Ambientalizar a universidade – uma ação possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krammel, Izaura Rodrigues da Fonseca
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Baldin, Nelma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7118
Resumo: Este artigo refere-se à ambientalização curricular e tem por objetivo analisar, por meio da revisão de literatura existente, como vem sendo aplicada a ambientalização nas universidades. Trata da contextualização da temática e aborda os principais estudos que vem sendo realizados sobre a ambientalização nas universidades, desde 2002, no Brasil e na América Latina, bem como a inclusão da Educação Ambiental nas Instituições de Ensino Superior. Essa inclusão se dá mediante a necessidade de se encontrar alternativas na busca por novos modelos de desenvolvimento que levem à sustentabilidade nos âmbitos econômico, cultural, social e ambiental. Discute-se a ambientalização nas universidades e nos currículos, e então apresenta-se algumas considerações com o entendimento de que não há um padrão rígido para a efetivação da ambientalização nas universidades, embora não prescinda de normas pré-estabelecidas. Além de considerar a importância e a necessidade da inclusão da Educação Ambiental de modo que, de fato, leve à sustentabilidade econômica, cultural, social e ambiental. This paper is about curricular environmentalization and its goal is to analyze, based on the current literature review, how the environmentalization has been applied at universities. Deals with the theme context and the main studies which have been conducted about environmentalization at universities, since 2002, at Brazil and Latin America, and about the introduction of the environment education at Universities and Colleges. Such introduction happens due to the need of finding alternatives in the search of new development models which lead to sustainability on the economic, cultural, social and environmental aspects. The environmentalization at universities curriculums is analyzed, and then some considerations in the direction that there is no mandatory standard for realizing the environmentalization at universities, although it cannot discard some predefined rules. More over considering the importance e the need of introducing the environment education so that, in fact, it leads to the economic, cultural, social and environment sustainability. Este artículo se refiere a la ambientalización curricular y tiene por el objetivo analizar al través de la revisión de la bibliografía existente, como es que se aplica la ambientalización en universidades. Trata de la contextualización de la temática y aborda los principales estudios que han sido hechos sobre la ambientalización de las universidades, desde el año 2002, en Brasil y en América Latina, así como la inclusión de la educación ambiental en instituciones de educación superior. Esta inclusión si les da por la necesidad de encontrar alternativas en la busca de nuevos modelos de desarrollo que conducen a la sostenibilidad económica, cultural, social y ambiental. Se analizan la ambientalización en universidades y en los planes de estudio, y por tanto presenta algunas consideraciones con la comprensión de que no existe una norma rígida para la ejecución de la ambientalización de las universidades, aunque no prescinden de las normas previamente establecidas. Además teniendo en cuenta la importancia y la necesidad de la inclusión de la educación ambiental para que, de hecho, conducir a sostenibilidad económica, cultural, social y ambiental.
id FURG-9_bcf49ac6da2e236ca7147721b94904cf
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7118
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Ambientalizar a universidade – uma ação possívelambientalizaçãoeducação ambientaluniversidadeEste artigo refere-se à ambientalização curricular e tem por objetivo analisar, por meio da revisão de literatura existente, como vem sendo aplicada a ambientalização nas universidades. Trata da contextualização da temática e aborda os principais estudos que vem sendo realizados sobre a ambientalização nas universidades, desde 2002, no Brasil e na América Latina, bem como a inclusão da Educação Ambiental nas Instituições de Ensino Superior. Essa inclusão se dá mediante a necessidade de se encontrar alternativas na busca por novos modelos de desenvolvimento que levem à sustentabilidade nos âmbitos econômico, cultural, social e ambiental. Discute-se a ambientalização nas universidades e nos currículos, e então apresenta-se algumas considerações com o entendimento de que não há um padrão rígido para a efetivação da ambientalização nas universidades, embora não prescinda de normas pré-estabelecidas. Além de considerar a importância e a necessidade da inclusão da Educação Ambiental de modo que, de fato, leve à sustentabilidade econômica, cultural, social e ambiental. This paper is about curricular environmentalization and its goal is to analyze, based on the current literature review, how the environmentalization has been applied at universities. Deals with the theme context and the main studies which have been conducted about environmentalization at universities, since 2002, at Brazil and Latin America, and about the introduction of the environment education at Universities and Colleges. Such introduction happens due to the need of finding alternatives in the search of new development models which lead to sustainability on the economic, cultural, social and environmental aspects. The environmentalization at universities curriculums is analyzed, and then some considerations in the direction that there is no mandatory standard for realizing the environmentalization at universities, although it cannot discard some predefined rules. More over considering the importance e the need of introducing the environment education so that, in fact, it leads to the economic, cultural, social and environment sustainability. Este artículo se refiere a la ambientalización curricular y tiene por el objetivo analizar al través de la revisión de la bibliografía existente, como es que se aplica