Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) oferece a possibilidade de mudanças de mentalidade da sociedade, com vistas a uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi identificar e discutir sobre problemas ambientais, a partir da análise de ações em EA, propostas e realizadas pelos participantes do curso Novas Vertentes Metodológicas na Perspectiva da Biodiversidade e da Formação Cidadã, de acordo com os municípios de origem dos mesmos. Dos 28 relatórios sobre práticas em EA produzidos durante o curso, 10 versaram sobre o tema, resíduos sólidos. Também foram trabalhados temas envolvendo arborização, EA e saúde, horta escolar, importância da EA na escola, percepção ambiental, qualidade da água e sustentabilidade socioambiental. Considerando a relevância da EA para a adoção de uma postura mais consciente e responsável, é necessário que ela tenha seu papel ampliado para além de um processo pragmático, que capacite os cidadãos para o enfrentamento dos problemas imediatos. É importante que ela permita aos sujeitos agregar princípios e valores para a promoção do respeito à natureza e aos seres humanos, tanto na dimensão biológica, como na dimensão social. |
id |
FURG-9_c796bd01bbc138b6a4e95653d3cb69d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3464 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, BrasilImportância da EA. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Sustentabilidade socioambiental. Formação de professores.A Educação Ambiental (EA) oferece a possibilidade de mudanças de mentalidade da sociedade, com vistas a uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi identificar e discutir sobre problemas ambientais, a partir da análise de ações em EA, propostas e realizadas pelos participantes do curso Novas Vertentes Metodológicas na Perspectiva da Biodiversidade e da Formação Cidadã, de acordo com os municípios de origem dos mesmos. Dos 28 relatórios sobre práticas em EA produzidos durante o curso, 10 versaram sobre o tema, resíduos sólidos. Também foram trabalhados temas envolvendo arborização, EA e saúde, horta escolar, importância da EA na escola, percepção ambiental, qualidade da água e sustentabilidade socioambiental. Considerando a relevância da EA para a adoção de uma postura mais consciente e responsável, é necessário que ela tenha seu papel ampliado para além de um processo pragmático, que capacite os cidadãos para o enfrentamento dos problemas imediatos. É importante que ela permita aos sujeitos agregar princípios e valores para a promoção do respeito à natureza e aos seres humanos, tanto na dimensão biológica, como na dimensão social.Lepidus2014-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/346410.14295/remea.v31i2.3464REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2014: Edição Especial Impressa: Dossiê Educação Ambiental; 119-1311517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464/2916Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Macêdo, Mariany Patrícia Wanderleyde Souza, Maria de Fátima2020-08-14T19:56:56Zoai:periodicos.furg.br:article/3464Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:56:56Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil |
title |
Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil |
spellingShingle |
Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil de Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley Importância da EA. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Sustentabilidade socioambiental. Formação de professores. |
title_short |
Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil |
title_full |
Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil |
title_fullStr |
Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil |
title_full_unstemmed |
Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil |
title_sort |
Percepção de professores da rede pública sobre problemas ambientais no Rio Grande do Norte, Brasil |
author |
de Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley |
author_facet |
de Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley de Souza, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Maria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Macêdo, Mariany Patrícia Wanderley de Souza, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Importância da EA. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Sustentabilidade socioambiental. Formação de professores. |
topic |
Importância da EA. Percepção ambiental. Resíduos sólidos. Sustentabilidade socioambiental. Formação de professores. |
description |
A Educação Ambiental (EA) oferece a possibilidade de mudanças de mentalidade da sociedade, com vistas a uma relação harmônica entre o homem e a natureza. Com base nisso, o objetivo desse trabalho foi identificar e discutir sobre problemas ambientais, a partir da análise de ações em EA, propostas e realizadas pelos participantes do curso Novas Vertentes Metodológicas na Perspectiva da Biodiversidade e da Formação Cidadã, de acordo com os municípios de origem dos mesmos. Dos 28 relatórios sobre práticas em EA produzidos durante o curso, 10 versaram sobre o tema, resíduos sólidos. Também foram trabalhados temas envolvendo arborização, EA e saúde, horta escolar, importância da EA na escola, percepção ambiental, qualidade da água e sustentabilidade socioambiental. Considerando a relevância da EA para a adoção de uma postura mais consciente e responsável, é necessário que ela tenha seu papel ampliado para além de um processo pragmático, que capacite os cidadãos para o enfrentamento dos problemas imediatos. É importante que ela permita aos sujeitos agregar princípios e valores para a promoção do respeito à natureza e aos seres humanos, tanto na dimensão biológica, como na dimensão social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464 10.14295/remea.v31i2.3464 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v31i2.3464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3464/2916 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; 2014: Edição Especial Impressa: Dossiê Educação Ambiental; 119-131 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783442505728 |