Povoar outras terras, com imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11296 |
Resumo: | Pensar em fluxos e deslocamentos de um devir crianceiro. Quais são os novos territórios capazes de serem compostos em oficinas realizadas com migrantes e refugiados, adolescentes alunos de escolas públicas e crianças? Que imagens brotam como potências de tais encontros? Este artigo organiza-se em três diferentes extratos a partir dos quais as representações de crianças migrantes e refugiadas compõem planos de pensamento e experimentação entre palavras e imagens. Apostando em algumas disjunções entre imagem e representação, consideraremos que esses planos, tais quais o objeto mundo ou qualquer objeto que seja capturado e transformado em imagem, poderá se subjetivar. À diferença do visual, que remete a figura a si mesma, as imagens criam remissões a uma outra coisa, trabalhando significados que supõem a relação entre todo e partes, as expectativas de preenchimento e as relações entre visibilidade e os seus significados. Os resultados das oficinas oferecem perspectivas de distintos modos de as imagens habitarem e instaurarem mundos outros. |
id |
FURG-9_b893804bd50d78aa31953f479ae3dbcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/11296 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Povoar outras terras, com imagensmigraçãoimagensexperimentação.Pensar em fluxos e deslocamentos de um devir crianceiro. Quais são os novos territórios capazes de serem compostos em oficinas realizadas com migrantes e refugiados, adolescentes alunos de escolas públicas e crianças? Que imagens brotam como potências de tais encontros? Este artigo organiza-se em três diferentes extratos a partir dos quais as representações de crianças migrantes e refugiadas compõem planos de pensamento e experimentação entre palavras e imagens. Apostando em algumas disjunções entre imagem e representação, consideraremos que esses planos, tais quais o objeto mundo ou qualquer objeto que seja capturado e transformado em imagem, poderá se subjetivar. À diferença do visual, que remete a figura a si mesma, as imagens criam remissões a uma outra coisa, trabalhando significados que supõem a relação entre todo e partes, as expectativas de preenchimento e as relações entre visibilidade e os seus significados. Os resultados das oficinas oferecem perspectivas de distintos modos de as imagens habitarem e instaurarem mundos outros.Lepidus2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1129610.14295/remea.v0i0.11296REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 450-4681517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/11296/7512Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Antonio Carlos Rodrigues dede Melo, Alessandra AparecidaMelo, Sara2020-07-20T20:56:06Zoai:periodicos.furg.br:article/11296Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-07-20T20:56:06Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Povoar outras terras, com imagens |
title |
Povoar outras terras, com imagens |
spellingShingle |
Povoar outras terras, com imagens Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de migração imagens experimentação. |
title_short |
Povoar outras terras, com imagens |
title_full |
Povoar outras terras, com imagens |
title_fullStr |
Povoar outras terras, com imagens |
title_full_unstemmed |
Povoar outras terras, com imagens |
title_sort |
Povoar outras terras, com imagens |
author |
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de |
author_facet |
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de de Melo, Alessandra Aparecida Melo, Sara |
author_role |
author |
author2 |
de Melo, Alessandra Aparecida Melo, Sara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de de Melo, Alessandra Aparecida Melo, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
migração imagens experimentação. |
topic |
migração imagens experimentação. |
description |
Pensar em fluxos e deslocamentos de um devir crianceiro. Quais são os novos territórios capazes de serem compostos em oficinas realizadas com migrantes e refugiados, adolescentes alunos de escolas públicas e crianças? Que imagens brotam como potências de tais encontros? Este artigo organiza-se em três diferentes extratos a partir dos quais as representações de crianças migrantes e refugiadas compõem planos de pensamento e experimentação entre palavras e imagens. Apostando em algumas disjunções entre imagem e representação, consideraremos que esses planos, tais quais o objeto mundo ou qualquer objeto que seja capturado e transformado em imagem, poderá se subjetivar. À diferença do visual, que remete a figura a si mesma, as imagens criam remissões a uma outra coisa, trabalhando significados que supõem a relação entre todo e partes, as expectativas de preenchimento e as relações entre visibilidade e os seus significados. Os resultados das oficinas oferecem perspectivas de distintos modos de as imagens habitarem e instaurarem mundos outros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11296 10.14295/remea.v0i0.11296 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11296 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v0i0.11296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/11296/7512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 37 n. 2 (2020): Edição Especial IMAGENS: RESISTÊNCIAS E CRIAÇÕES COTIDIANAS; 450-468 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787393540096 |