A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albani, Ionara Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva Cousin, Cláudia, Esteban Ibañez, Macarena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655
Resumo: Este artigo apresenta os caminhos trilhados pela Educação Ambiental tanto no Brasil quanto na Espanha, trazendo algumas reflexões sobre o tema. Discute elementos compreendidos como basilares para uma Educação Ambiental alicerçada na perspectiva crítica e transformadora (LOUREIRO, 2012). A partir deste diálogo e desta concepção, considera-se que os debates sobre Educação Ambiental, tanto no Brasil quanto na Espanha, têm surgido a partir da emergência de uma crise social, que vem se acentuando na sociedade e, consequentemente, preocupando e instigando parte da sociedade civil e os Movimentos Sociais que acreditam e lutam por um novo modelo de sociedade, fundamentado nos princípios da Educação Ambiental Crítica e Transformadora.
id FURG-9_c972637b3eea5744e5d59016b314757d
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9655
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadoraEducação Ambiental Crítica e Transformadora. Brasil. Espanha.Este artigo apresenta os caminhos trilhados pela Educação Ambiental tanto no Brasil quanto na Espanha, trazendo algumas reflexões sobre o tema. Discute elementos compreendidos como basilares para uma Educação Ambiental alicerçada na perspectiva crítica e transformadora (LOUREIRO, 2012). A partir deste diálogo e desta concepção, considera-se que os debates sobre Educação Ambiental, tanto no Brasil quanto na Espanha, têm surgido a partir da emergência de uma crise social, que vem se acentuando na sociedade e, consequentemente, preocupando e instigando parte da sociedade civil e os Movimentos Sociais que acreditam e lutam por um novo modelo de sociedade, fundamentado nos princípios da Educação Ambiental Crítica e Transformadora.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/965510.14295/remea.v36i3.9655REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 213-2341517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655/6296Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbani, Ionara Cristinada Silva Cousin, CláudiaEsteban Ibañez, Macarena2019-12-17T15:42:55Zoai:periodicos.furg.br:article/9655Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T15:42:55Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora
title A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora
spellingShingle A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora
Albani, Ionara Cristina
Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Brasil. Espanha.
title_short A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora
title_full A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora
title_fullStr A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora
title_full_unstemmed A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora
title_sort A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora
author Albani, Ionara Cristina
author_facet Albani, Ionara Cristina
da Silva Cousin, Cláudia
Esteban Ibañez, Macarena
author_role author
author2 da Silva Cousin, Cláudia
Esteban Ibañez, Macarena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albani, Ionara Cristina
da Silva Cousin, Cláudia
Esteban Ibañez, Macarena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Brasil. Espanha.
topic Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Brasil. Espanha.
description Este artigo apresenta os caminhos trilhados pela Educação Ambiental tanto no Brasil quanto na Espanha, trazendo algumas reflexões sobre o tema. Discute elementos compreendidos como basilares para uma Educação Ambiental alicerçada na perspectiva crítica e transformadora (LOUREIRO, 2012). A partir deste diálogo e desta concepção, considera-se que os debates sobre Educação Ambiental, tanto no Brasil quanto na Espanha, têm surgido a partir da emergência de uma crise social, que vem se acentuando na sociedade e, consequentemente, preocupando e instigando parte da sociedade civil e os Movimentos Sociais que acreditam e lutam por um novo modelo de sociedade, fundamentado nos princípios da Educação Ambiental Crítica e Transformadora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655
10.14295/remea.v36i3.9655
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i3.9655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655/6296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 213-234
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787250933760