Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marco A.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pires, Luís Manuel da Silva, Mendonça, Rui, Rodrigues, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20129
Resumo: Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos
id RCAP_6a5b1221355dd9a7aedd2c2062408408
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambientalDesignCartazEducação AmbientalSendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentosUniversidade Federal do Rio Grande do SulBiblioteca Digital do IPBCosta, Marco A.Pires, Luís Manuel da SilvaMendonça, RuiRodrigues, Maria José2020-01-06T11:16:32Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20129porCosta, M. A., Pires, L., Mendonça, R., & Rodrigues, M. J. (2019). Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental. Revista Eletrónica do Mestrado em Educação Ambiental. ISSN 1517-1256. 36:3, p. 319-3351517-1256info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:02Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:55.711889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental
title Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental
spellingShingle Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental
Costa, Marco A.
Design
Cartaz
Educação Ambiental
title_short Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental
title_full Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental
title_fullStr Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental
title_full_unstemmed Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental
title_sort Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental
author Costa, Marco A.
author_facet Costa, Marco A.
Pires, Luís Manuel da Silva
Mendonça, Rui
Rodrigues, Maria José
author_role author
author2 Pires, Luís Manuel da Silva
Mendonça, Rui
Rodrigues, Maria José
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marco A.
Pires, Luís Manuel da Silva
Mendonça, Rui
Rodrigues, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Cartaz
Educação Ambiental
topic Design
Cartaz
Educação Ambiental
description Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-06T11:16:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/20129
url http://hdl.handle.net/10198/20129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, M. A., Pires, L., Mendonça, R., & Rodrigues, M. J. (2019). Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental. Revista Eletrónica do Mestrado em Educação Ambiental. ISSN 1517-1256. 36:3, p. 319-335
1517-1256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135376540958720