Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Jorge Sobral da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544
Resumo: Neste artigo discuto a educação ambiental considerando os elementos que influenciaram, em alguma medida, a pesquisa na área no Brasil nos últimos anos. Objetiva-se explicitar os elementos epistemológicos, a crítica aos modelos desenvolvidos no período e os avanços teóricos e práticos conquistados. Ainda, discuto a necessidade de ampliação do debate para o campo político em relação às ações que vêm potencializando a força destrutiva do Capital sobre os ambientes e as condições sociais no país. Concluo com a defesa da filosofia da práxis com estratégia e fundamento teórico e prático para o enfrentamento do aumento da degradação socioambiental na contemporaneidade e para a ampliação das ações de educação ambiental crítica a todos os espaços, solidificando a perspectiva crítica, emancipatória e transformadora que lhe é própria.
id FURG-9_e6e70044f745832644bc60d109ba7fff
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5544
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexãoEpistemologiaFilosofia da práxisEducação ambiental críticaPolítica.Neste artigo discuto a educação ambiental considerando os elementos que influenciaram, em alguma medida, a pesquisa na área no Brasil nos últimos anos. Objetiva-se explicitar os elementos epistemológicos, a crítica aos modelos desenvolvidos no período e os avanços teóricos e práticos conquistados. Ainda, discuto a necessidade de ampliação do debate para o campo político em relação às ações que vêm potencializando a força destrutiva do Capital sobre os ambientes e as condições sociais no país. Concluo com a defesa da filosofia da práxis com estratégia e fundamento teórico e prático para o enfrentamento do aumento da degradação socioambiental na contemporaneidade e para a ampliação das ações de educação ambiental crítica a todos os espaços, solidificando a perspectiva crítica, emancipatória e transformadora que lhe é própria.Lepidus2015-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/554410.14295/remea.v32i2.5544REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 283-2981517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544/3452Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Jorge Sobral da Silva2020-11-16T20:58:01Zoai:periodicos.furg.br:article/5544Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:58:01Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
title Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
spellingShingle Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
Maia, Jorge Sobral da Silva
Epistemologia
Filosofia da práxis
Educação ambiental crítica
Política.
title_short Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
title_full Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
title_fullStr Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
title_full_unstemmed Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
title_sort Problemáticas da Educação Ambiental no Brasil: elementos para a reflexão
author Maia, Jorge Sobral da Silva
author_facet Maia, Jorge Sobral da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Jorge Sobral da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Filosofia da práxis
Educação ambiental crítica
Política.
topic Epistemologia
Filosofia da práxis
Educação ambiental crítica
Política.
description Neste artigo discuto a educação ambiental considerando os elementos que influenciaram, em alguma medida, a pesquisa na área no Brasil nos últimos anos. Objetiva-se explicitar os elementos epistemológicos, a crítica aos modelos desenvolvidos no período e os avanços teóricos e práticos conquistados. Ainda, discuto a necessidade de ampliação do debate para o campo político em relação às ações que vêm potencializando a força destrutiva do Capital sobre os ambientes e as condições sociais no país. Concluo com a defesa da filosofia da práxis com estratégia e fundamento teórico e prático para o enfrentamento do aumento da degradação socioambiental na contemporaneidade e para a ampliação das ações de educação ambiental crítica a todos os espaços, solidificando a perspectiva crítica, emancipatória e transformadora que lhe é própria.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544
10.14295/remea.v32i2.5544
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544
identifier_str_mv 10.14295/remea.v32i2.5544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5544/3452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 32 n. 2 (2015); 283-298
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785013272576