Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Karina Augusta Limonta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734
Resumo: A Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional.
id UEMG-2_25990632b3518402e31c30a271ae6738
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2734
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacionalpesquisa qualitativahermenêuticahermenêutica educacionalA Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional.EDUEMG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/273410.24934/eef.v22i37.2734Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 8-262317-00931519-332210.24934/eef.v22i37reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734/2132Copyright (c) 2019 Karina Augusta Limonta Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Karina Augusta Limonta2019-08-13T18:51:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2734Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-08-13T18:51:41Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
title Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
spellingShingle Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
Vieira, Karina Augusta Limonta
pesquisa qualitativa
hermenêutica
hermenêutica educacional
title_short Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
title_full Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
title_fullStr Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
title_full_unstemmed Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
title_sort Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional
author Vieira, Karina Augusta Limonta
author_facet Vieira, Karina Augusta Limonta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Karina Augusta Limonta
dc.subject.por.fl_str_mv pesquisa qualitativa
hermenêutica
hermenêutica educacional
topic pesquisa qualitativa
hermenêutica
hermenêutica educacional
description A Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734
10.24934/eef.v22i37.2734
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i37.2734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734/2132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Karina Augusta Limonta Vieira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Karina Augusta Limonta Vieira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26
Educação em Foco; v. 22 n. 37 (2019): Educação em Foco; 8-26
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i37
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469388898304