A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke Carletto, Denise
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nocchi Rockett, Ananda, Silveira Guerra, Antonio Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7522
Resumo: Neste artigo, apresentam-se fundamentos e princípios da hermenêutica e suas contribuições para a pesquisa e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. A partir de leitura exploratória, revisão de literatura, e no aporte teórico de autores(as) como Gadamer (1999), Passos e Sato (2002), Carvalho, Grün e Avanzi (2009) e Pereira (2016), apresenta-se a hermenêutica, e sua relevância para a pesquisa em Educação Ambiental. Para isso, a hermenêutica é trazida como possibilidade de percepção ambiental, enunciando a importância da ampliação dos horizontes compreensivos para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental, e reafirmando-a como fio condutor para a interpretação e a compreensão dos movimentos da pesquisa e do pesquisador em Educação Ambiental. Conclui-se que a hermenêutica apresenta-se como uma vertente epistemológica frutífera para as pesquisas e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. In this article, we present fundamentals and principles of hermeneutics and its contributions for the research and for the researcher on Environmental Education. By the exploratory reading, literature review, and the theoretical contribution of authors such as Gadamer (1999), Passos and Sato (2002), Carvalho, Grün and Avanzi (2009) and Pereira (2016), we present hermeneutics and its relevance to the research in Environmental Education. For this, hermeneutics is brought as a possibility of environmental perception, enunciating the importance of the broadening on understanding horizons for the researcher in Environmental Education, and reaffirming hermeneutics as the guiding thread for the interpretation and understanding of the movements of the research and the researcher in Environmental Education. We concluded that hermeneutics presents itself as a fruitful epistemological aspect for the researches and for the research in Environmental Education. En este artículo se presentan fundamentos y principios de hermenéutica e sus contribuciones para la investigación e para el(la) investigador(a) de Educación Ambiental. A partir de la lectura exploratoria, revisión de literatura, e con el aporte teórico de autores(as) como Gadamer (1999), Passos e Sato (2002), Carvalho, Grün e Avanzi (2009) e Pereira (2016), se presenta la hermenéutica y su relevancia para la investigación en Educación Ambiental. Para eso, la hermenéutica es colocada como posibilidad de percepción ambiental, enunciando la importancia de ampliar los horizontes comprensivos para el investigador de Educación Ambiental y reafirmando la hermenéutica como hilo conductor para la interpretación y la comprensión de los movimientos de la investigación y del investigador de Educación Ambiental. Se concluye que la hermenéutica se presenta como una vertiente epistemológica fructífera para las investigaciones y para el(la) investigador(a) de Educación Ambiental.
id FURG-9_e484859c80aa72eb0929a138ee0a0dbe
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7522
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisaEducação Ambiental. Hermenêutica. Pesquisa qualitativa.Neste artigo, apresentam-se fundamentos e princípios da hermenêutica e suas contribuições para a pesquisa e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. A partir de leitura exploratória, revisão de literatura, e no aporte teórico de autores(as) como Gadamer (1999), Passos e Sato (2002), Carvalho, Grün e Avanzi (2009) e Pereira (2016), apresenta-se a hermenêutica, e sua relevância para a pesquisa em Educação Ambiental. Para isso, a hermenêutica é trazida como possibilidade de percepção ambiental, enunciando a importância da ampliação dos horizontes compreensivos para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental, e reafirmando-a como fio condutor para a interpretação e a compreensão dos movimentos da pesquisa e do pesquisador em Educação Ambiental. Conclui-se que a hermenêutica apresenta-se como uma vertente epistemológica frutífera para as pesquisas e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. In this article, we present fundamentals and principles of hermeneutics and its contributions for the research and for the researcher on Environmental Education. By the exploratory reading, literature review, and the theoretical contribution of authors such as Gadamer (1999), Passos and Sato (2002), Carvalho, Grün and Avanzi (2009) and Pereira (2016), we present hermeneutics and its relevance to the research in Environmental Education. For this, hermeneutics is brought as a possibility of environmental perception, enunciating the importance of the broadening on understanding horizons for the researcher in Environmental Education, and reaffirming hermeneutics as the guiding thread for the interpretation and understanding of the movements of the research and the researcher in Environmental Education. We concluded that hermeneutics presents itself as a fruitful epistemological aspect for the researches and for the research in Environmental Education. En este artículo se presentan fundamentos y principios de hermenéutica e sus contribuciones para la investigación e para el(la) investigador(a) de Educación Ambiental. A partir de la lectura exploratoria, revisión de literatura, e con el aporte teórico de autores(as) como Gadamer (1999), Passos e Sato (2002), Carvalho, Grün e Avanzi (2009) e Pereira (2016), se presenta la hermenéutica y su relevancia para la investigación en Educación Ambiental. Para eso, la hermenéutica es colocada como posibilidad de percepción ambiental, enunciando la importancia de ampliar los horizontes comprensivos para el investigador de Educación Ambiental y reafirmando la hermenéutica como hilo conductor para la interpretación y la comprensión de los movimientos de la investigación y del investigador de Educación Ambiental. Se concluye que la hermenéutica se presenta como una vertiente epistemológica fructífera para las investigaciones y para el(la) investigador(a) de Educación Ambiental.Lepidus2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionfundamentosapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/752210.14295/remea.v34i3.7522REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 93-1111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7522/4885Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemke Carletto, DeniseNocchi Rockett, AnandaSilveira Guerra, Antonio Fernando2018-03-22T21:43:47Zoai:periodicos.furg.br:article/7522Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-22T21:43:47Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa
title A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa
spellingShingle A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa
Lemke Carletto, Denise
Educação Ambiental. Hermenêutica. Pesquisa qualitativa.
