PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, Marli Dallagnol
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Del Pino, José Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389
Resumo: Neste texto analisa-se a escola enquanto espaço de produção de conhecimento e desenvolvimento da consciência ambiental. Busca-se compreender se propostas curriculares denominadas de Situações de Estudo (SEs), produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos, permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino, e se são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca-se que o ensino desenvolvido nessa perspectiva, além de superar a fragmentação e a linearidade dos conteúdos escolares possibilita formar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (BRASIL, 1998, 2006) para tomadas de decisão qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Para a obtenção de dados de pesquisa foram analisados os registros dos encontros ocorridos entre professores de Química em formação inicial (PFI) e em exercício, da universidade e de uma escola de Educação Básica, e das aulas produzidas durante o desenvolvimento da SE “Ar Atmosférico”, no intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Como propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino de forma articulada e interdisciplinar e produzir conhecimentos que possibilitem melhorias na qualidade ambiental?
id FURG-9_da9a4e53131fc4167e728c1d6173831c
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4389
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLAFormação docenteConhecimento Químico EscolarSituação de EstudoEducação Ambiental.Neste texto analisa-se a escola enquanto espaço de produção de conhecimento e desenvolvimento da consciência ambiental. Busca-se compreender se propostas curriculares denominadas de Situações de Estudo (SEs), produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos, permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino, e se são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca-se que o ensino desenvolvido nessa perspectiva, além de superar a fragmentação e a linearidade dos conteúdos escolares possibilita formar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (BRASIL, 1998, 2006) para tomadas de decisão qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Para a obtenção de dados de pesquisa foram analisados os registros dos encontros ocorridos entre professores de Química em formação inicial (PFI) e em exercício, da universidade e de uma escola de Educação Básica, e das aulas produzidas durante o desenvolvimento da SE “Ar Atmosférico”, no intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Como propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino de forma articulada e interdisciplinar e produzir conhecimentos que possibilitem melhorias na qualidade ambiental?Lepidus2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/438910.14295/remea.v24i0.4389REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389/2746Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Marli DallagnolDel Pino, José Claudio2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4389Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
title PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
spellingShingle PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
Frison, Marli Dallagnol
Formação docente
Conhecimento Químico Escolar
Situação de Estudo
Educação Ambiental.
title_short PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
title_full PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
title_fullStr PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
title_full_unstemmed PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
title_sort PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
author Frison, Marli Dallagnol
author_facet Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, José Claudio
author_role author
author2 Del Pino, José Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, José Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Conhecimento Químico Escolar
Situação de Estudo
Educação Ambiental.
topic Formação docente
Conhecimento Químico Escolar
Situação de Estudo
Educação Ambiental.
description Neste texto analisa-se a escola enquanto espaço de produção de conhecimento e desenvolvimento da consciência ambiental. Busca-se compreender se propostas curriculares denominadas de Situações de Estudo (SEs), produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos, permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino, e se são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca-se que o ensino desenvolvido nessa perspectiva, além de superar a fragmentação e a linearidade dos conteúdos escolares possibilita formar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (BRASIL, 1998, 2006) para tomadas de decisão qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Para a obtenção de dados de pesquisa foram analisados os registros dos encontros ocorridos entre professores de Química em formação inicial (PFI) e em exercício, da universidade e de uma escola de Educação Básica, e das aulas produzidas durante o desenvolvimento da SE “Ar Atmosférico”, no intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Como propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino de forma articulada e interdisciplinar e produzir conhecimentos que possibilitem melhorias na qualidade ambiental?
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389
10.14295/remea.v24i0.4389
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389
identifier_str_mv 10.14295/remea.v24i0.4389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389/2746
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041784386224128