Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544 |
Resumo: | Neste artigo discuto a educação ambiental considerando os elementos que influenciaram, em alguma medida, a pesquisa na área no Brasil nos últimos anos. Objetiva-se explicitar os elementos epistemológicos, a crítica aos modelos desenvolvidos no período e os avanços teóricos e práticos conquistados. Ainda, discuto a necessidade de ampliação do debate para o campo político em relação às ações que vêm potencializando a força destrutiva do Capital sobre os ambientes e as condições sociais no país. Concluo com a defesa da filosofia da práxis com estratégia e fundamento teórico e prático para o enfrentamento do aumento da degradação socioambiental na contemporaneidade e para a ampliação das ações de educação ambiental crítica a todos os espaços, solidificando a perspectiva crítica, emancipatória e transformadora que lhe é própria. |
id |
FURG-9_e6e70044f745832644bc60d109ba7fff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5544 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexãoEpistemologiaFilosofia da práxisEducação ambiental críticaPolítica.Neste artigo discuto a educação ambiental considerando os elementos que influenciaram, em alguma medida, a pesquisa na área no Brasil nos últimos anos. Objetiva-se explicitar os elementos epistemológicos, a crítica aos modelos desenvolvidos no período e os avanços teóricos e práticos conquistados. Ainda, discuto a necessidade de ampliação do debate para o campo político em relação às ações que vêm potencializando a força destrutiva do Capital sobre os ambientes e as condições sociais no país. Concluo com a defesa da filosofia da práxis com estratégia e fundamento teórico e prático para o enfrentamento do aumento da degradação socioambiental na contemporaneidade e para a ampliação das ações de educação ambiental crítica a todos os espaços, solidificando a perspectiva crítica, emancipatória e transformadora que lhe é própria.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/554410.14295/remea.v32i2.5544REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 283-2981517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544/3452Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Jorge Sobral da Silva2020-11-16T20:58:01Zoai:periodicos.furg.br:article/5544Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão |
title |
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão |
spellingShingle |
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão Maia, Jorge Sobral da Silva Epistemologia Filosofia da práxis Educação ambiental crítica Política. |
title_short |
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão |
title_full |
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão |
title_fullStr |
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão |
title_full_unstemmed |
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão |
title_sort |
Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão |
author |
Maia, Jorge Sobral da Silva |
author_facet |
Maia, Jorge Sobral da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Jorge Sobral da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Filosofia da práxis Educação ambiental crítica Política. |
topic |
Epistemologia Filosofia da práxis Educação ambiental crítica Política. |
description |
Neste artigo discuto a educação ambiental considerando os elementos que influenciaram, em alguma medida, a pesquisa na área no Brasil nos últimos anos. Objetiva-se explicitar os elementos epistemológicos, a crítica aos modelos desenvolvidos no período e os avanços teóricos e práticos conquistados. Ainda, discuto a necessidade de ampliação do debate para o campo político em relação às ações que vêm potencializando a força destrutiva do Capital sobre os ambientes e as condições sociais no país. Concluo com a defesa da filosofia da práxis com estratégia e fundamento teórico e prático para o enfrentamento do aumento da degradação socioambiental na contemporaneidade e para a ampliação das ações de educação ambiental crítica a todos os espaços, solidificando a perspectiva crítica, emancipatória e transformadora que lhe é própria. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544 10.14295/remea.v32i2.5544 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v32i2.5544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544/3452 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 283-298 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785013272576 |