DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3853 |
Resumo: | Trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil torna-se relevante quando esse trabalho é diferenciado em relação ao que se presencia nos currículos e nas práticas escolares das instituições, o qual se restringe a ser esporádico, superficial e equivocado, subjugando o próprio sujeito “criança” como um ser que não irá entender conceitos mais elaborados e com isso, se nega o próprio diálogo em volta de informações que possibilitam a reflexão das mesmas. No currículo, apenas são enfocadas datas comemorativas e o meio ambiente fica restrito ao seu dia, sem profundidade para construção do conhecimento sobre a diversidade das realidades ambientais. Frente a isso, enfrentou-se o desafio de trabalhar questões ambientais na Educação Infantil, através da investigação-ação, utilizando materiais didáticos produzidos pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), a fim de contribuir para a conscientização dos alunos, familiares e comunidade, em relação à conservação e utilização sustentável da biodiversidade brasileira. |
id |
FURG-9_d28f78be81b28a8048cff681d23326db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3853 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTILEducação AmbientalEducação InfantilReferenciais CurricularesMaterial Didático do PROBIO.Trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil torna-se relevante quando esse trabalho é diferenciado em relação ao que se presencia nos currículos e nas práticas escolares das instituições, o qual se restringe a ser esporádico, superficial e equivocado, subjugando o próprio sujeito “criança” como um ser que não irá entender conceitos mais elaborados e com isso, se nega o próprio diálogo em volta de informações que possibilitam a reflexão das mesmas. No currículo, apenas são enfocadas datas comemorativas e o meio ambiente fica restrito ao seu dia, sem profundidade para construção do conhecimento sobre a diversidade das realidades ambientais. Frente a isso, enfrentou-se o desafio de trabalhar questões ambientais na Educação Infantil, através da investigação-ação, utilizando materiais didáticos produzidos pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), a fim de contribuir para a conscientização dos alunos, familiares e comunidade, em relação à conservação e utilização sustentável da biodiversidade brasileira.Lepidus2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/385310.14295/remea.v20i0.3853REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 20081517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3853/2297Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenn, RosemeriBastos, Fábio da Purificação de2020-08-14T20:00:15Zoai:periodicos.furg.br:article/3853Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T20:00:15Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Henn, Rosemeri Educação Ambiental Educação Infantil Referenciais Curriculares Material Didático do PROBIO. |
title_short |
DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Henn, Rosemeri |
author_facet |
Henn, Rosemeri Bastos, Fábio da Purificação de |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Fábio da Purificação de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henn, Rosemeri Bastos, Fábio da Purificação de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Educação Infantil Referenciais Curriculares Material Didático do PROBIO. |
topic |
Educação Ambiental Educação Infantil Referenciais Curriculares Material Didático do PROBIO. |
description |
Trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil torna-se relevante quando esse trabalho é diferenciado em relação ao que se presencia nos currículos e nas práticas escolares das instituições, o qual se restringe a ser esporádico, superficial e equivocado, subjugando o próprio sujeito “criança” como um ser que não irá entender conceitos mais elaborados e com isso, se nega o próprio diálogo em volta de informações que possibilitam a reflexão das mesmas. No currículo, apenas são enfocadas datas comemorativas e o meio ambiente fica restrito ao seu dia, sem profundidade para construção do conhecimento sobre a diversidade das realidades ambientais. Frente a isso, enfrentou-se o desafio de trabalhar questões ambientais na Educação Infantil, através da investigação-ação, utilizando materiais didáticos produzidos pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), a fim de contribuir para a conscientização dos alunos, familiares e comunidade, em relação à conservação e utilização sustentável da biodiversidade brasileira. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3853 10.14295/remea.v20i0.3853 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3853 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v20i0.3853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3853/2297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 20 (2008): Volume 20 : janeiro a junho de 2008 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783908073472 |