PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834 |
Resumo: | A Educação Ambiental na escola deve propiciar aos alunos a construção de uma consciência global e as ferramentas necessárias para assumirem posições referentes à proteção do meio. Eles devem conferir significado sobre a questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afetam sua vida e sua comunidade escolar. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo verificar como os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olívia Paula, situada no distrito de Piraporã, MS, compreendem o significado de Meio Ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais e sua responsabilidade com a conservação do meio em que vive. A pesquisa foi realizada em agosto de 2008 e para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Pôde-se perceber que os alunos possuem um conceito de meio ambiente como sinônimo de natureza, onde o ser humano não faz parte deste meio, sendo visto como causador e, ao mesmo tempo, solucionador dos problemas ambientais. Nesse contexto, para que os alunos possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes uma visão contextualizada, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturais |
id |
FURG-9_c0ded8985e57817fc9fb5734561050c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/2834 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MSEducação Ambiental. Meio Ambiente. Representações.A Educação Ambiental na escola deve propiciar aos alunos a construção de uma consciência global e as ferramentas necessárias para assumirem posições referentes à proteção do meio. Eles devem conferir significado sobre a questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afetam sua vida e sua comunidade escolar. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo verificar como os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olívia Paula, situada no distrito de Piraporã, MS, compreendem o significado de Meio Ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais e sua responsabilidade com a conservação do meio em que vive. A pesquisa foi realizada em agosto de 2008 e para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Pôde-se perceber que os alunos possuem um conceito de meio ambiente como sinônimo de natureza, onde o ser humano não faz parte deste meio, sendo visto como causador e, ao mesmo tempo, solucionador dos problemas ambientais. Nesse contexto, para que os alunos possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes uma visão contextualizada, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturaisLepidus2012-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/283410.14295/remea.v22i0.2834REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 20091517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834/1610Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGregorini, TalitaMissirian, Giani Lopes Bergano2020-08-14T19:59:38Zoai:periodicos.furg.br:article/2834Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:38Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS |
title |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS Gregorini, Talita Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações. |
title_short |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS |
title_full |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS |
title_sort |
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO DISTRITO DE PIRAPORÃ – MS |
author |
Gregorini, Talita |
author_facet |
Gregorini, Talita Missirian, Giani Lopes Bergano |
author_role |
author |
author2 |
Missirian, Giani Lopes Bergano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gregorini, Talita Missirian, Giani Lopes Bergano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações. |
topic |
Educação Ambiental. Meio Ambiente. Representações. |
description |
A Educação Ambiental na escola deve propiciar aos alunos a construção de uma consciência global e as ferramentas necessárias para assumirem posições referentes à proteção do meio. Eles devem conferir significado sobre a questão ambiental a partir da compreensão dos problemas que afetam sua vida e sua comunidade escolar. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo verificar como os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olívia Paula, situada no distrito de Piraporã, MS, compreendem o significado de Meio Ambiente e reconhecem os problemas ambientais locais e sua responsabilidade com a conservação do meio em que vive. A pesquisa foi realizada em agosto de 2008 e para a coleta de dados foi aplicado um questionário. Pôde-se perceber que os alunos possuem um conceito de meio ambiente como sinônimo de natureza, onde o ser humano não faz parte deste meio, sendo visto como causador e, ao mesmo tempo, solucionador dos problemas ambientais. Nesse contexto, para que os alunos possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes uma visão contextualizada, o que inclui, além do ambiente físico, as suas condições sociais e culturais |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834 10.14295/remea.v22i0.2834 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v22i0.2834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2834/1610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 22 (2009): Volume 22 : janeiro a julho de 2009 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041781875933184 |