Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Amanda Nascimento
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Wachholz, Chalissa Beatriz, Carvalho, Isabel Cristina de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684
Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou 62 disciplinas de dezesseis cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A seleção das disciplinas ocorreu a partir de uma capacitação para representantes de cada faculdade, coordenada pelo Comitê de Gestão Ambiental em 2013, onde cada curso foi convidado a indicar disciplinas que considerava ambientalizadas. O critério proposto para disciplinas ambientalmente orientadas era a presença no plano de ensino de conteúdos relacionados aos problemas, conflitos e controvérsias socioambientais, buscando a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis. Esta análise levou em consideração os objetivos, a ementa e os conteúdos programáticos de cada disciplina selecionada. Das 62 disciplinas indicadas pelas faculdades como ambientalizadas, 24 não foram confirmadas nesta categoria, 22 foram consideradas fortemente ambientalizadas e 16 fracamente ambientalizadas.
id FURG-9_3bce363e9090b775cb5e01661eb0a290
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5684
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)Ambientalização CurricularSustentabilidade na UniversidadeEducação AmbientalEste artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou 62 disciplinas de dezesseis cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A seleção das disciplinas ocorreu a partir de uma capacitação para representantes de cada faculdade, coordenada pelo Comitê de Gestão Ambiental em 2013, onde cada curso foi convidado a indicar disciplinas que considerava ambientalizadas. O critério proposto para disciplinas ambientalmente orientadas era a presença no plano de ensino de conteúdos relacionados aos problemas, conflitos e controvérsias socioambientais, buscando a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis. Esta análise levou em consideração os objetivos, a ementa e os conteúdos programáticos de cada disciplina selecionada. Das 62 disciplinas indicadas pelas faculdades como ambientalizadas, 24 não foram confirmadas nesta categoria, 22 foram consideradas fortemente ambientalizadas e 16 fracamente ambientalizadas.Lepidus2016-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionquantitativo e qualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/568410.14295/remea.v33i2.5684REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 209-2261517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684/3895Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Amanda NascimentoWachholz, Chalissa BeatrizCarvalho, Isabel Cristina de Moura2020-11-16T20:57:07Zoai:periodicos.furg.br:article/5684Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:57:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
title Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
spellingShingle Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
da Silva, Amanda Nascimento
Ambientalização Curricular
Sustentabilidade na Universidade
Educação Ambiental
title_short Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
title_full Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
title_fullStr Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
title_full_unstemmed Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
title_sort Ambientalização curricular: uma análise a partir das disciplinas ambientalmente orientadas na PUCRSEnvironmentalization curriculum: an analysis from the environmentally oriented disciplines at the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS)
author da Silva, Amanda Nascimento
author_facet da Silva, Amanda Nascimento
Wachholz, Chalissa Beatriz
Carvalho, Isabel Cristina de Moura
author_role author
author2 Wachholz, Chalissa Beatriz
Carvalho, Isabel Cristina de Moura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Amanda Nascimento
Wachholz, Chalissa Beatriz
Carvalho, Isabel Cristina de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalização Curricular
Sustentabilidade na Universidade
Educação Ambiental
topic Ambientalização Curricular
Sustentabilidade na Universidade
Educação Ambiental
description Este artigo é o resultado de uma pesquisa que analisou 62 disciplinas de dezesseis cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A seleção das disciplinas ocorreu a partir de uma capacitação para representantes de cada faculdade, coordenada pelo Comitê de Gestão Ambiental em 2013, onde cada curso foi convidado a indicar disciplinas que considerava ambientalizadas. O critério proposto para disciplinas ambientalmente orientadas era a presença no plano de ensino de conteúdos relacionados aos problemas, conflitos e controvérsias socioambientais, buscando a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis. Esta análise levou em consideração os objetivos, a ementa e os conteúdos programáticos de cada disciplina selecionada. Das 62 disciplinas indicadas pelas faculdades como ambientalizadas, 24 não foram confirmadas nesta categoria, 22 foram consideradas fortemente ambientalizadas e 16 fracamente ambientalizadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
quantitativo e qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684
10.14295/remea.v33i2.5684
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i2.5684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5684/3895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 2 (2016); 209-226
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785430605824