A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655 |
Resumo: | Este artigo apresenta os caminhos trilhados pela Educação Ambiental tanto no Brasil quanto na Espanha, trazendo algumas reflexões sobre o tema. Discute elementos compreendidos como basilares para uma Educação Ambiental alicerçada na perspectiva crítica e transformadora (LOUREIRO, 2012). A partir deste diálogo e desta concepção, considera-se que os debates sobre Educação Ambiental, tanto no Brasil quanto na Espanha, têm surgido a partir da emergência de uma crise social, que vem se acentuando na sociedade e, consequentemente, preocupando e instigando parte da sociedade civil e os Movimentos Sociais que acreditam e lutam por um novo modelo de sociedade, fundamentado nos princípios da Educação Ambiental Crítica e Transformadora. |
id |
FURG-9_c972637b3eea5744e5d59016b314757d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9655 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadoraEducação Ambiental Crítica e Transformadora. Brasil. Espanha.Este artigo apresenta os caminhos trilhados pela Educação Ambiental tanto no Brasil quanto na Espanha, trazendo algumas reflexões sobre o tema. Discute elementos compreendidos como basilares para uma Educação Ambiental alicerçada na perspectiva crítica e transformadora (LOUREIRO, 2012). A partir deste diálogo e desta concepção, considera-se que os debates sobre Educação Ambiental, tanto no Brasil quanto na Espanha, têm surgido a partir da emergência de uma crise social, que vem se acentuando na sociedade e, consequentemente, preocupando e instigando parte da sociedade civil e os Movimentos Sociais que acreditam e lutam por um novo modelo de sociedade, fundamentado nos princípios da Educação Ambiental Crítica e Transformadora.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/965510.14295/remea.v36i3.9655REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 213-2341517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655/6296Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbani, Ionara Cristinada Silva Cousin, CláudiaEsteban Ibañez, Macarena2019-12-17T15:42:55Zoai:periodicos.furg.br:article/9655Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T15:42:55Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora |
title |
A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora |
spellingShingle |
A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora Albani, Ionara Cristina Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Brasil. Espanha. |
title_short |
A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora |
title_full |
A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora |
title_fullStr |
A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora |
title_sort |
A Educação Ambiental no Brasil e na Espanha: reflexões alicerçadas na perspectiva crítica e transformadora |
author |
Albani, Ionara Cristina |
author_facet |
Albani, Ionara Cristina da Silva Cousin, Cláudia Esteban Ibañez, Macarena |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Cousin, Cláudia Esteban Ibañez, Macarena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albani, Ionara Cristina da Silva Cousin, Cláudia Esteban Ibañez, Macarena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Brasil. Espanha. |
topic |
Educação Ambiental Crítica e Transformadora. Brasil. Espanha. |
description |
Este artigo apresenta os caminhos trilhados pela Educação Ambiental tanto no Brasil quanto na Espanha, trazendo algumas reflexões sobre o tema. Discute elementos compreendidos como basilares para uma Educação Ambiental alicerçada na perspectiva crítica e transformadora (LOUREIRO, 2012). A partir deste diálogo e desta concepção, considera-se que os debates sobre Educação Ambiental, tanto no Brasil quanto na Espanha, têm surgido a partir da emergência de uma crise social, que vem se acentuando na sociedade e, consequentemente, preocupando e instigando parte da sociedade civil e os Movimentos Sociais que acreditam e lutam por um novo modelo de sociedade, fundamentado nos princípios da Educação Ambiental Crítica e Transformadora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655 10.14295/remea.v36i3.9655 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i3.9655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9655/6296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 213-234 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787250933760 |