Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Junior Cesar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kitzmann, Dione Iara Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
DOI: 10.14295/remea.v34i3.7475
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475
Resumo: As pesquisas acerca da Ambientalização Curricular (AC) vêm se potencializando nas últimas décadas. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar o que tem sido produzido em relação à temática, para que se possa ter uma visão de para onde se quer ir, e como/por que construir os próximos caminhos a serem trilhados. A partir disto, emerge o seguinte questionamento: o que se mostra de AC nas pesquisas acadêmicas realizadas entre os anos de 2002 e 2016 no Brasil? De modo geral, identificamos que os estudos estão relacionados a diagnósticos e/ou indicam fragilidades, bem como os desafios e possibilidades de integração da Educação Ambiental nos currículos. No mais, mesmo não tendo encontrado propostas para ambientalizar os currículos, identificamos subsídios sobre o saber-fazer, capazes de potencializar a AC na Educação Superior. Researches about the Curricular Environmentalization (CE) has been increasing in recent decades. This article aims to analyze what has been produced in relation to the thematic to have a vision of where it wants to go, and how/why build the next paths to be pursued. From this, the following question arises: What does CE show in academic surveys conducted between the years of 2002 and 2016 in Brazil? In general, we identified that the studies are related to diagnosis, and/or indicate fragilities, as well as the challenges and possibilities of integrating the Environmental Education into the curriculum. In the most, even though we have not found proposals to environment the curriculum, we find subsidies about the know-how able to potentiate the CE in Higher Education. La investigación sobre la Ambientalización Curricular (AC) ha ido en aumento en las últimas décadas. Por lo tanto, este artículo pretende analizar lo que se ha producido en relación a lo temático, para que pueda tener una visión de dónde quiere ir, y cómo/por qué construir los caminos siguientes que se perseguirán. De ahí surge la siguiente pregunta: ¿qué se muestra sobre la AC en los estudios académicos realizados entre los años 2002 y 2016 en Brasil? En general, identificamos los estudios están relacionados con el diagnóstico y/o indican fragilidades, así como los retos y posibilidades de integrar la Educación Ambiental en el currículo. En la mayoría, a pesar de que no hemos encontrado propuestas para ambientalizar el currículo, encontramos subvenciones acerca del saber-hacer capaz de potenciar el AC en la Educación Superior.
id FURG-9_ddfa91257f7b43c5362b71ffdc736c40
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7475
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
spelling Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidadesAmbientalização CurricularEducação AmbientalEducação Superior brasileira.As pesquisas acerca da Ambientalização Curricular (AC) vêm se potencializando nas últimas décadas. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar o que tem sido produzido em relação à temática, para que se possa ter uma visão de para onde se quer ir, e como/por que construir os próximos caminhos a serem trilhados. A partir disto, emerge o seguinte questionamento: o que se mostra de AC nas pesquisas acadêmicas realizadas entre os anos de 2002 e 2016 no Brasil? De modo geral, identificamos que os estudos estão relacionados a diagnósticos e/ou indicam fragilidades, bem como os desafios e possibilidades de integração da Educação Ambiental nos currículos. No mais, mesmo não tendo encontrado propostas para ambientalizar os currículos, identificamos subsídios sobre o saber-fazer, capazes de potencializar a AC na Educação Superior. Researches about the Curricular Environmentalization (CE) has been increasing in recent decades. This article aims to analyze what has been produced in relation to the thematic to have a vision of where it wants to go, and how/why build the next paths to be pursued. From this, the following question arises: What does CE show in academic surveys conducted between the years of 2002 and 2016 in Brazil? In general, we identified that the studies are related to diagnosis, and/or indicate fragilities, as well as the challenges and possibilities of integrating the Environmental Education into the curriculum. In the most, even though we have not found proposals to environment the curriculum, we find subsidies about the know-how able to potentiate the CE in Higher Education. La investigación sobre la Ambientalización Curricular (AC) ha ido en aumento en las últimas décadas. Por lo tanto, este artículo pretende analizar lo que se ha producido en relación a lo temático, para que pueda tener una visión de dónde quiere ir, y cómo/por qué construir los caminos siguientes que se perseguirán. De ahí surge la siguiente pregunta: ¿qué se muestra sobre la AC en los estudios académicos realizados entre los años 2002 y 2016 en Brasil? En general, identificamos los estudios están relacionados con el diagnóstico y/o indican fragilidades, así como los retos y posibilidades de integrar la Educación Ambiental en el currículo. En la mayoría, a pesar de que no hemos encontrado propuestas para ambientalizar el currículo, encontramos subvenciones acerca del saber-hacer capaz de potenciar el AC en la Educación Superior.Lepidus2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/747510.14295/remea.v34i3.7475REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 72-921517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475/4884Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMota, Junior CesarKitzmann, Dione Iara Silveira2018-03-22T21:42:49Zoai:periodicos.furg.br:article/7475Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-22T21:42:49Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
title Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
spellingShingle Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
Mota, Junior Cesar
Ambientalização Curricular
Educação Ambiental
Educação Superior brasileira.
