O ACESSO Á ÁREAS DE LAZER E A PERCEPÇÃO AMBIENTAL INFANTIL NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ – BRASIL.
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8873 |
Resumo: | Nesse estudo, amostras de crianças entre 6 e 10 anos foram entrevistadas em três bairros da cidade do Rio de Janeiro. Verificando-se uma forte relação entre o brinquedo favorito e o Índice de desenvolvimento Social (IDS) do bairro da habitação da criança. Os brinquedos eletrônicos foram a preferência no bairro com IDS mais alto e a maior frequência de crianças com percepções antropocêntricas ocorreu nesse bairro. Ocorreram frequências mais altas de crianças manifestando percepção ambiental mais integral entre as que brincam com seus pais. Verificando-se que a construção da percepção ambiental das crianças está diretamente relacionada à aspectos de seu ambiente e grupo social, observando-se que quanto mais a criança ocupa seu tempo com atividades lúdicas na natureza, se torna mais conscientes de seu papel no seu meio ambiente. |
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Nesse estudo, amostras de crianças entre 6 e 10 anos foram entrevistadas em três bairros da cidade do Rio de Janeiro. Verificando-se uma forte relação entre o brinquedo favorito e o Índice de desenvolvimento Social (IDS) do bairro da habitação da criança. Os brinquedos eletrônicos foram a preferência no bairro com IDS mais alto e a maior frequência de crianças com percepções antropocêntricas ocorreu nesse bairro. Ocorreram frequências mais altas de crianças manifestando percepção ambiental mais integral entre as que brincam com seus pais. Verificando-se que a construção da percepção ambiental das crianças está diretamente relacionada à aspectos de seu ambiente e grupo social, observando-se que quanto mais a criança ocupa seu tempo com atividades lúdicas na natureza, se torna mais conscientes de seu papel no seu meio ambiente. |
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