Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sepulcri, Bruna Neitzel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tristão, Martha Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7036
Resumo: Este artigo é fruto da pesquisa realizada em nível de mestrado em Educação que teve como objetivo contextualizar a educação ambiental (EA) nos contextos de formação continuada dos/as professores/as da rede municipal de educação do município de Colatina/ES. Acreditamos que o mergulho profundo e sem boias (ALVES, 2008) nos/dos/com os cotidianos dos contextos formativos em que imergimos durante a realização desta pesquisa permite contribuir com a ampliação das redes de saberesfazeres a EA e a formação continuada de professores/as. O mergulho se dá por meio de movimentos diversos/plurais e busca mapear os inúmeros contextos formativos para a formação do/a professor/a e a inserção da EA nestes contextos, para isso, captando as produções narrativas dos/as professores/as coautores deste trabalho. This article is outgrowth of the research accomplished in a level of Masters in Education that has as its purpose contextualize the environmental education (EE) in the contexts of continued development of the teachers from the municipal education system of Colatina/ES. We believe that the deep dive without floats (ALVES, 2008) at/from/with the daily life of the formative contexts in which we immerge during the execution of this research allow us to contribute with the expansion of know-how networks, the EE and the continued development of the teachers. The diving illustrates through various/plural movements and it seeks to map the several formative contexts to the formation of the teacher and the insertion of the EE in these contexts, in order to that, capturing the narrative productions of the co-author teachers of this work. Este artículo es fruto de la investigación realizada a nivel de Maestría en Educación que tuvo como objetivo contextualizar la Educación Ambiental (EA) en los contextos de formación continua de los/las profesores/as de la red municipal de educación del municipio de Colatina/ES. Creemos que el buceo profundo sin flotador (ALVES, 2008) en los/ de los/ con los cotidianos de los contextos formativos en el que sumergimos durante la realización de esta investigación permite contribuir con el aumento de las redes de saberes-haceres, la EA y la formación continua de profesores/as. El buceo se da por medio de movimientos diversos/plurales y busca mapear los inúmeros contextos formativos para la formación del/de la profesor/a y la inserción de la EA en estos contextos, para ello, captando las producciones narrativas de los/de las profesores/as coautores de este trabajo.
id FURG-9_e8916fccb4ebfdb655e43171ebee4acb
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/7036
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambientalFormação continuadaContextos FormativosEducação Ambiental.Este artigo é fruto da pesquisa realizada em nível de mestrado em Educação que teve como objetivo contextualizar a educação ambiental (EA) nos contextos de formação continuada dos/as professores/as da rede municipal de educação do município de Colatina/ES. Acreditamos que o mergulho profundo e sem boias (ALVES, 2008) nos/dos/com os cotidianos dos contextos formativos em que imergimos durante a realização desta pesquisa permite contribuir com a ampliação das redes de saberesfazeres a EA e a formação continuada de professores/as. O mergulho se dá por meio de movimentos diversos/plurais e busca mapear os inúmeros contextos formativos para a formação do/a professor/a e a inserção da EA nestes contextos, para isso, captando as produções narrativas dos/as professores/as coautores deste trabalho. This article is outgrowth of the research accomplished in a level of Masters in Education that has as its purpose contextualize the environmental education (EE) in the contexts of continued development of the teachers from the municipal education system of Colatina/ES. We believe that the deep dive without floats (ALVES, 2008) at/from/with the daily life of the formative contexts in which we immerge during the execution of this research allow us to contribute with the expansion of know-how networks, the EE and the continued development of the teachers. The diving illustrates through various/plural movements and it seeks to map the several formative contexts to the formation of the teacher and the insertion of the EE in these contexts, in order to that, capturing the narrative productions of the co-author teachers of this work. Este artículo es fruto de la investigación realizada a nivel de Maestría en Educación que tuvo como objetivo contextualizar la Educación Ambiental (EA) en los contextos de formación continua de los/las profesores/as de la red municipal de educación del municipio de Colatina/ES. Creemos que el buceo profundo sin flotador (ALVES, 2008) en los/ de los/ con los cotidianos de los contextos formativos en el que sumergimos durante la realización de esta investigación permite contribuir con el aumento de las redes de saberes-haceres, la EA y la formación continua de profesores/as. El buceo se da por medio de movimientos diversos/plurales y busca mapear los inúmeros contextos formativos para la formación del/de la profesor/a y la inserción de la EA en estos contextos, para ello, captando las producciones narrativas de los/de las profesores/as coautores de este trabajo.Lepidus2017-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCartografia simbólicaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/703610.14295/remea.v34i2.7036REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 190-2031517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/7036/4687Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSepulcri, Bruna NeitzelTristão, Martha Ferreira2018-03-20T22:40:07Zoai:periodicos.furg.br:article/7036Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-03-20T22:40:07Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental
title Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental
spellingShingle Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental
Sepulcri, Bruna Neitzel
Formação continuada
Contextos Formativos
Educação Ambiental.
