Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369 |
Resumo: | Este trabalho consiste em entender como está inserida a educação ambiental, a prática da mesma dentro do (sub) espaço (geográfico) escolar e a sua relação com o ensino de geografia. Os procedimentos metodológicos adotados foram baseados em pesquisas: bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas (perguntas diretas e indiretas). A pesquisa representa um estudo de caso realizado em uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Manaus (AM). Sendo, os estudantes do EJA (Educação de Jovens e adultos) do turno noturno, os sujeitos sociais desta pesquisa, totalizando um total de 20 discentes participantes. Conforme pesquisa, a educação ambiental se torna uma ferramenta essencial para a compreensão das atuais questões ambientais. Essa perspectiva demonstra a visão dos estudantes quanto à importância desses estudos no contexto escolar atual. Sendo assim, o ensino de geografia contribui efetivamente para desenvolvimento dessas propostas e a construção da práxis ambiental no subespaço escolar. Palavras- chave: ensino de geografia; educação ambiental; práxis |
id |
UFC-8_497e6ba8f5f00bedeb51246ff4146a9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/369 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolarEPISTEMOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICAensino de geografia; educação ambiental; práxisEste trabalho consiste em entender como está inserida a educação ambiental, a prática da mesma dentro do (sub) espaço (geográfico) escolar e a sua relação com o ensino de geografia. Os procedimentos metodológicos adotados foram baseados em pesquisas: bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas (perguntas diretas e indiretas). A pesquisa representa um estudo de caso realizado em uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Manaus (AM). Sendo, os estudantes do EJA (Educação de Jovens e adultos) do turno noturno, os sujeitos sociais desta pesquisa, totalizando um total de 20 discentes participantes. Conforme pesquisa, a educação ambiental se torna uma ferramenta essencial para a compreensão das atuais questões ambientais. Essa perspectiva demonstra a visão dos estudantes quanto à importância desses estudos no contexto escolar atual. Sendo assim, o ensino de geografia contribui efetivamente para desenvolvimento dessas propostas e a construção da práxis ambiental no subespaço escolar. Palavras- chave: ensino de geografia; educação ambiental; práxisUniversidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 1222178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369/288FÉLIX, Rodrigo de OliveiraCUNHA, Adorea Rebelo daBATISTA, Daiane Cardoso Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T19:02:08Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/369Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T19:02:08Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar |
title |
Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar |
spellingShingle |
Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar FÉLIX, Rodrigo de Oliveira EPISTEMOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ensino de geografia; educação ambiental; práxis |
title_short |
Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar |
title_full |
Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar |
title_fullStr |
Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar |
title_full_unstemmed |
Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar |
title_sort |
Geografia e educação ambiental: o desafio da práxis no subespaço escolar |
author |
FÉLIX, Rodrigo de Oliveira |
author_facet |
FÉLIX, Rodrigo de Oliveira CUNHA, Adorea Rebelo da BATISTA, Daiane Cardoso Lopes |
author_role |
author |
author2 |
CUNHA, Adorea Rebelo da BATISTA, Daiane Cardoso Lopes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FÉLIX, Rodrigo de Oliveira CUNHA, Adorea Rebelo da BATISTA, Daiane Cardoso Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EPISTEMOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ensino de geografia; educação ambiental; práxis |
topic |
EPISTEMOLOGIA, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA ensino de geografia; educação ambiental; práxis |
description |
Este trabalho consiste em entender como está inserida a educação ambiental, a prática da mesma dentro do (sub) espaço (geográfico) escolar e a sua relação com o ensino de geografia. Os procedimentos metodológicos adotados foram baseados em pesquisas: bibliográfica e de campo com entrevistas semiestruturadas (perguntas diretas e indiretas). A pesquisa representa um estudo de caso realizado em uma escola estadual da rede pública de ensino da cidade de Manaus (AM). Sendo, os estudantes do EJA (Educação de Jovens e adultos) do turno noturno, os sujeitos sociais desta pesquisa, totalizando um total de 20 discentes participantes. Conforme pesquisa, a educação ambiental se torna uma ferramenta essencial para a compreensão das atuais questões ambientais. Essa perspectiva demonstra a visão dos estudantes quanto à importância desses estudos no contexto escolar atual. Sendo assim, o ensino de geografia contribui efetivamente para desenvolvimento dessas propostas e a construção da práxis ambiental no subespaço escolar. Palavras- chave: ensino de geografia; educação ambiental; práxis |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/369/288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122 Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122 Geosaberes; Vol 6 No 1 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 112 - 122 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643266211840 |