Nem todo trajeto é reto: limites e possibilidades para a sensibilização dos estudantes de design de moda por meio do ensino de modelagem
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino em Artes, Moda e Design |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17047 |
Resumo: | Este trabalho apresenta como escopo o ensino de modelagem sob a luz da pedagogia dos saberes sensíveis. Ao partir do reconhecimento de que as metodologias de ensino atuais são reflexo da lógica cartesiana de construção do conhecimento, objetiva-se explorar os limites e possibilidades vislumbrados no ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário, em relação à sua capacidade de sensibilizar os estudantes desta área para as tantas conexões que derivam do diálogo entre uma peça vestível e o corpo humano. Mais especificamente, parte de relatos de experiência e inquietações das pesquisadoras como estudantes e docentes desta disciplina, bem como de revisão bibliográfica desta temática, para traçar o panorama do ensino de modelagem vivenciado, suas relações com o processo de ensino-aprendizagem e com a construção do conhecimento pelos profissionais de cursos superiores de Design de Moda. O estudo aponta a presença marcante do caráter instrucional nas práticas didático-pedagógicas da modelagem tradicional, reforçada pelas metodologias e materiais didáticos que se concentram no estabelecimento de ordens de execução e modelos pré-determinados. Por fim, esboçam-se alguns caminhos menos retilíneos para o ensino e aprendizagem desta matéria que pode ser encarada, no contexto educacional, não apenas como uma etapa do processo produtivo, mas também a partir da potencialidade em se constituir território de experimentação estética. |
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Nem todo trajeto é reto: limites e possibilidades para a sensibilização dos estudantes de design de moda por meio do ensino de modelagemmodelagem do vestuário ensino e aprendizagem saberes sensíveis pattem making teaching and learning sensible knowledge pedagogyEste trabalho apresenta como escopo o ensino de modelagem sob a luz da pedagogia dos saberes sensíveis. Ao partir do reconhecimento de que as metodologias de ensino atuais são reflexo da lógica cartesiana de construção do conhecimento, objetiva-se explorar os limites e possibilidades vislumbrados no ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário, em relação à sua capacidade de sensibilizar os estudantes desta área para as tantas conexões que derivam do diálogo entre uma peça vestível e o corpo humano. Mais especificamente, parte de relatos de experiência e inquietações das pesquisadoras como estudantes e docentes desta disciplina, bem como de revisão bibliográfica desta temática, para traçar o panorama do ensino de modelagem vivenciado, suas relações com o processo de ensino-aprendizagem e com a construção do conhecimento pelos profissionais de cursos superiores de Design de Moda. O estudo aponta a presença marcante do caráter instrucional nas práticas didático-pedagógicas da modelagem tradicional, reforçada pelas metodologias e materiais didáticos que se concentram no estabelecimento de ordens de execução e modelos pré-determinados. Por fim, esboçam-se alguns caminhos menos retilíneos para o ensino e aprendizagem desta matéria que pode ser encarada, no contexto educacional, não apenas como uma etapa do processo produtivo, mas também a partir da potencialidade em se constituir território de experimentação estética.Universidade do Estado de Santa Catarina2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/1704710.5965/25944630422020011Revista de Ensino em Artes, Moda e Design; v. 4 n. 2 (2020): Dossiê 6 A Modelagem integrada ao projeto de ensino; 11 - 292594-463010.5965/25944630422020001reponame:Revista de Ensino em Artes, Moda e Designinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17047/11491Copyright (c) 2020 Bárbara Pavei Souza, Adriana Cardoso Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessPavei Souza, BárbaraCardoso Pereira, Adriana2020-06-12T20:37:36Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/17047Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/Ensinarmode/oaireamd.ceart@udesc.br || portal.periodicos@udesc.br2594-46302594-4630opendoar:2020-06-12T20:37:36Revista de Ensino em Artes, Moda e Design - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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