Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FÉLIX, Rodrigo de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CUNHA, Adorea Rebelo da, BATISTA, Daiane Cardoso Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369
Resumo: Este trabalho consiste em entender como está inserida a educação ambiental, a prática da mesma dentro do (sub) espaço (geográfico) escolar e a sua relação com o ensino de geografia. Os procedimentos metodológicos adotados foram baseados em pesquisas: bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas (perguntas diretas e indiretas). A pesquisa representa um estudo de caso realizado em uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Manaus (AM). Sendo, os estudantes do EJA (Educação de Jovens e adultos) do turno noturno, os sujeitos sociais desta pesquisa, totalizando um total de 20 discentes participantes. Conforme pesquisa, a educação ambiental se torna uma ferramenta essencial para a compreensão das atuais questões ambientais. Essa perspectiva demonstra a visão dos estudantes quanto à importância desses estudos no contexto escolar atual. Sendo assim, o ensino de geografia contribui efetivamente para desenvolvimento dessas propostas e a construção da práxis ambiental no subespaço escolar.  Palavras- chave: ensino de geografia; educação ambiental; práxis
id UFC-8_497e6ba8f5f00bedeb51246ff4146a9b
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/369
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolarEPISTEMOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICAensino de geografia; educação ambiental; práxisEste trabalho consiste em entender como está inserida a educação ambiental, a prática da mesma dentro do (sub) espaço (geográfico) escolar e a sua relação com o ensino de geografia. Os procedimentos metodológicos adotados foram baseados em pesquisas: bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas (perguntas diretas e indiretas). A pesquisa representa um estudo de caso realizado em uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Manaus (AM). Sendo, os estudantes do EJA (Educação de Jovens e adultos) do turno noturno, os sujeitos sociais desta pesquisa, totalizando um total de 20 discentes participantes. Conforme pesquisa, a educação ambiental se torna uma ferramenta essencial para a compreensão das atuais questões ambientais. Essa perspectiva demonstra a visão dos estudantes quanto à importância desses estudos no contexto escolar atual. Sendo assim, o ensino de geografia contribui efetivamente para desenvolvimento dessas propostas e a construção da práxis ambiental no subespaço escolar.  Palavras- chave: ensino de geografia; educação ambiental; práxisUniversidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 1222178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369/288FÉLIX, Rodrigo de OliveiraCUNHA, Adorea Rebelo daBATISTA, Daiane Cardoso Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T19:02:08Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/369Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T19:02:08Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar
title Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar
spellingShingle Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar
FÉLIX, Rodrigo de Oliveira
EPISTEMOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
ensino de geografia; educação ambiental; práxis
title_short Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar
title_full Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar
title_fullStr Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar
title_full_unstemmed Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar
title_sort Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar
author FÉLIX, Rodrigo de Oliveira
author_facet FÉLIX, Rodrigo de Oliveira
CUNHA, Adorea Rebelo da
BATISTA, Daiane Cardoso Lopes
author_role author
author2 CUNHA, Adorea Rebelo da
BATISTA, Daiane Cardoso Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FÉLIX, Rodrigo de Oliveira
CUNHA, Adorea Rebelo da
BATISTA, Daiane Cardoso Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv EPISTEMOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
ensino de geografia; educação ambiental; práxis
topic EPISTEMOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
ensino de geografia; educação ambiental; práxis
description Este trabalho consiste em entender como está inserida a educação ambiental, a prática da mesma dentro do (sub) espaço (geográfico) escolar e a sua relação com o ensino de geografia. Os procedimentos metodológicos adotados foram baseados em pesquisas: bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas (perguntas diretas e indiretas). A pesquisa representa um estudo de caso realizado em uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Manaus (AM). Sendo, os estudantes do EJA (Educação de Jovens e adultos) do turno noturno, os sujeitos sociais desta pesquisa, totalizando um total de 20 discentes participantes. Conforme pesquisa, a educação ambiental se torna uma ferramenta essencial para a compreensão das atuais questões ambientais. Essa perspectiva demonstra a visão dos estudantes quanto à importância desses estudos no contexto escolar atual. Sendo assim, o ensino de geografia contribui efetivamente para desenvolvimento dessas propostas e a construção da práxis ambiental no subespaço escolar.  Palavras- chave: ensino de geografia; educação ambiental; práxis
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369/288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122
Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122
Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643266211840