Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790 |
Resumo: | Os filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. As crianças fazem distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças e por tratarem de temáticas complexas merecem ser debatidos em sala de aula. |
id |
FURG-9_be8105e7bdf243902dbc17eb13402d49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3790 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animalsfilmes infantisposse de animaisantropocentrismoOs filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. As crianças fazem distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças e por tratarem de temáticas complexas merecem ser debatidos em sala de aula.Lepidus2013-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/379010.14295/remea.v30i2.3790REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 27 - 481517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790/2454Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Paula FabianaAita Isaia Kindel, Eunice2020-08-14T19:57:33Zoai:periodicos.furg.br:article/3790Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:57:33Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals |
title |
Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals |
spellingShingle |
Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals Pinheiro, Paula Fabiana filmes infantis posse de animais antropocentrismo |
title_short |
Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals |
title_full |
Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals |
title_fullStr |
Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals |
title_full_unstemmed |
Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals |
title_sort |
Debates sobre filmes infantis em sala de aula: uma ferramenta contra a posse de animais silvestres Debates about children's movies in the classroom: a tool against the possession of wild animals |
author |
Pinheiro, Paula Fabiana |
author_facet |
Pinheiro, Paula Fabiana Aita Isaia Kindel, Eunice |
author_role |
author |
author2 |
Aita Isaia Kindel, Eunice |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Paula Fabiana Aita Isaia Kindel, Eunice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
filmes infantis posse de animais antropocentrismo |
topic |
filmes infantis posse de animais antropocentrismo |
description |
Os filmes infantis podem ser considerados importantes recursos didáticos. Alguns apresentam uma visão antropocêntrica, que se revela também através da posse de animais. Os filmes "Procurando Nemo" e "Rio" foram escolhidos para as análises que tiveram como objetivos: verificar as percepções das crianças acerca dos filmes infantis voltados a posse de animais e avaliar a necessidade de incorporá-los em debates em sala de aula. Foram elaborados questionários sobre o tema, aplicados com três turmas de 5º ano, abrangendo escola pública e privada. As 61 crianças que responderam os questionários possuem distintas motivações para desejarem os animais. As crianças fazem distinções entre o protagonista do filme "Rio", Blu, e as aves, porém não entre Nemo e os peixes. Os alunos se identificam com alguns personagens humanos dependendo de suas condutas em relação aos animais. Os filmes abordados neste trabalho provocam diferentes sentimentos nas crianças e por tratarem de temáticas complexas merecem ser debatidos em sala de aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790 10.14295/remea.v30i2.3790 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v30i2.3790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3790/2454 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 30 n. 2 (2013); 27 - 48 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783548411904 |