Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734 |
Resumo: | A Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional. |
id |
UEMG-2_25990632b3518402e31c30a271ae6738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2734 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacionalpesquisa qualitativahermenêuticahermenêutica educacionalA Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional.EDUEMG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/273410.24934/eef.v22i37.2734Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 8-262317-00931519-332210.24934/eef.v22i37reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734/2132Copyright (c) 2019 Karina Augusta Limonta Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Karina Augusta Limonta2019-08-13T18:51:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2734Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-08-13T18:51:41Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional |
title |
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional |
spellingShingle |
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional Vieira, Karina Augusta Limonta pesquisa qualitativa hermenêutica hermenêutica educacional |
title_short |
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional |
title_full |
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional |
title_fullStr |
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional |
title_full_unstemmed |
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional |
title_sort |
Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional |
author |
Vieira, Karina Augusta Limonta |
author_facet |
Vieira, Karina Augusta Limonta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Karina Augusta Limonta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pesquisa qualitativa hermenêutica hermenêutica educacional |
topic |
pesquisa qualitativa hermenêutica hermenêutica educacional |
description |
A Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734 10.24934/eef.v22i37.2734 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i37.2734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734/2132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Karina Augusta Limonta Vieira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Karina Augusta Limonta Vieira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26 Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i37 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469388898304 |