O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Memorare |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3341 |
Resumo: | Este artigo apresenta alguns relatos e discussões sobre abordagens metodológicas em Educação Ambiental enquanto professora de Biologia e Ciências na EEB Professor José Rodrigues Lopes, em Garopaba, SC. Foram desenvolvidos os projetos: Água é Vida, com investigação de campo na CASAN; PROCEL, por meio de estudo das faturas de energia e de projetos sobre energias renováveis; Oficina de Plantas Medicinais, com valorização de conhecimentos etnobotânicos e a participação de agentes comunitários da Pastoral da Saúde; sobre Silvicultura, em parceria com ONGs; e Diagnóstico e Monitoramento da Lagoa das Capivaras. Os resultados destes projetos foram expostos de forma interativa para a comunidade. Além do mais, essas discussões refletem sobre o desafio docente de educar com práticas pedagógicas que busquem a construção do conhecimento sobre o meio ambiente, por meio de métodos diferenciados e motivadores, superando a abordagem conteúdista e reprodutivista do modelo tradicional ainda vigente nas escolas. |
id |
UNISUL-5_8987c3a2881b04d968399f112778253e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3341 |
network_acronym_str |
UNISUL-5 |
network_name_str |
Revista Memorare |
repository_id_str |
|
spelling |
O desafio docente na educação ambiental: um outro olharEducação AmbientalPráxis PedagógicaConstrução crítica do Conhecimento.Este artigo apresenta alguns relatos e discussões sobre abordagens metodológicas em Educação Ambiental enquanto professora de Biologia e Ciências na EEB Professor José Rodrigues Lopes, em Garopaba, SC. Foram desenvolvidos os projetos: Água é Vida, com investigação de campo na CASAN; PROCEL, por meio de estudo das faturas de energia e de projetos sobre energias renováveis; Oficina de Plantas Medicinais, com valorização de conhecimentos etnobotânicos e a participação de agentes comunitários da Pastoral da Saúde; sobre Silvicultura, em parceria com ONGs; e Diagnóstico e Monitoramento da Lagoa das Capivaras. Os resultados destes projetos foram expostos de forma interativa para a comunidade. Além do mais, essas discussões refletem sobre o desafio docente de educar com práticas pedagógicas que busquem a construção do conhecimento sobre o meio ambiente, por meio de métodos diferenciados e motivadores, superando a abordagem conteúdista e reprodutivista do modelo tradicional ainda vigente nas escolas.Editora Unisul2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/334110.19177/memorare.v2e4201592-103Revista Memorare; v. 2 n. 4 (2015): (set./dez, n. esp. VII SIMFOP); 92-1032358-05932358-0593reponame:Revista Memorareinstname:Universidade do Sul de SC (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3341/2378Copyright (c) 2015 Cristina Machado Oliveira Faracoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaraco, Cristina Machado Oliveira2017-03-13T18:50:39Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/3341Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupepPUBhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/oai||revistamemorare@outlook.com2358-05932358-0593opendoar:2017-03-13T18:50:39Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar |
title |
O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar |
spellingShingle |
O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar Faraco, Cristina Machado Oliveira Educação Ambiental Práxis Pedagógica Construção crítica do Conhecimento. |
title_short |
O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar |
title_full |
O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar |
title_fullStr |
O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar |
title_full_unstemmed |
O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar |
title_sort |
O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar |
author |
Faraco, Cristina Machado Oliveira |
author_facet |
Faraco, Cristina Machado Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faraco, Cristina Machado Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Práxis Pedagógica Construção crítica do Conhecimento. |
topic |
Educação Ambiental Práxis Pedagógica Construção crítica do Conhecimento. |
description |
Este artigo apresenta alguns relatos e discussões sobre abordagens metodológicas em Educação Ambiental enquanto professora de Biologia e Ciências na EEB Professor José Rodrigues Lopes, em Garopaba, SC. Foram desenvolvidos os projetos: Água é Vida, com investigação de campo na CASAN; PROCEL, por meio de estudo das faturas de energia e de projetos sobre energias renováveis; Oficina de Plantas Medicinais, com valorização de conhecimentos etnobotânicos e a participação de agentes comunitários da Pastoral da Saúde; sobre Silvicultura, em parceria com ONGs; e Diagnóstico e Monitoramento da Lagoa das Capivaras. Os resultados destes projetos foram expostos de forma interativa para a comunidade. Além do mais, essas discussões refletem sobre o desafio docente de educar com práticas pedagógicas que busquem a construção do conhecimento sobre o meio ambiente, por meio de métodos diferenciados e motivadores, superando a abordagem conteúdista e reprodutivista do modelo tradicional ainda vigente nas escolas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3341 10.19177/memorare.v2e4201592-103 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3341 |
identifier_str_mv |
10.19177/memorare.v2e4201592-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/memorare_grupep/article/view/3341/2378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cristina Machado Oliveira Faraco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cristina Machado Oliveira Faraco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unisul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Memorare; v. 2 n. 4 (2015): (set./dez, n. esp. VII SIMFOP); 92-103 2358-0593 2358-0593 reponame:Revista Memorare instname:Universidade do Sul de SC (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Revista Memorare |
collection |
Revista Memorare |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Memorare - Universidade do Sul de SC (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistamemorare@outlook.com |
_version_ |
1798325335174938624 |