PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregorini, Talita
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Missirian, Giani Lopes Bergano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834
Resumo: A Educação Ambiental na escola deve propiciar aos alunos a construção de uma consciência global e as ferramentas necessárias para assumirem posições referentes à proteção do meio. Eles devem conferir significado sobre a questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afetam sua vida e sua comunidade escolar. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo verificar como os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olívia Paula, situada no distrito de Piraporã, MS, compreendem o significado de Meio Ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais e sua responsabilidade com a conservação do meio em que vive. A pesquisa foi realizada em agosto de 2008 e para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Pôde-se perceber que os alunos possuem um conceito de meio ambiente como sinônimo de natureza, onde o ser humano não faz parte deste meio, sendo visto como causador e, ao mesmo tempo, solucionador dos problemas ambientais. Nesse contexto, para que os alunos possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes uma visão contextualizada, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturais
id FURG-9_c0ded8985e57817fc9fb5734561050c6
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/2834
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MSEducação Ambiental. Meio Ambiente. Representações.A Educação Ambiental na escola deve propiciar aos alunos a construção de uma consciência global e as ferramentas necessárias para assumirem posições referentes à proteção do meio. Eles devem conferir significado sobre a questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afetam sua vida e sua comunidade escolar. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo verificar como os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olívia Paula, situada no distrito de Piraporã, MS, compreendem o significado de Meio Ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais e sua responsabilidade com a conservação do meio em que vive. A pesquisa foi realizada em agosto de 2008 e para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Pôde-se perceber que os alunos possuem um conceito de meio ambiente como sinônimo de natureza, onde o ser humano não faz parte deste meio, sendo visto como causador e, ao mesmo tempo, solucionador dos problemas ambientais. Nesse contexto, para que os alunos possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes uma visão contextualizada, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturaisLepidus2012-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/283410.14295/remea.v22i0.2834REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834/1610Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGregorini, TalitaMissirian, Giani Lopes Bergano2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2834Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
title PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
spellingShingle PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
Gregorini, Talita
Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações.
title_short PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
title_full PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
title_fullStr PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
title_sort PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
author Gregorini, Talita
author_facet Gregorini, Talita
Missirian, Giani Lopes Bergano
author_role author
author2 Missirian, Giani Lopes Bergano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregorini, Talita
Missirian, Giani Lopes Bergano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações.
topic Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações.
description A Educação Ambiental na escola deve propiciar aos alunos a construção de uma consciência global e as ferramentas necessárias para assumirem posições referentes à proteção do meio. Eles devem conferir significado sobre a questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afetam sua vida e sua comunidade escolar. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo verificar como os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olívia Paula, situada no distrito de Piraporã, MS, compreendem o significado de Meio Ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais e sua responsabilidade com a conservação do meio em que vive. A pesquisa foi realizada em agosto de 2008 e para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Pôde-se perceber que os alunos possuem um conceito de meio ambiente como sinônimo de natureza, onde o ser humano não faz parte deste meio, sendo visto como causador e, ao mesmo tempo, solucionador dos problemas ambientais. Nesse contexto, para que os alunos possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes uma visão contextualizada, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834
10.14295/remea.v22i0.2834
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834
identifier_str_mv 10.14295/remea.v22i0.2834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834/1610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041781875933184