Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Besen, Vanessa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202148
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_3e680f67beb5e051a4f388e8a3085289
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202148
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande FlorianópolisPercepção do consumidorMarcas de luxoImportância da marcaConsumer perceptionLuxury brandsImportance of the brandTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.A pesquisa tem como objetivo analisar a percepção do consumidor perante as marcas de luxo de automóveis. As marcas de luxo possuem características distintas do mercado de massa, podendo variar desde seu preço até a experiência proporcionada ao usuário. Para isso, é relevante que se investigue a percepção desse tipo de consumidor perante às marcas. Neste trabalho, apresenta-se os resultados de uma abordagem quantitativa, em que, aplicou-se um questionário com 67 usuários de marcas de luxo de automóveis na Grande Florianópolis. Constatou-se que estes consideram a marca de luxo importante no momento de decisão de compra, entretanto, o preço também apresenta relevância. Características acerca da marca, como a qualidade que ela apresenta em relação às demais e a segurança proporcionada por uma marca forte ressaltam a importância que a marca possui. Sugere-se para estudos posteriores um aprofundamento do conhecimento acerca desse tipo de consumidor, bem como o comparativo dos resultados com marcas que não são consideradas de luxo.The research aims to analyze the consumers’s perception on luxury car brands. Luxury brands differ from the mass market characteristics, ranging from price to user experience. For this reason, it is relevant to investigate the perception of this type of consumer on those brands. This paper presents the results of a quantitative based on a questionnaire was answered by 67 users of luxury car brands in Grande Florianópolis. It was found that they consider the luxury brand important on the decision making, however, the price is also relevant. Characteristics such as the quality and the security provided by a strong brand compared to other brands highlight the brand’s importance. Further studies are suggested to deepen the knowledge about this type of consumer, as well as the comparison of results with brands that are not considered luxury.Florianópolis, SCPlatt, Allan AugustoUniversidade Federal de Santa Catarina.Besen, Vanessa2019-12-04T14:47:41Z2019-12-04T14:47:41Z2019-11-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article23 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202148info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-04T14:47:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202148Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-04T14:47:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande Florianópolis
title Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande Florianópolis
spellingShingle Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande Florianópolis
Besen, Vanessa
Percepção do consumidor
Marcas de luxo
Importância da marca
Consumer perception
Luxury brands
Importance of the brand
title_short Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande Florianópolis
title_full Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande Florianópolis
title_fullStr Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande Florianópolis
title_full_unstemmed Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande Florianópolis
title_sort Análise da percepção do consumidor de marcas de luxo de automóveis na região da Grande Florianópolis
author Besen, Vanessa
author_facet Besen, Vanessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Platt, Allan Augusto
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Besen, Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção do consumidor
Marcas de luxo
Importância da marca
Consumer perception
Luxury brands
Importance of the brand
topic Percepção do consumidor
Marcas de luxo
Importância da marca
Consumer perception
Luxury brands
Importance of the brand
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T14:47:41Z
2019-12-04T14:47:41Z
2019-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202148
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651950744403968