la ambientalización en universidades. Trata de la contextualización de la temática y aborda los principales estudios que han sido hechos sobre la ambientalización de las universidades, desde el año 2002, en Brasil y en América Latina, así como la inclusión de la educación ambiental en instituciones de educación superior. Esta inclusión si les da por la necesidad de encontrar alternativas en la busca de nuevos modelos de desarrollo que conducen a la sostenibilidad económica, cultural, social y ambiental. Se analizan la ambientalización en universidades y en los planes de estudio, y por tanto presenta algunas consideraciones con la comprensión de que no existe una norma rígida para la ejecución de la ambientalización de las universidades, aunque no prescinden de las normas previamente establecidas. Además teniendo en cuenta la importancia y la necesidad de la inclusión de la educación ambiental para que, de hecho, conducir a sostenibilidad económica, cultural, social y ambiental.Lepidus2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/711810.14295/remea.v34i2.7118REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 275-2951517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7118/4707Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKrammel, Izaura Rodrigues da FonsecaBaldin, Nelma2018-03-20T22:45:18Zoai:periodicos.furg.br:article/7118Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T22:45:18Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientalizar a universidade – uma ação possível
title Ambientalizar a universidade – uma ação possível
spellingShingle Ambientalizar a universidade – uma ação possível
Krammel, Izaura Rodrigues da Fonseca
ambientalização
educação ambiental
universidade
title_short Ambientalizar a universidade – uma ação possível
title_full Ambientalizar a universidade – uma ação possível
title_fullStr Ambientalizar a universidade – uma ação possível
title_full_unstemmed Ambientalizar a universidade – uma ação possível
title_sort Ambientalizar a universidade – uma ação possível
author Krammel, Izaura Rodrigues da Fonseca
author_facet Krammel, Izaura Rodrigues da Fonseca
Baldin, Nelma
author_role author
author2 Baldin, Nelma
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Krammel, Izaura Rodrigues da Fonseca
Baldin, Nelma
dc.subject.por.fl_str_mv ambientalização
educação ambiental
universidade
topic ambientalização
educação ambiental
universidade
description Este artigo refere-se à ambientalização curricular e tem por objetivo analisar, por meio da revisão de literatura existente, como vem sendo aplicada a ambientalização nas universidades. Trata da contextualização da temática e aborda os principais estudos que vem sendo realizados sobre a ambientalização nas universidades, desde 2002, no Brasil e na América Latina, bem como a inclusão da Educação Ambiental nas Instituições de Ensino Superior. Essa inclusão se dá mediante a necessidade de se encontrar alternativas na busca por novos modelos de desenvolvimento que levem à sustentabilidade nos âmbitos econômico, cultural, social e ambiental. Discute-se a ambientalização nas universidades e nos currículos, e então apresenta-se algumas considerações com o entendimento de que não há um padrão rígido para a efetivação da ambientalização nas universidades, embora não prescinda de normas pré-estabelecidas. Além de considerar a importância e a necessidade da inclusão da Educação Ambiental de modo que, de fato, leve à sustentabilidade econômica, cultural, social e ambiental. This paper is about curricular environmentalization and its goal is to analyze, based on the current literature review, how the environmentalization has been applied at universities. Deals with the theme context and the main studies which have been conducted about environmentalization at universities, since 2002, at Brazil and Latin America, and about the introduction of the environment education at Universities and Colleges. Such introduction happens due to the need of finding alternatives in the search of new development models which lead to sustainability on the economic, cultural, social and environmental aspects. The environmentalization at universities curriculums is analyzed, and then some considerations in the direction that there is no mandatory standard for realizing the environmentalization at universities, although it cannot discard some predefined rules. More over considering the importance e the need of introducing the environment education so that, in fact, it leads to the economic, cultural, social and environment sustainability. Este artículo se refiere a la ambientalización curricular y tiene por el objetivo analizar al través de la revisión de la bibliografía existente, como es que se aplica la ambientalización en universidades. Trata de la contextualización de la temática y aborda los principales estudios que han sido hechos sobre la ambientalización de las universidades, desde el año 2002, en Brasil y en América Latina, así como la inclusión de la educación ambiental en instituciones de educación superior. Esta inclusión si les da por la necesidad de encontrar alternativas en la busca de nuevos modelos de desarrollo que conducen a la sostenibilidad económica, cultural, social y ambiental. Se analizan la ambientalización en universidades y en los planes de estudio, y por tanto presenta algunas consideraciones con la comprensión de que no existe una norma rígida para la ejecución de la ambientalización de las universidades, aunque no prescinden de las normas previamente establecidas. Además teniendo en cuenta la importancia y la necesidad de la inclusión de la educación ambiental para que, de hecho, conducir a sostenibilidad económica, cultural, social y ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7118
10.14295/remea.v34i2.7118
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7118
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i2.7118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7118/4707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 275-295
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785950699520