Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dickmann, Ivo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cecchetti, Elcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
DOI: 10.14295/remea.v36i1.8955
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8955
Resumo: Este ensaio emerge em meio a comemoração dos cinquenta anos da primeira edição da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, e busca levantar contribuições do autor para pensar e transformar o contexto atual de retrocessos no campo dos direitos fundamentais e das políticas sociais, decorrente da ascensão de um governo neoliberal e neoconservador. Inicialmente, buscamos compreender o contexto concreto que Paulo Freire escreveu a Pedagogia do Oprimido, suas influências e relações sociais no Brasil e no Chile, tensionando presente e passado. Na segunda parte, situamos o campo da Educação Ambiental em tempos de retrocesso, evidenciando a necessidade de construção de um discurso contra hegemônico e de resistência. Por fim, apontamos contribuições freirianas para a atualidade político-pedagógica em diálogo com a Educação Ambiental crítica. Sugerimos uma Pedagogia da Coletividade para iluminar alternativas de enfrentamento e superação dos desafios que se apresentam no tempo presente. Este ensayo emerge en medio a la conmemoración de los cincuenta años de la primera edición de la Pedagogía del Oprimido de Paulo Freire, y busca levantar contribuciones del autor para pensar y transformar el contexto actual de los retrocesos en el campo de los derechos fundamentales y de las políticas públicas, decurrente de la ascensión de un gobernó neoliberal y neoconservador. Inicialmente, buscamos comprender el contexto concreto que Paulo Freire escribió la Pedagogía del Oprimido, sus influencias y relaciones sociales en Brasil y en Chile, tensionando el presente y el pasado. En la segunda parte, ubicamos el campo de la Educación Ambiental en tiempos de retroceso, evidenciando la necesidad de construcción de un discurso contrahegemónico y de resistencia. Al final, apuntamos contribuciones freirianas para la actualidad político-pedagógica en diálogo con la Educación Ambiental crítica. Sugerimos una Pedagogía de la Colectividad para iluminar alternativas de enfrentamiento y superación de los retos que se presentan en el tiempo presente. This paper comes up in the commemoration of fifty years of the first edition of Paulo Freire’s Pedagogy of the Oppressed, and seeks to raise the author’s contributions to think and transform the current context of setbacks in the field of fundamental rights and social policies, arising from the rise of a neoliberal and neoconservative government. Initially, we sought to understand the concrete context Paulo Freire wrote the book Pedagogy of the Oppressed, its influences and social relations in Brazil and Chile, tensing present and past. In the second part, we locate the field of Environmental Education in times of retrocession, evidencing the need to construct a discourse of resistance. Finally, we point out Freire’s contributions to the present political-pedagogical in dialogue with critical Environmental Education. We suggest a Pedagogy of Collectivity to illuminate alternatives of coping and overcoming the challenges that present themselves in the present time.
id FURG-9_c652d5cdefd781114bfb7a8a8e6df68a
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8955
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
spelling Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilianPaulo Freire. Educação. Política. Pedagogia da Coletividade.Este ensaio emerge em meio a comemoração dos cinquenta anos da primeira edição da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, e busca levantar contribuições do autor para pensar e transformar o contexto atual de retrocessos no campo dos direitos fundamentais e das políticas sociais, decorrente da ascensão de um governo neoliberal e neoconservador. Inicialmente, buscamos compreender o contexto concreto que Paulo Freire escreveu a Pedagogia do Oprimido, suas influências e relações sociais no Brasil e no Chile, tensionando presente e passado. Na segunda parte, situamos o campo da Educação Ambiental em tempos de retrocesso, evidenciando a necessidade de construção de um discurso contra hegemônico e de resistência. Por fim, apontamos contribuições freirianas para a atualidade político-pedagógica em diálogo com a Educação Ambiental crítica. Sugerimos uma Pedagogia da Coletividade para iluminar alternativas de enfrentamento e superação dos desafios que se apresentam no tempo presente. Este ensayo emerge en medio a la conmemoración de los cincuenta años de la primera edición de la Pedagogía del Oprimido de Paulo Freire, y busca levantar contribuciones del autor para pensar y transformar el contexto actual de los retrocesos en el campo de los derechos fundamentales y de las políticas públicas, decurrente de la ascensión de un gobernó neoliberal y neoconservador. Inicialmente, buscamos comprender el contexto concreto que Paulo Freire escribió la Pedagogía del Oprimido, sus influencias y relaciones sociales en Brasil y en Chile, tensionando el presente y el pasado. En la segunda parte, ubicamos el campo de la Educación Ambiental en tiempos de retroceso, evidenciando la necesidad de construcción de un discurso contrahegemónico y de resistencia. Al final, apuntamos contribuciones freirianas para la actualidad político-pedagógica en diálogo con la Educación Ambiental crítica. Sugerimos una Pedagogía de la Colectividad para iluminar alternativas de enfrentamiento y superación de los retos que se presentan en el tiempo presente. This paper comes up in the commemoration of fifty years of the first edition of Paulo Freire’s Pedagogy of the Oppressed, and seeks to raise the author’s contributions to think and transform the current context of setbacks in the field of fundamental rights and social policies, arising from the rise of a neoliberal and neoconservative government. Initially, we sought to understand the concrete context Paulo Freire wrote the book Pedagogy of the Oppressed, its influences and social relations in Brazil and Chile, tensing present and past. In the second part, we locate the field of Environmental Education in times of retrocession, evidencing the need to construct a discourse of resistance. Finally, we point out Freire’s contributions to the present political-pedagogical in dialogue with critical Environmental Education. We suggest a Pedagogy of Collectivity to illuminate alternatives of coping and overcoming the challenges that present themselves in the present time.Lepidus2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/895510.14295/remea.v36i1.8955REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 96-1081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8955/5812Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDickmann, IvoCecchetti, Elcio2019-05-01T22:39:37Zoai:periodicos.furg.br:article/8955Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-05-01T22:39:37Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
title Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
spellingShingle Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
Dickmann, Ivo
Paulo Freire. Educação. Política. Pedagogia da Coletividade.
