EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo discutir as questões envolvidas na inserção da educação ambiental no currículo dos cursos de uma instituição de ensino superior. Apresentamos um estudo de caso de abordagem qualitativa realizada por meio de um questionário diagnóstico com os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação de uma universidade particular do oeste do estado de São Paulo. Os resultados indicaram que a discussão ambiental na universidade ainda é um processo novo, repleto de desafios e anseios dos sujeitos envolvidos, mas que está iniciando as demandas para uma formação socioambiental. |
id |
UFMT-3_0f1a6ef329ccb60ea11dda3c897a2127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7191 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULARAmbientalização CurricularEducação SuperiorEducação AmbientalInterdisciplinaridadeEducaçãp AmbientalEste estudo tem como objetivo discutir as questões envolvidas na inserção da educação ambiental no currículo dos cursos de uma instituição de ensino superior. Apresentamos um estudo de caso de abordagem qualitativa realizada por meio de um questionário diagnóstico com os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação de uma universidade particular do oeste do estado de São Paulo. Os resultados indicaram que a discussão ambiental na universidade ainda é um processo novo, repleto de desafios e anseios dos sujeitos envolvidos, mas que está iniciando as demandas para uma formação socioambiental.Universidade Federal de Mato Grosso2021-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa de Campoapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/719110.29286/rep.v30ijan/dez.7191Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-222238-20970104-596210.29286/rep.v30ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/8367https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10899https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10900https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10901https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10903https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10902Copyright (c) 2021 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessARANA, Alba Regina Azevedo BERTOLI, Suzana Chiari 2022-03-24T19:09:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/7191Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2022-03-24T19:09:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR ARANA, Alba Regina Azevedo Ambientalização Curricular Educação Superior Educação Ambiental Interdisciplinaridade Educaçãp Ambiental |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O PROCESSO DE AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR |
author |
ARANA, Alba Regina Azevedo |
author_facet |
ARANA, Alba Regina Azevedo BERTOLI, Suzana Chiari |
author_role |
author |
author2 |
BERTOLI, Suzana Chiari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARANA, Alba Regina Azevedo BERTOLI, Suzana Chiari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientalização Curricular Educação Superior Educação Ambiental Interdisciplinaridade Educaçãp Ambiental |
topic |
Ambientalização Curricular Educação Superior Educação Ambiental Interdisciplinaridade Educaçãp Ambiental |
description |
Este estudo tem como objetivo discutir as questões envolvidas na inserção da educação ambiental no currículo dos cursos de uma instituição de ensino superior. Apresentamos um estudo de caso de abordagem qualitativa realizada por meio de um questionário diagnóstico com os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação de uma universidade particular do oeste do estado de São Paulo. Os resultados indicaram que a discussão ambiental na universidade ainda é um processo novo, repleto de desafios e anseios dos sujeitos envolvidos, mas que está iniciando as demandas para uma formação socioambiental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191 10.29286/rep.v30ijan/dez.7191 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v30ijan/dez.7191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/8367 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10899 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10900 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10901 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10903 https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/7191/10902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 30 (2021): Revista de Educação Pública, v. 30 jan./dez. 2021; 1-22 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v30ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216776511488 |