Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: de Souza, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464
Resumo: A Educação Ambiental (EA) oferece a possibilidade de mudanças de mentalidade da sociedade, com vistas a uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi identificar e discutir sobre problemas ambientais, a partir da análise de ações em EA, propostas e realizadas pelos participantes do curso Novas Vertentes Metodológicas na Perspectiva da Biodiversidade e da Formação Cidadã, de acordo com os municípios de origem dos mesmos. Dos 28 relatórios sobre práticas em EA produzidos durante o curso, 10 versaram sobre o tema, resíduos sólidos. Também foram trabalhados temas envolvendo arborização, EA e saúde, horta escolar, importância da EA na escola, percepção ambiental, qualidade da água e sustentabilidade socioambiental. Considerando a relevância da EA para a adoção de uma postura mais consciente e responsável, é necessário que ela tenha seu papel ampliado para além de um processo pragmático, que capacite os cidadãos para o enfrentamento dos problemas imediatos. É importante que ela permita aos sujeitos agregar princípios e valores para a promoção do respeito à natureza e aos seres humanos, tanto na dimensão biológica, como na dimensão social.
id FURG-9_c796bd01bbc138b6a4e95653d3cb69d2
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3464
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, BrasilImportância da EA. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Sustentabilidade socioambiental. Formação de professores.A Educação Ambiental (EA) oferece a possibilidade de mudanças de mentalidade da sociedade, com vistas a uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi identificar e discutir sobre problemas ambientais, a partir da análise de ações em EA, propostas e realizadas pelos participantes do curso Novas Vertentes Metodológicas na Perspectiva da Biodiversidade e da Formação Cidadã, de acordo com os municípios de origem dos mesmos. Dos 28 relatórios sobre práticas em EA produzidos durante o curso, 10 versaram sobre o tema, resíduos sólidos. Também foram trabalhados temas envolvendo arborização, EA e saúde, horta escolar, importância da EA na escola, percepção ambiental, qualidade da água e sustentabilidade socioambiental. Considerando a relevância da EA para a adoção de uma postura mais consciente e responsável, é necessário que ela tenha seu papel ampliado para além de um processo pragmático, que capacite os cidadãos para o enfrentamento dos problemas imediatos. É importante que ela permita aos sujeitos agregar princípios e valores para a promoção do respeito à natureza e aos seres humanos, tanto na dimensão biológica, como na dimensão social.Lepidus2014-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/346410.14295/remea.v31i2.3464REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2014: Edição Especial Impressa: Dossiê Educação Ambiental; 119-1311517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464/2916Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Macêdo, Mariany Patrícia Wanderleyde Souza, Maria de Fátima2020-08-14T19:56:56Zoai:periodicos.furg.br:article/3464Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil
title Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil
spellingShingle Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil
de Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley
Importância da EA. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Sustentabilidade socioambiental. Formação de professores.
title_short Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil
title_full Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil
title_fullStr Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil
title_full_unstemmed Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil
title_sort Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil
author de Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley
author_facet de Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley
de Souza, Maria de Fátima
author_role author
author2 de Souza, Maria de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley
de Souza, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Importância da EA. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Sustentabilidade socioambiental. Formação de professores.
topic Importância da EA. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Sustentabilidade socioambiental. Formação de professores.
description A Educação Ambiental (EA) oferece a possibilidade de mudanças de mentalidade da sociedade, com vistas a uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi identificar e discutir sobre problemas ambientais, a partir da análise de ações em EA, propostas e realizadas pelos participantes do curso Novas Vertentes Metodológicas na Perspectiva da Biodiversidade e da Formação Cidadã, de acordo com os municípios de origem dos mesmos. Dos 28 relatórios sobre práticas em EA produzidos durante o curso, 10 versaram sobre o tema, resíduos sólidos. Também foram trabalhados temas envolvendo arborização, EA e saúde, horta escolar, importância da EA na escola, percepção ambiental, qualidade da água e sustentabilidade socioambiental. Considerando a relevância da EA para a adoção de uma postura mais consciente e responsável, é necessário que ela tenha seu papel ampliado para além de um processo pragmático, que capacite os cidadãos para o enfrentamento dos problemas imediatos. É importante que ela permita aos sujeitos agregar princípios e valores para a promoção do respeito à natureza e aos seres humanos, tanto na dimensão biológica, como na dimensão social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464
10.14295/remea.v31i2.3464
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464
identifier_str_mv 10.14295/remea.v31i2.3464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464/2916
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2014: Edição Especial Impressa: Dossiê Educação Ambiental; 119-131
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783442505728