title_short Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental
title_full Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental
title_fullStr Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental
title_full_unstemmed Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental
title_sort Formação continuada, pesquisa e narrativas em educação ambiental
author Sepulcri, Bruna Neitzel
author_facet Sepulcri, Bruna Neitzel
Tristão, Martha Ferreira
author_role author
author2 Tristão, Martha Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sepulcri, Bruna Neitzel
Tristão, Martha Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Contextos Formativos
Educação Ambiental.
topic Formação continuada
Contextos Formativos
Educação Ambiental.
description Este artigo é fruto da pesquisa realizada em nível de mestrado em Educação que teve como objetivo contextualizar a educação ambiental (EA) nos contextos de formação continuada dos/as professores/as da rede municipal de educação do município de Colatina/ES. Acreditamos que o mergulho profundo e sem boias (ALVES, 2008) nos/dos/com os cotidianos dos contextos formativos em que imergimos durante a realização desta pesquisa permite contribuir com a ampliação das redes de saberesfazeres a EA e a formação continuada de professores/as. O mergulho se dá por meio de movimentos diversos/plurais e busca mapear os inúmeros contextos formativos para a formação do/a professor/a e a inserção da EA nestes contextos, para isso, captando as produções narrativas dos/as professores/as coautores deste trabalho. This article is outgrowth of the research accomplished in a level of Masters in Education that has as its purpose contextualize the environmental education (EE) in the contexts of continued development of the teachers from the municipal education system of Colatina/ES. We believe that the deep dive without floats (ALVES, 2008) at/from/with the daily life of the formative contexts in which we immerge during the execution of this research allow us to contribute with the expansion of know-how networks, the EE and the continued development of the teachers. The diving illustrates through various/plural movements and it seeks to map the several formative contexts to the formation of the teacher and the insertion of the EE in these contexts, in order to that, capturing the narrative productions of the co-author teachers of this work. Este artículo es fruto de la investigación realizada a nivel de Maestría en Educación que tuvo como objetivo contextualizar la Educación Ambiental (EA) en los contextos de formación continua de los/las profesores/as de la red municipal de educación del municipio de Colatina/ES. Creemos que el buceo profundo sin flotador (ALVES, 2008) en los/ de los/ con los cotidianos de los contextos formativos en el que sumergimos durante la realización de esta investigación permite contribuir con el aumento de las redes de saberes-haceres, la EA y la formación continua de profesores/as. El buceo se da por medio de movimientos diversos/plurales y busca mapear los inúmeros contextos formativos para la formación del/de la profesor/a y la inserción de la EA en estos contextos, para ello, captando las producciones narrativas de los/de las profesores/as coautores de este trabajo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Cartografia simbólica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7036
10.14295/remea.v34i2.7036
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7036
identifier_str_mv 10.14295/remea.v34i2.7036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7036/4687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 34 n. 2 (2017); 190-203
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785570066432