Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Junior Cesar
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kitzmann, Dione Iara Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10931
https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7475
Resumo: Artigo de periódico
id FURG_bdca34807aeffdb8439c737841c7c37d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10931
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidadesA State of the Questionin the Curricular Environmentalization in Brazilian Higher Education: practices, challenges and potentialities.Un Estado de la cuestiónsobreAmbientalización Curricular en la Educación Superiorbrasileña: prácticas, retos e potenciales.Ambientalização CurricularEducação AmbientalEducação Superior brasileiraCurricular EnvironmentalizationEnvironmental EducationBrazilian Higher EducationAmbientalización CurricularEducación AmbientalEducación Superior brasileñaArtigo de periódicoAs pesquisas acerca da Ambientalização Curricular (AC) vêm se potencializando nas últimas décadas. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar o que tem sido produzido em relação à temática, para que se possa ter uma visão de para onde se quer ir, e como/por que construir os próximos caminhos a serem trilhados. A partir disto, emerge o seguinte questionamento: o que se mostra de AC nas pesquisas acadêmicas realizadas entre os anos de 2002 e 2016no Brasil? De modo geral, identificamos que os estudos estão relacionados a diagnósticos e/ou indicam fragilidades, bem como os desafios e possibilidades de integração da Educação Ambientalnos currículos. No mais, mesmo não tendo encontrado propostas para ambientalizar os currículos, identificamos subsídios sobreo saber-fazer, capazes de potencializar a AC na Educação Superior.Researches about the Curricular Environmentalization (CE) has been increasingin recent decades. This article aims to analyze what has been produced in relation to the thematictohave a vision of where it wants to go, and how/why build the next paths to be pursued. From this, the following question arises: What does CE show in academic surveys conducted between the years of 2002 and 2016in Brazil? In general, we identified that the studies are related to diagnosis, and/or indicate fragilities, as well as the challenges and possibilities of integrating the Environmental Educationinto the curriculum. In the most, even though we have not found proposals to environment the curriculum, we find subsidies aboutthe know-how able to potentiate the CE in Higher Education.La investigación sobre la Ambientalización Curricular (AC) ha ido en aumento en las últimas décadas. Por lo tanto, este artículo pretende analizar lo que se ha producido en relación a lo temático, para que pueda tener una visión de dónde quiere ir, y cómo/por qué construir los caminos siguientes que se perseguirán. De ahí surge la siguiente pregunta: ¿qué se muestra sobre la AC en los estudios académicos realizados entre los años 2002 y 2016en Brasil? En general, identificamos los estudios están relacionados con el diagnóstico y/o indican fragilidades, así como los retos y posibilidades de integrar la Educación Ambiental en el currículo. En la mayoría, a pesar de que no hemos encontrado propuestas para ambientalizarel currículo, encontramos subvenciones acerca delsaber-hacercapaz de potenciar el AC en la Educación Superior.2023-05-05T12:55:36Z2023-05-05T12:55:36Z2017-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOTA, J. C.; KITZMANN, D. I. S. Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 72–92, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475. Acesso em: 3 out. 2022.1517-1256https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10931https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7475porMota, Junior CesarKitzmann, Dione Iara Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-05T12:55:37Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10931Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-05T12:55:37Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
A State of the Questionin the Curricular Environmentalization in Brazilian Higher Education: practices, challenges and potentialities.
Un Estado de la cuestiónsobreAmbientalización Curricular en la Educación Superiorbrasileña: prácticas, retos e potenciales.
title Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
spellingShingle Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
Mota, Junior Cesar
Ambientalização Curricular
Educação Ambiental
Educação Superior brasileira
Curricular Environmentalization
Environmental Education
Brazilian Higher Education
Ambientalización Curricular
Educación Ambiental
Educación Superior brasileña
title_short Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
title_full Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
title_fullStr Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
title_full_unstemmed Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
title_sort Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades
author Mota, Junior Cesar
author_facet Mota, Junior Cesar
Kitzmann, Dione Iara Silveira
author_role author
author2 Kitzmann, Dione Iara Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Junior Cesar
Kitzmann, Dione Iara Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalização Curricular
Educação Ambiental
Educação Superior brasileira
Curricular Environmentalization
Environmental Education
Brazilian Higher Education
Ambientalización Curricular
Educación Ambiental
Educación Superior brasileña
topic Ambientalização Curricular
Educação Ambiental
Educação Superior brasileira
Curricular Environmentalization
Environmental Education
Brazilian Higher Education
Ambientalización Curricular
Educación Ambiental
Educación Superior brasileña
description Artigo de periódico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
2023-05-05T12:55:36Z
2023-05-05T12:55:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, J. C.; KITZMANN, D. I. S. Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 72–92, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475. Acesso em: 3 out. 2022.
1517-1256
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10931
https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7475
identifier_str_mv MOTA, J. C.; KITZMANN, D. I. S. Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 72–92, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475. Acesso em: 3 out. 2022.
1517-1256
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10931
https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384392605106176