“Hermenêutica objetiva” e sua apropriação na pesquisa empírica na área da educação
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3618 |
Resumo: | Este texto apresenta a metodologia de pesquisa social qualitativa denominada “hermenêutica objetiva” desenvolvida pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann e aponta sua propriedade na pesquisa educacional. Derivada da tradição interpretativa da Teoria Crítica de Theodor Adorno, a finalidade da análise “hermenêutica objetiva” é descortinar a lógica entre as estruturas de reprodução social e as estruturas de transformação, reveladas em algum tipo de texto. Assim, objetiva desvendar e revelar a realidade sui generis que está contida neles: textos escritos de protocolos de pesquisa de campo, entrevistas, assim como obras de arte, música, arquitetura, são igualmente textos a serem interpretados. A metodologia procura compreender os sentidos que foram atribuídos a uma situação social e que estão registradas no texto. O texto apresenta dimensões do método usadas na Alemanha e no Brasil em pesquisas da escola e da sala de aula. |
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