Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marco António
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pires, Luis, Mendonça, Rui, Rodrigues, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721
Resumo: Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos.
id FURG-9_dcd14892090665e4f03201ce5c65104b
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/9721
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.Design. Cartaz. Educação Ambiental.Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/972110.14295/remea.v36i3.9721REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 319-3351517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721/6301Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marco AntónioPires, LuisMendonça, RuiRodrigues, Maria José2019-12-17T15:42:55Zoai:periodicos.furg.br:article/9721Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T15:42:55Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
title Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
spellingShingle Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
Costa, Marco António
Design. Cartaz. Educação Ambiental.
title_short Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
title_full Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
title_fullStr Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
title_full_unstemmed Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
title_sort Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
author Costa, Marco António
author_facet Costa, Marco António
Pires, Luis
Mendonça, Rui
Rodrigues, Maria José
author_role author
author2 Pires, Luis
Mendonça, Rui
Rodrigues, Maria José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marco António
Pires, Luis
Mendonça, Rui
Rodrigues, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Design. Cartaz. Educação Ambiental.
topic Design. Cartaz. Educação Ambiental.
description Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721
10.14295/remea.v36i3.9721
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721
identifier_str_mv 10.14295/remea.v36i3.9721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721/6301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 319-335
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041787263516672