title_short A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa
title_full A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa
title_fullStr A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa
title_full_unstemmed A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa
title_sort A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa
author Lemke Carletto, Denise
author_facet Lemke Carletto, Denise
Nocchi Rockett, Ananda
Silveira Guerra, Antonio Fernando
author_role author
author2 Nocchi Rockett, Ananda
Silveira Guerra, Antonio Fernando
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemke Carletto, Denise
Nocchi Rockett, Ananda
Silveira Guerra, Antonio Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental. Hermenêutica. Pesquisa qualitativa.
topic Educação Ambiental. Hermenêutica. Pesquisa qualitativa.
description Neste artigo, apresentam-se fundamentos e princípios da hermenêutica e suas contribuições para a pesquisa e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. A partir de leitura exploratória, revisão de literatura, e no aporte teórico de autores(as) como Gadamer (1999), Passos e Sato (2002), Carvalho, Grün e Avanzi (2009) e Pereira (2016), apresenta-se a hermenêutica, e sua relevância para a pesquisa em Educação Ambiental. Para isso, a hermenêutica é trazida como possibilidade de percepção ambiental, enunciando a importância da ampliação dos horizontes compreensivos para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental, e reafirmando-a como fio condutor para a interpretação e a compreensão dos movimentos da pesquisa e do pesquisador em Educação Ambiental. Conclui-se que a hermenêutica apresenta-se como uma vertente epistemológica frutífera para as pesquisas e para o(a) pesquisador(a) em Educação Ambiental. In this article, we present fundamentals and principles of hermeneutics and its contributions for the research and for the researcher on Environmental Education. By the exploratory reading, literature review, and the theoretical contribution of authors such as Gadamer (1999), Passos and Sato (2002), Carvalho, Grün and Avanzi (2009) and Pereira (2016), we present hermeneutics and its relevance to the research in Environmental Education. For this, hermeneutics is brought as a possibility of environmental perception, enunciating the importance of the broadening on understanding horizons for the researcher in Environmental Education, and reaffirming hermeneutics as the guiding thread for the interpretation and understanding of the movements of the research and the researcher in Environmental Education. We concluded that hermeneutics presents itself as a fruitful epistemological aspect for the researches and for the research in Environmental Education. En este artículo se presentan fundamentos y principios de hermenéutica e sus contribuciones para la investigación e para el(la) investigador(a) de Educación Ambiental. A partir de la lectura exploratoria, revisión de literatura, e con el aporte teórico de autores(as) como Gadamer (1999), Passos e Sato (2002), Carvalho, Grün e Avanzi (2009) e Pereira (2016), se presenta la hermenéutica y su relevancia para la investigación en Educación Ambiental. Para eso, la hermenéutica es colocada como posibilidad de percepción ambiental, enunciando la importancia de ampliar los horizontes comprensivos para el investigador de Educación Ambiental y reafirmando la hermenéutica como hilo conductor para la interpretación y la comprensión de los movimientos de la investigación y del investigador de Educación Ambiental. Se concluye que la hermenéutica se presenta como una vertiente epistemológica fructífera para las investigaciones y para el(la) investigador(a) de Educación Ambiental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
fundamentos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7522
10.14295/remea.v34i3.7522
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7522
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i3.7522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7522/4885
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 3 (2017); 93-111
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786139443200