TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mette, Gabriela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Jadna Cristina Dittrich, Tomio, Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376
Resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar e ampliar a percepção de estudantes sobre o meio ambiente a partir de um trabalho de educação ambiental em uma trilha interpretativa de um fragmento florestal de Mata Atlântica. Para isso, estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de Blumenau – SC foram envolvidos em atividades de EA em quatro etapas: 1)Levantamento da percepção do fragmento pelos estudantes a partir de desenho; 2)Palestra sobre Mata Atlântica baseada nos desenhos; 3)Visita guiada na trilha com roteiro de observação elaborado com base no PCN Meio Ambiente; 4)Novo levantamento da percepção dos estudantes por meio de desenhos. A partir da interpretação dos desenhos e roteiros de observação elaborados pelos estudantes constatamos que, embora a Mata Atlântica seja o cenário que envolve o município e arredores da escola, ela não é percebida por eles como algo importante, tratando o fragmento como “mato”. Os desenhos realizados na segunda etapa foram mais detalhados e os estudantes mostraram-se preocupados com a situação ambiental, propondo sugestões para preservação, evidenciando mudança na percepção em decorrência de novos conhecimentos ambientais. A pesquisa também contribuiu com a sugestão de um roteiro de observação para trilhas interpretativas.
id FURG-9_ba1d1288aff8aadf079578c8cc2aff9d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3376
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLAEducação Ambiental. Trilha InterpretativaPercepção AmbientalMata Atlântica.O presente estudo tem como objetivo avaliar e ampliar a percepção de estudantes sobre o meio ambiente a partir de um trabalho de educação ambiental em uma trilha interpretativa de um fragmento florestal de Mata Atlântica. Para isso, estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de Blumenau – SC foram envolvidos em atividades de EA em quatro etapas: 1)Levantamento da percepção do fragmento pelos estudantes a partir de desenho; 2)Palestra sobre Mata Atlântica baseada nos desenhos; 3)Visita guiada na trilha com roteiro de observação elaborado com base no PCN Meio Ambiente; 4)Novo levantamento da percepção dos estudantes por meio de desenhos. A partir da interpretação dos desenhos e roteiros de observação elaborados pelos estudantes constatamos que, embora a Mata Atlântica seja o cenário que envolve o município e arredores da escola, ela não é percebida por eles como algo importante, tratando o fragmento como “mato”. Os desenhos realizados na segunda etapa foram mais detalhados e os estudantes mostraram-se preocupados com a situação ambiental, propondo sugestões para preservação, evidenciando mudança na percepção em decorrência de novos conhecimentos ambientais. A pesquisa também contribuiu com a sugestão de um roteiro de observação para trilhas interpretativas.Lepidus2013-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/337610.14295/remea.v25i0.3376REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376/2023Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMette, GabrielaSilva, Jadna Cristina DittrichTomio, Daniela2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3376Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
spellingShingle TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Mette, Gabriela
Educação Ambiental. Trilha Interpretativa
Percepção Ambiental
Mata Atlântica.
title_short TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title_full TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title_fullStr TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title_full_unstemmed TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
title_sort TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
author Mette, Gabriela
author_facet Mette, Gabriela
Silva, Jadna Cristina Dittrich
Tomio, Daniela
author_role author
author2 Silva, Jadna Cristina Dittrich
Tomio, Daniela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mette, Gabriela
Silva, Jadna Cristina Dittrich
Tomio, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Trilha Interpretativa
Percepção Ambiental
Mata Atlântica.
topic Educação Ambiental. Trilha Interpretativa
Percepção Ambiental
Mata Atlântica.
description O presente estudo tem como objetivo avaliar e ampliar a percepção de estudantes sobre o meio ambiente a partir de um trabalho de educação ambiental em uma trilha interpretativa de um fragmento florestal de Mata Atlântica. Para isso, estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de Blumenau – SC foram envolvidos em atividades de EA em quatro etapas: 1)Levantamento da percepção do fragmento pelos estudantes a partir de desenho; 2)Palestra sobre Mata Atlântica baseada nos desenhos; 3)Visita guiada na trilha com roteiro de observação elaborado com base no PCN Meio Ambiente; 4)Novo levantamento da percepção dos estudantes por meio de desenhos. A partir da interpretação dos desenhos e roteiros de observação elaborados pelos estudantes constatamos que, embora a Mata Atlântica seja o cenário que envolve o município e arredores da escola, ela não é percebida por eles como algo importante, tratando o fragmento como “mato”. Os desenhos realizados na segunda etapa foram mais detalhados e os estudantes mostraram-se preocupados com a situação ambiental, propondo sugestões para preservação, evidenciando mudança na percepção em decorrência de novos conhecimentos ambientais. A pesquisa também contribuiu com a sugestão de um roteiro de observação para trilhas interpretativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376
10.14295/remea.v25i0.3376
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376
identifier_str_mv 10.14295/remea.v25i0.3376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376/2023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783018881024