PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389 |
Resumo: | Neste texto analisa-se a escola enquanto espaço de produção de conhecimento e desenvolvimento da consciência ambiental. Busca-se compreender se propostas curriculares denominadas de Situações de Estudo (SEs), produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos, permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino, e se são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca-se que o ensino desenvolvido nessa perspectiva, além de superar a fragmentação e a linearidade dos conteúdos escolares possibilita formar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (BRASIL, 1998, 2006) para tomadas de decisão qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Para a obtenção de dados de pesquisa foram analisados os registros dos encontros ocorridos entre professores de Química em formação inicial (PFI) e em exercício, da universidade e de uma escola de Educação Básica, e das aulas produzidas durante o desenvolvimento da SE “Ar Atmosférico”, no intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Como propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino de forma articulada e interdisciplinar e produzir conhecimentos que possibilitem melhorias na qualidade ambiental? |
id |
FURG-9_da9a4e53131fc4167e728c1d6173831c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4389 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLAFormação docenteConhecimento Químico EscolarSituação de EstudoEducação Ambiental.Neste texto analisa-se a escola enquanto espaço de produção de conhecimento e desenvolvimento da consciência ambiental. Busca-se compreender se propostas curriculares denominadas de Situações de Estudo (SEs), produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos, permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino, e se são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca-se que o ensino desenvolvido nessa perspectiva, além de superar a fragmentação e a linearidade dos conteúdos escolares possibilita formar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (BRASIL, 1998, 2006) para tomadas de decisão qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Para a obtenção de dados de pesquisa foram analisados os registros dos encontros ocorridos entre professores de Química em formação inicial (PFI) e em exercício, da universidade e de uma escola de Educação Básica, e das aulas produzidas durante o desenvolvimento da SE “Ar Atmosférico”, no intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Como propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino de forma articulada e interdisciplinar e produzir conhecimentos que possibilitem melhorias na qualidade ambiental?Lepidus2014-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/438910.14295/remea.v24i0.4389REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389/2746Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Marli DallagnolDel Pino, José Claudio2020-08-14T19:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/4389Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:59:11Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA |
title |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA |
spellingShingle |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA Frison, Marli Dallagnol Formação docente Conhecimento Químico Escolar Situação de Estudo Educação Ambiental. |
title_short |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA |
title_full |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA |
title_fullStr |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA |
title_sort |
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE QUÍMICA ARTICULADOS A QUESTÕES AMBIENTAIS - O TEMPO E O ESPAÇO DA ESCOLA |
author |
Frison, Marli Dallagnol |
author_facet |
Frison, Marli Dallagnol Del Pino, José Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Del Pino, José Claudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frison, Marli Dallagnol Del Pino, José Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Conhecimento Químico Escolar Situação de Estudo Educação Ambiental. |
topic |
Formação docente Conhecimento Químico Escolar Situação de Estudo Educação Ambiental. |
description |
Neste texto analisa-se a escola enquanto espaço de produção de conhecimento e desenvolvimento da consciência ambiental. Busca-se compreender se propostas curriculares denominadas de Situações de Estudo (SEs), produzidas a partir de uma problemática ambiental e articuladas aos conhecimentos cotidianos, permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino, e se são capazes de proporcionar aos indivíduos melhor compreensão da natureza complexa do ambiente. Destaca-se que o ensino desenvolvido nessa perspectiva, além de superar a fragmentação e a linearidade dos conteúdos escolares possibilita formar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (BRASIL, 1998, 2006) para tomadas de decisão qualificadas e responsáveis quanto às intervenções futuras no ambiente. Para a obtenção de dados de pesquisa foram analisados os registros dos encontros ocorridos entre professores de Química em formação inicial (PFI) e em exercício, da universidade e de uma escola de Educação Básica, e das aulas produzidas durante o desenvolvimento da SE “Ar Atmosférico”, no intuito de responder à seguinte questão de pesquisa: Como propostas de ensino produzidas a partir de uma problemática ambiental permitem introduzir os conteúdos escolares previstos nos planos oficiais de ensino de forma articulada e interdisciplinar e produzir conhecimentos que possibilitem melhorias na qualidade ambiental? |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389 10.14295/remea.v24i0.4389 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v24i0.4389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4389/2746 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 24 (2010): Volume 24 : janeiro a junho de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041784386224128 |