Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/20129 |
Resumo: | Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos |
id |
RCAP_6a5b1221355dd9a7aedd2c2062408408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20129 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambientalDesignCartazEducação AmbientalSendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentosUniversidade Federal do Rio Grande do SulBiblioteca Digital do IPBCosta, Marco A.Pires, Luís Manuel da SilvaMendonça, RuiRodrigues, Maria José2020-01-06T11:16:32Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20129porCosta, M. A., Pires, L., Mendonça, R., & Rodrigues, M. J. (2019). Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental. Revista Eletrónica do Mestrado em Educação Ambiental. ISSN 1517-1256. 36:3, p. 319-3351517-1256info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:02Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:55.711889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental |
title |
Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental |
spellingShingle |
Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental Costa, Marco A. Design Cartaz Educação Ambiental |
title_short |
Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental |
title_full |
Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental |
title_fullStr |
Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental |
title_full_unstemmed |
Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental |
title_sort |
Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental |
author |
Costa, Marco A. |
author_facet |
Costa, Marco A. Pires, Luís Manuel da Silva Mendonça, Rui Rodrigues, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Luís Manuel da Silva Mendonça, Rui Rodrigues, Maria José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marco A. Pires, Luís Manuel da Silva Mendonça, Rui Rodrigues, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Cartaz Educação Ambiental |
topic |
Design Cartaz Educação Ambiental |
description |
Sendo a interdisciplinaridade científico-pedagógica uma das características basilares da Licenciatura em Educação Ambiental do Instituto Politécnico de Bragança, o seu plano curricular permite a integração das Artes Visuais e, em particular, o campo do Design de Comunicação Visual. Neste artigo pretende-se apresentar a conciliação entre o design e a promoção da literacia ambiental, evidenciando como a integração da metodologia projectual pode ser eficaz num contexto de formação de “não designers”, demonstrando que a prática conceptualizadora, analítica e experimental promove educadores ambientais mais habilitados. Através da explanação das estratégias pedagógicas adotadas no contexto de uma proposta de trabalho no âmbito da unidade curricular referida acima, evidenciamos ainda, como o formato “cartaz” continua a ser um meio válido e funcional para a elaboração de mensagens síntese no espaço público, capazes de actuar sobre os comportamentos |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-01-06T11:16:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/20129 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/20129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa, M. A., Pires, L., Mendonça, R., & Rodrigues, M. J. (2019). Cartaz: um contributo do design para a formação do educador ambiental. Revista Eletrónica do Mestrado em Educação Ambiental. ISSN 1517-1256. 36:3, p. 319-335 1517-1256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135376540958720 |