal e não formal, buscando caracterizar a integração da dimensão ambiental em diferentes níveis e espaços educativos. Foram consideradas as inter-relações entre a educação ambiental formal e não-formal, a partir do ponto de vista de que são elementos de um mesmo sistema, que interagem entre si e em diferentes fases da vida dos educandos. Foram analisadas as propostas de ambientalização curricular de um curso técnico profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; e os estudos desenvolvidos pela Rede internacional “Ambientalización Curricular de los Estúdios Superiores” – Rede ACES. Defendeuse a idéia de uma ampliação do conceito de educação ambiental formal, que deve incorporar o espaço da educação ambiental em sistemas educativos de formação técnica e profissional, responsáveis pela capacitação de adultos trabalhadores em espaços não escolarizados, mas que são estruturados, normatizados e regulados, tendo, portanto, um caráter formal. Foi proposto que estes espaços sejam identificados como de ensino formal extra-escolar. Conclui-se que a ambientalização deve estar baseada em critérios e princípios definidos de forma clara e abrangente, assim como ser realizada de forma sistêmica, considerando tanto a reforma curricular quanto a institucional, de modo a garantir a sua adequada implementação.
id FURG-9_b220f9cca22efdc86a5575c3235fb99c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3588
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICASAmbientalização curricularEducação Ambiental formal e não-formal.O objetivo deste trabalho foi avaliar o processo de ambientalização em sistemas formais e não-formais de ensino. Para isto, foram discutidos os conceitos de ambientalização e de educação ambiental formal e não formal, buscando caracterizar a integração da dimensão ambiental em diferentes níveis e espaços educativos. Foram consideradas as inter-relações entre a educação ambiental formal e não-formal, a partir do ponto de vista de que são elementos de um mesmo sistema, que interagem entre si e em diferentes fases da vida dos educandos. Foram analisadas as propostas de ambientalização curricular de um curso técnico profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; e os estudos desenvolvidos pela Rede internacional “Ambientalización Curricular de los Estúdios Superiores” – Rede ACES. Defendeuse a idéia de uma ampliação do conceito de educação ambiental formal, que deve incorporar o espaço da educação ambiental em sistemas educativos de formação técnica e profissional, responsáveis pela capacitação de adultos trabalhadores em espaços não escolarizados, mas que são estruturados, normatizados e regulados, tendo, portanto, um caráter formal. Foi proposto que estes espaços sejam identificados como de ensino formal extra-escolar. Conclui-se que a ambientalização deve estar baseada em critérios e princípios definidos de forma clara e abrangente, assim como ser realizada de forma sistêmica, considerando tanto a reforma curricular quanto a institucional, de modo a garantir a sua adequada implementação.Lepidus2013-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/358810.14295/remea.v18i0.3588REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 20071517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3588/2136Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKitzmann, Dione2020-08-14T20:00:35Zoai:periodicos.furg.br:article/3588Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
title AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
spellingShingle AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
Kitzmann, Dione
Ambientalização curricular
Educação Ambiental formal e não-formal.
title_short AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
title_full AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
title_fullStr AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
title_full_unstemmed AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
title_sort AMBIENTALIZAÇÃO DE ESPAÇOS EDUCATIVOS: APROXIMAÇÕES CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS
author Kitzmann, Dione
author_facet Kitzmann, Dione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kitzmann, Dione
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalização curricular
Educação Ambiental formal e não-formal.
topic Ambientalização curricular
Educação Ambiental formal e não-formal.
description O objetivo deste trabalho foi avaliar o processo de ambientalização em sistemas formais e não-formais de ensino. Para isto, foram discutidos os conceitos de ambientalização e de educação ambiental formal e não formal, buscando caracterizar a integração da dimensão ambiental em diferentes níveis e espaços educativos. Foram consideradas as inter-relações entre a educação ambiental formal e não-formal, a partir do ponto de vista de que são elementos de um mesmo sistema, que interagem entre si e em diferentes fases da vida dos educandos. Foram analisadas as propostas de ambientalização curricular de um curso técnico profissionalizante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC; e os estudos desenvolvidos pela Rede internacional “Ambientalización Curricular de los Estúdios Superiores” – Rede ACES. Defendeuse a idéia de uma ampliação do conceito de educação ambiental formal, que deve incorporar o espaço da educação ambiental em sistemas educativos de formação técnica e profissional, responsáveis pela capacitação de adultos trabalhadores em espaços não escolarizados, mas que são estruturados, normatizados e regulados, tendo, portanto, um caráter formal. Foi proposto que estes espaços sejam identificados como de ensino formal extra-escolar. Conclui-se que a ambientalização deve estar baseada em critérios e princípios definidos de forma clara e abrangente, assim como ser realizada de forma sistêmica, considerando tanto a reforma curricular quanto a institucional, de modo a garantir a sua adequada implementação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3588
10.14295/remea.v18i0.3588
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3588
identifier_str_mv 10.14295/remea.v18i0.3588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3588/2136
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 18 (2007): Volume 18 : janeiro a junho de 2007
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783530586112