Mota, Junior Cesar
Ambientalização Curricular
Educação Ambiental
Educação Superior brasileira.
title_short Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
title_full Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
title_fullStr Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
title_full_unstemmed Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
title_sort Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
author Mota, Junior Cesar
author_facet Mota, Junior Cesar
Mota, Junior Cesar
Kitzmann, Dione Iara Silveira
Kitzmann, Dione Iara Silveira
author_role author
author2 Kitzmann, Dione Iara Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Junior Cesar
Kitzmann, Dione Iara Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalização Curricular
Educação Ambiental
Educação Superior brasileira.
topic Ambientalização Curricular
Educação Ambiental
Educação Superior brasileira.
description As pesquisas acerca da Ambientalização Curricular (AC) vêm se potencializando nas últimas décadas. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar o que tem sido produzido em relação à temática, para que se possa ter uma visão de para onde se quer ir, e como/por que construir os próximos caminhos a serem trilhados. A partir disto, emerge o seguinte questionamento: o que se mostra de AC nas pesquisas acadêmicas realizadas entre os anos de 2002 e 2016 no Brasil? De modo geral, identificamos que os estudos estão relacionados a diagnósticos e/ou indicam fragilidades, bem como os desafios e possibilidades de integração da Educação Ambiental nos currículos. No mais, mesmo não tendo encontrado propostas para ambientalizar os currículos, identificamos subsídios sobre o saber-fazer, capazes de potencializar a AC na Educação Superior. Researches about the Curricular Environmentalization (CE) has been increasing in recent decades. This article aims to analyze what has been produced in relation to the thematic to have a vision of where it wants to go, and how/why build the next paths to be pursued. From this, the following question arises: What does CE show in academic surveys conducted between the years of 2002 and 2016 in Brazil? In general, we identified that the studies are related to diagnosis, and/or indicate fragilities, as well as the challenges and possibilities of integrating the Environmental Education into the curriculum. In the most, even though we have not found proposals to environment the curriculum, we find subsidies about the know-how able to potentiate the CE in Higher Education. La investigación sobre la Ambientalización Curricular (AC) ha ido en aumento en las últimas décadas. Por lo tanto, este artículo pretende analizar lo que se ha producido en relación a lo temático, para que pueda tener una visión de dónde quiere ir, y cómo/por qué construir los caminos siguientes que se perseguirán. De ahí surge la siguiente pregunta: ¿qué se muestra sobre la AC en los estudios académicos realizados entre los años 2002 y 2016 en Brasil? En general, identificamos los estudios están relacionados con el diagnóstico y/o indican fragilidades, así como los retos y posibilidades de integrar la Educación Ambiental en el currículo. En la mayoría, a pesar de que no hemos encontrado propuestas para ambientalizar el currículo, encontramos subvenciones acerca del saber-hacer capaz de potenciar el AC en la Educación Superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475
10.14295/remea.v34i3.7475
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i3.7475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475/4884
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 72-92
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1822182027148918785
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/remea.v34i3.7475