AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7724 |
Resumo: | Instigadas pelos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (GEPESVida), professoras e mestrandas do Programa de Pós Graduação em Educação e Ambiente e Saúde da UNIPLAC se lançaram ao desafio de elaboração e execução de um Projeto de extensão que se desenvolveu junto aos educadoras do CEIM Vila Comboni/Lages. A extensão teve como objetivo ampliar a compreensão das educadoras da educação infantil sobre a relação homem e meio ambiente, a partir da discussão sobre os conceitos de Ambientalização Curricular e Educação para Inteireza. A estratégia metodológica adotada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a pesquisação, metodologia muito utilizada em pesquisa educacional ao promover condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola. Realizamos durante 2015 encontros mensais que se configuraram em debates, palestras, dinâmicas de grupo, apresentações teatrais, jogos, brincadeiras, filmagens, construção de estratégias metodológicas e teóricas sobre os temas em questão. Consideramos provisoriamente que os encontros promoveram Educação Ambiental e a Educação para a Inteireza contribuindo para com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional. |
id |
FURG-12_0dea9c90144fb0f685c8a90546da9af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/7724 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTILEducação Ambiental. Educação para inteireza. Ambientalização Curricular.Instigadas pelos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (GEPESVida), professoras e mestrandas do Programa de Pós Graduação em Educação e Ambiente e Saúde da UNIPLAC se lançaram ao desafio de elaboração e execução de um Projeto de extensão que se desenvolveu junto aos educadoras do CEIM Vila Comboni/Lages. A extensão teve como objetivo ampliar a compreensão das educadoras da educação infantil sobre a relação homem e meio ambiente, a partir da discussão sobre os conceitos de Ambientalização Curricular e Educação para Inteireza. A estratégia metodológica adotada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a pesquisação, metodologia muito utilizada em pesquisa educacional ao promover condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola. Realizamos durante 2015 encontros mensais que se configuraram em debates, palestras, dinâmicas de grupo, apresentações teatrais, jogos, brincadeiras, filmagens, construção de estratégias metodológicas e teóricas sobre os temas em questão. Consideramos provisoriamente que os encontros promoveram Educação Ambiental e a Educação para a Inteireza contribuindo para com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional.Lepidus2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7724Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 6-191809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7724/6026Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Izabel Cristina dede Arruda, Marina Patrício2019-10-30T21:22:47Zoai:periodicos.furg.br:article/7724Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2019-10-30T21:22:47Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Andrade, Izabel Cristina de Educação Ambiental. Educação para inteireza. Ambientalização Curricular. |
title_short |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Andrade, Izabel Cristina de |
author_facet |
Andrade, Izabel Cristina de de Arruda, Marina Patrício |
author_role |
author |
author2 |
de Arruda, Marina Patrício |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Izabel Cristina de de Arruda, Marina Patrício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Educação para inteireza. Ambientalização Curricular. |
topic |
Educação Ambiental. Educação para inteireza. Ambientalização Curricular. |
description |
Instigadas pelos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (GEPESVida), professoras e mestrandas do Programa de Pós Graduação em Educação e Ambiente e Saúde da UNIPLAC se lançaram ao desafio de elaboração e execução de um Projeto de extensão que se desenvolveu junto aos educadoras do CEIM Vila Comboni/Lages. A extensão teve como objetivo ampliar a compreensão das educadoras da educação infantil sobre a relação homem e meio ambiente, a partir da discussão sobre os conceitos de Ambientalização Curricular e Educação para Inteireza. A estratégia metodológica adotada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a pesquisação, metodologia muito utilizada em pesquisa educacional ao promover condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola. Realizamos durante 2015 encontros mensais que se configuraram em debates, palestras, dinâmicas de grupo, apresentações teatrais, jogos, brincadeiras, filmagens, construção de estratégias metodológicas e teóricas sobre os temas em questão. Consideramos provisoriamente que os encontros promoveram Educação Ambiental e a Educação para a Inteireza contribuindo para com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7724 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7724/6026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 20 n. 2 (2018); 6-19 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941348614144 |