O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052 |
Resumo: | Frente aos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade este estudo se propôs compreender práticas de organização social pré-patriarcais, decorrentes de um princípio feminino genetriz, a fim de integrar seus contributos às discussões da EA. Documentos ambientalistas e teológicos foram examinados, assim como a pré-história e sua iconografia sagrada feminina a partir dos dados apresentados por Leroi-Gourhan (1968), Gimbutas (1997), Eisler (1998)e Mellart (2000). Agamben (2009), Boff (1999, 2003, 2013), Sauvé (2016), Pereira (2016), Dittrich (2001), Duarte Jr. (2010), dentre outros, subsidiaram as reflexões. Os antigos organizavam-se a partir da concepção de uma força criadora imanente à Terra, que os dotava da habilidade de saber habitar. Apropriar-se de esse saber pode considerar-se uma contribuição fundamental na inversão axiológica apontada por Pereira (2016) como o grande desafio da EA. |
id |
FURG-9_c5834c29d6baf85b4255f232257fa8f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6052 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporaryEducação Ambiental. Culturas Pré-patriarcais. Saberes sensíveis.Frente aos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade este estudo se propôs compreender práticas de organização social pré-patriarcais, decorrentes de um princípio feminino genetriz, a fim de integrar seus contributos às discussões da EA. Documentos ambientalistas e teológicos foram examinados, assim como a pré-história e sua iconografia sagrada feminina a partir dos dados apresentados por Leroi-Gourhan (1968), Gimbutas (1997), Eisler (1998)e Mellart (2000). Agamben (2009), Boff (1999, 2003, 2013), Sauvé (2016), Pereira (2016), Dittrich (2001), Duarte Jr. (2010), dentre outros, subsidiaram as reflexões. Os antigos organizavam-se a partir da concepção de uma força criadora imanente à Terra, que os dotava da habilidade de saber habitar. Apropriar-se de esse saber pode considerar-se uma contribuição fundamental na inversão axiológica apontada por Pereira (2016) como o grande desafio da EA.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/605210.14295/remea.v33i3.6052REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 320-3391517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052/4173Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessIngrasiotano, Patricia MaríaLuna, José Marcelo Freitas de2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/6052Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary |
title |
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary |
spellingShingle |
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary Ingrasiotano, Patricia María Educação Ambiental. Culturas Pré-patriarcais. Saberes sensíveis. |
title_short |
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary |
title_full |
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary |
title_fullStr |
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary |
title_full_unstemmed |
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary |
title_sort |
O papel da Educação Ambiental diante dos modos de vida insustentáveis da contemporaneidadeThe role of environmental education in the face of unsustainable lifestyles of contemporary |
author |
Ingrasiotano, Patricia María |
author_facet |
Ingrasiotano, Patricia María Luna, José Marcelo Freitas de |
author_role |
author |
author2 |
Luna, José Marcelo Freitas de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ingrasiotano, Patricia María Luna, José Marcelo Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental. Culturas Pré-patriarcais. Saberes sensíveis. |
topic |
Educação Ambiental. Culturas Pré-patriarcais. Saberes sensíveis. |
description |
Frente aos modos de vida insustentáveis da contemporaneidade este estudo se propôs compreender práticas de organização social pré-patriarcais, decorrentes de um princípio feminino genetriz, a fim de integrar seus contributos às discussões da EA. Documentos ambientalistas e teológicos foram examinados, assim como a pré-história e sua iconografia sagrada feminina a partir dos dados apresentados por Leroi-Gourhan (1968), Gimbutas (1997), Eisler (1998)e Mellart (2000). Agamben (2009), Boff (1999, 2003, 2013), Sauvé (2016), Pereira (2016), Dittrich (2001), Duarte Jr. (2010), dentre outros, subsidiaram as reflexões. Os antigos organizavam-se a partir da concepção de uma força criadora imanente à Terra, que os dotava da habilidade de saber habitar. Apropriar-se de esse saber pode considerar-se uma contribuição fundamental na inversão axiológica apontada por Pereira (2016) como o grande desafio da EA. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052 10.14295/remea.v33i3.6052 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i3.6052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/6052/4173 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 320-339 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785480937472 |