Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721 |
Resumo: | Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos. |
id |
FURG-9_dcd14892090665e4f03201ce5c65104b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/9721 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental.Design. Cartaz. Educação Ambiental.Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos.Lepidus2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/972110.14295/remea.v36i3.9721REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 319-3351517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721/6301Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marco AntónioPires, LuisMendonça, RuiRodrigues, Maria José2019-12-17T15:42:55Zoai:periodicos.furg.br:article/9721Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2019-12-17T15:42:55Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. |
title |
Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. |
spellingShingle |
Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. Costa, Marco António Design. Cartaz. Educação Ambiental. |
title_short |
Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. |
title_full |
Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. |
title_fullStr |
Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. |
title_full_unstemmed |
Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. |
title_sort |
Cartaz: Um contributo do Design para a formação do Educador Ambiental. |
author |
Costa, Marco António |
author_facet |
Costa, Marco António Pires, Luis Mendonça, Rui Rodrigues, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Luis Mendonça, Rui Rodrigues, Maria José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marco António Pires, Luis Mendonça, Rui Rodrigues, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design. Cartaz. Educação Ambiental. |
topic |
Design. Cartaz. Educação Ambiental. |
description |
Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721 10.14295/remea.v36i3.9721 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v36i3.9721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/9721/6301 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 36 n. 3 (2019); 319-335 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041787263516672 |