TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo avaliar e ampliar a percepção de estudantes sobre o meio ambiente a partir de um trabalho de educação ambiental em uma trilha interpretativa de um fragmento florestal de Mata Atlântica. Para isso, estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de Blumenau – SC foram envolvidos em atividades de EA em quatro etapas: 1)Levantamento da percepção do fragmento pelos estudantes a partir de desenho; 2)Palestra sobre Mata Atlântica baseada nos desenhos; 3)Visita guiada na trilha com roteiro de observação elaborado com base no PCN Meio Ambiente; 4)Novo levantamento da percepção dos estudantes por meio de desenhos. A partir da interpretação dos desenhos e roteiros de observação elaborados pelos estudantes constatamos que, embora a Mata Atlântica seja o cenário que envolve o município e arredores da escola, ela não é percebida por eles como algo importante, tratando o fragmento como “mato”. Os desenhos realizados na segunda etapa foram mais detalhados e os estudantes mostraram-se preocupados com a situação ambiental, propondo sugestões para preservação, evidenciando mudança na percepção em decorrência de novos conhecimentos ambientais. A pesquisa também contribuiu com a sugestão de um roteiro de observação para trilhas interpretativas. |
id |
FURG-9_ba1d1288aff8aadf079578c8cc2aff9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3376 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLAEducação Ambiental. Trilha InterpretativaPercepção AmbientalMata Atlântica.O presente estudo tem como objetivo avaliar e ampliar a percepção de estudantes sobre o meio ambiente a partir de um trabalho de educação ambiental em uma trilha interpretativa de um fragmento florestal de Mata Atlântica. Para isso, estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de Blumenau – SC foram envolvidos em atividades de EA em quatro etapas: 1)Levantamento da percepção do fragmento pelos estudantes a partir de desenho; 2)Palestra sobre Mata Atlântica baseada nos desenhos; 3)Visita guiada na trilha com roteiro de observação elaborado com base no PCN Meio Ambiente; 4)Novo levantamento da percepção dos estudantes por meio de desenhos. A partir da interpretação dos desenhos e roteiros de observação elaborados pelos estudantes constatamos que, embora a Mata Atlântica seja o cenário que envolve o município e arredores da escola, ela não é percebida por eles como algo importante, tratando o fragmento como “mato”. Os desenhos realizados na segunda etapa foram mais detalhados e os estudantes mostraram-se preocupados com a situação ambiental, propondo sugestões para preservação, evidenciando mudança na percepção em decorrência de novos conhecimentos ambientais. A pesquisa também contribuiu com a sugestão de um roteiro de observação para trilhas interpretativas.Lepidus2013-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/337610.14295/remea.v25i0.3376REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376/2023Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMette, GabrielaSilva, Jadna Cristina DittrichTomio, Daniela2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3376Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA |
title |
TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA |
spellingShingle |
TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA Mette, Gabriela Educação Ambiental. Trilha Interpretativa Percepção Ambiental Mata Atlântica. |
title_short |
TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA |
title_full |
TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA |
title_fullStr |
TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA |
title_sort |
TRILHAS INTERPRETATIVAS NA MATA ATLÂNTICA:UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA |
author |
Mette, Gabriela |
author_facet |
Mette, Gabriela Silva, Jadna Cristina Dittrich Tomio, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jadna Cristina Dittrich Tomio, Daniela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mette, Gabriela Silva, Jadna Cristina Dittrich Tomio, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Trilha Interpretativa Percepção Ambiental Mata Atlântica. |
topic |
Educação Ambiental. Trilha Interpretativa Percepção Ambiental Mata Atlântica. |
description |
O presente estudo tem como objetivo avaliar e ampliar a percepção de estudantes sobre o meio ambiente a partir de um trabalho de educação ambiental em uma trilha interpretativa de um fragmento florestal de Mata Atlântica. Para isso, estudantes do 5º ano de uma escola pública do município de Blumenau – SC foram envolvidos em atividades de EA em quatro etapas: 1)Levantamento da percepção do fragmento pelos estudantes a partir de desenho; 2)Palestra sobre Mata Atlântica baseada nos desenhos; 3)Visita guiada na trilha com roteiro de observação elaborado com base no PCN Meio Ambiente; 4)Novo levantamento da percepção dos estudantes por meio de desenhos. A partir da interpretação dos desenhos e roteiros de observação elaborados pelos estudantes constatamos que, embora a Mata Atlântica seja o cenário que envolve o município e arredores da escola, ela não é percebida por eles como algo importante, tratando o fragmento como “mato”. Os desenhos realizados na segunda etapa foram mais detalhados e os estudantes mostraram-se preocupados com a situação ambiental, propondo sugestões para preservação, evidenciando mudança na percepção em decorrência de novos conhecimentos ambientais. A pesquisa também contribuiu com a sugestão de um roteiro de observação para trilhas interpretativas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376 10.14295/remea.v25i0.3376 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v25i0.3376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3376/2023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783018881024 |