Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Paula Fabiana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aita Isaia Kindel, Eunice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790
Resumo: Os filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. As crianças fazem distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças e por tratarem de temáticas complexas merecem ser debatidos em sala de aula.
id FURG-9_be8105e7bdf243902dbc17eb13402d49
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3790
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animalsfilmes infantisposse de animaisantropocentrismoOs filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. As crianças fazem distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças e por tratarem de temáticas complexas merecem ser debatidos em sala de aula.Lepidus2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/379010.14295/remea.v30i2.3790REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 27 - 481517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790/2454Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Paula FabianaAita Isaia Kindel, Eunice2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3790Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
title Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
spellingShingle Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
Pinheiro, Paula Fabiana
filmes infantis
posse de animais
antropocentrismo
title_short Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
title_full Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
title_fullStr Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
title_full_unstemmed Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
title_sort Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
author Pinheiro, Paula Fabiana
author_facet Pinheiro, Paula Fabiana
Aita Isaia Kindel, Eunice
author_role author
author2 Aita Isaia Kindel, Eunice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Paula Fabiana
Aita Isaia Kindel, Eunice
dc.subject.por.fl_str_mv filmes infantis
posse de animais
antropocentrismo
topic filmes infantis
posse de animais
antropocentrismo
description Os filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. As crianças fazem distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças e por tratarem de temáticas complexas merecem ser debatidos em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790
10.14295/remea.v30i2.3790
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790
identifier_str_mv 10.14295/remea.v30i2.3790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790/2454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 27 - 48
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783548411904