Dickmann, Ivo
Paulo Freire. Educação. Política. Pedagogia da Coletividade.
title_short Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
title_full Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
title_fullStr Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
title_full_unstemmed Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
title_sort Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileiraPedagogía de la colectividad: ensayo freiriano sobre educación y política en la actualidad brasileñaPedagogy of collectivity: freirian essay on education and politics in present brazilian
author Dickmann, Ivo
author_facet Dickmann, Ivo
Dickmann, Ivo
Cecchetti, Elcio
Cecchetti, Elcio
author_role author
author2 Cecchetti, Elcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dickmann, Ivo
Cecchetti, Elcio
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire. Educação. Política. Pedagogia da Coletividade.
topic Paulo Freire. Educação. Política. Pedagogia da Coletividade.
description Este ensaio emerge em meio a comemoração dos cinquenta anos da primeira edição da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, e busca levantar contribuições do autor para pensar e transformar o contexto atual de retrocessos no campo dos direitos fundamentais e das políticas sociais, decorrente da ascensão de um governo neoliberal e neoconservador. Inicialmente, buscamos compreender o contexto concreto que Paulo Freire escreveu a Pedagogia do Oprimido, suas influências e relações sociais no Brasil e no Chile, tensionando presente e passado. Na segunda parte, situamos o campo da Educação Ambiental em tempos de retrocesso, evidenciando a necessidade de construção de um discurso contra hegemônico e de resistência. Por fim, apontamos contribuições freirianas para a atualidade político-pedagógica em diálogo com a Educação Ambiental crítica. Sugerimos uma Pedagogia da Coletividade para iluminar alternativas de enfrentamento e superação dos desafios que se apresentam no tempo presente. Este ensayo emerge en medio a la conmemoración de los cincuenta años de la primera edición de la Pedagogía del Oprimido de Paulo Freire, y busca levantar contribuciones del autor para pensar y transformar el contexto actual de los retrocesos en el campo de los derechos fundamentales y de las políticas públicas, decurrente de la ascensión de un gobernó neoliberal y neoconservador. Inicialmente, buscamos comprender el contexto concreto que Paulo Freire escribió la Pedagogía del Oprimido, sus influencias y relaciones sociales en Brasil y en Chile, tensionando el presente y el pasado. En la segunda parte, ubicamos el campo de la Educación Ambiental en tiempos de retroceso, evidenciando la necesidad de construcción de un discurso contrahegemónico y de resistencia. Al final, apuntamos contribuciones freirianas para la actualidad político-pedagógica en diálogo con la Educación Ambiental crítica. Sugerimos una Pedagogía de la Colectividad para iluminar alternativas de enfrentamiento y superación de los retos que se presentan en el tiempo presente. This paper comes up in the commemoration of fifty years of the first edition of Paulo Freire’s Pedagogy of the Oppressed, and seeks to raise the author’s contributions to think and transform the current context of setbacks in the field of fundamental rights and social policies, arising from the rise of a neoliberal and neoconservative government. Initially, we sought to understand the concrete context Paulo Freire wrote the book Pedagogy of the Oppressed, its influences and social relations in Brazil and Chile, tensing present and past. In the second part, we locate the field of Environmental Education in times of retrocession, evidencing the need to construct a discourse of resistance. Finally, we point out Freire’s contributions to the present political-pedagogical in dialogue with critical Environmental Education. We suggest a Pedagogy of Collectivity to illuminate alternatives of coping and overcoming the challenges that present themselves in the present time.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8955
10.14295/remea.v36i1.8955
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8955
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8955/5812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 1 (2019); 96-108
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1822182027325079552
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/remea.v36i1.8955