Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermería

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Renata Tomazelli
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bampi, Aumeri Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8124
Resumo: O estudo buscou conhecer como a Educação Ambiental (EA) é tratada na formação de estudantes de enfermagem de uma universidade no interior do estado de Mato Grosso. Objetivou conhecer a visão dos docentes e discentes sobre a inter-relação saúde e ambiente, a percepção da EA e modo como a EA é inserida e abordada no processo formativo. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo. Teve como método a pesquisa documental e a entrevista compreensiva. Foi evidenciado que os professores possuem concepção ampla sobre meio ambiente e sua inter-relação com a saúde; no entanto persistem na docência fragilidades no conceito de EA. Os resultados apontam que EA não é inserida adequadamente na formação dos estudantes de enfermagem pela falta de conhecimento e despreparo docente no tocante a temática, ausência de interdisciplinaridade e inexistência de política de EA institucionalizada. The study sought to know how Environmental Education (EA) is treated in the training of nursing students of a university in the interior of the state of Mato Grosso. It aimed to know the view of teachers and students about the interrelationship between health and environment, the perception of EA and how EA is inserted and addressed in the training process. The study is qualitative, exploratory and descriptive. It had as a method the documentary research and the comprehensive interview. It was evidenced that teachers have broad conception about the environment and its interrelationship with health; however weaknesses in the concept of EA persist in teaching. The results point out that EA is not adequately inserted in the training of nursing students due to the lack of teacher knowledge and unpreparedness regarding the subject, lack of interdisciplinarity and lack of institutionalized EA policy. El estudio buscó conocer cómo la Educación Ambiental (EA) es tratada en la formación de estudiantes de enfermería de una universidad en el interior del estado de Mato Grosso. Objetivó conocer la visión de los docentes y discentes sobre la interrelación salud y ambiente, la percepción de la EA y cómo la EA es inserta y abordada en el proceso formativo. El estudio es cualitativo, exploratorio y descriptivo. Tuvo como método la investigación documental y la entrevista comprensiva. Se evidenció que los profesores poseen una concepción amplia sobre el medio ambiente y su interrelación con la salud; sin embargo persisten en la docencia fragilidades en el concepto de EA. Los resultados apuntan que EA no se inserta adecuadamente en la formación de los estudiantes de enfermería por la falta de conocimiento y despreparo docente en lo tocante a la temática, ausencia de interdisciplinaridad e inexistencia de política de EA institucionalizada.
id FURG-9_e8d32c97b5fd229639f25b6015a55e00
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/8124
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermeríaEducação ambientalprocesso formativoenfermagemO estudo buscou conhecer como a Educação Ambiental (EA) é tratada na formação de estudantes de enfermagem de uma universidade no interior do estado de Mato Grosso. Objetivou conhecer a visão dos docentes e discentes sobre a inter-relação saúde e ambiente, a percepção da EA e modo como a EA é inserida e abordada no processo formativo. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo. Teve como método a pesquisa documental e a entrevista compreensiva. Foi evidenciado que os professores possuem concepção ampla sobre meio ambiente e sua inter-relação com a saúde; no entanto persistem na docência fragilidades no conceito de EA. Os resultados apontam que EA não é inserida adequadamente na formação dos estudantes de enfermagem pela falta de conhecimento e despreparo docente no tocante a temática, ausência de interdisciplinaridade e inexistência de política de EA institucionalizada. The study sought to know how Environmental Education (EA) is treated in the training of nursing students of a university in the interior of the state of Mato Grosso. It aimed to know the view of teachers and students about the interrelationship between health and environment, the perception of EA and how EA is inserted and addressed in the training process. The study is qualitative, exploratory and descriptive. It had as a method the documentary research and the comprehensive interview. It was evidenced that teachers have broad conception about the environment and its interrelationship with health; however weaknesses in the concept of EA persist in teaching. The results point out that EA is not adequately inserted in the training of nursing students due to the lack of teacher knowledge and unpreparedness regarding the subject, lack of interdisciplinarity and lack of institutionalized EA policy. El estudio buscó conocer cómo la Educación Ambiental (EA) es tratada en la formación de estudiantes de enfermería de una universidad en el interior del estado de Mato Grosso. Objetivó conocer la visión de los docentes y discentes sobre la interrelación salud y ambiente, la percepción de la EA y cómo la EA es inserta y abordada en el proceso formativo. El estudio es cualitativo, exploratorio y descriptivo. Tuvo como método la investigación documental y la entrevista comprensiva. Se evidenció que los profesores poseen una concepción amplia sobre el medio ambiente y su interrelación con la salud; sin embargo persisten en la docencia fragilidades en el concepto de EA. Los resultados apuntan que EA no se inserta adecuadamente en la formación de los estudiantes de enfermería por la falta de conocimiento y despreparo docente en lo tocante a la temática, ausencia de interdisciplinaridad e inexistencia de política de EA institucionalizada.Lepidus2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa, Entrevista Compreensivaapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/812410.14295/remea.v35i3.8124REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 114-1321517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/8124/5553Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Renata TomazelliBampi, Aumeri Carlos2018-12-20T17:28:08Zoai:periodicos.furg.br:article/8124Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2018-12-20T17:28:08Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermería
title Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermería
spellingShingle Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermería
Ferreira, Renata Tomazelli
Educação ambiental
processo formativo
enfermagem
title_short Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermería
title_full Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermería
title_fullStr Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermería
title_full_unstemmed Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermería
title_sort Crise ambiental, educação ambiental e saúde: desafios no processo formativo em enfermagemEnvironmental crisis, environmental education and health: challenges in the nursing training processCrisis ambiental, educación ambiental y salud: desafíos en el proceso formativo en enfermería
author Ferreira, Renata Tomazelli
author_facet Ferreira, Renata Tomazelli
Bampi, Aumeri Carlos
author_role author
author2 Bampi, Aumeri Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Renata Tomazelli
Bampi, Aumeri Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
processo formativo
enfermagem
topic Educação ambiental
processo formativo
enfermagem
description O estudo buscou conhecer como a Educação Ambiental (EA) é tratada na formação de estudantes de enfermagem de uma universidade no interior do estado de Mato Grosso. Objetivou conhecer a visão dos docentes e discentes sobre a inter-relação saúde e ambiente, a percepção da EA e modo como a EA é inserida e abordada no processo formativo. O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo. Teve como método a pesquisa documental e a entrevista compreensiva. Foi evidenciado que os professores possuem concepção ampla sobre meio ambiente e sua inter-relação com a saúde; no entanto persistem na docência fragilidades no conceito de EA. Os resultados apontam que EA não é inserida adequadamente na formação dos estudantes de enfermagem pela falta de conhecimento e despreparo docente no tocante a temática, ausência de interdisciplinaridade e inexistência de política de EA institucionalizada. The study sought to know how Environmental Education (EA) is treated in the training of nursing students of a university in the interior of the state of Mato Grosso. It aimed to know the view of teachers and students about the interrelationship between health and environment, the perception of EA and how EA is inserted and addressed in the training process. The study is qualitative, exploratory and descriptive. It had as a method the documentary research and the comprehensive interview. It was evidenced that teachers have broad conception about the environment and its interrelationship with health; however weaknesses in the concept of EA persist in teaching. The results point out that EA is not adequately inserted in the training of nursing students due to the lack of teacher knowledge and unpreparedness regarding the subject, lack of interdisciplinarity and lack of institutionalized EA policy. El estudio buscó conocer cómo la Educación Ambiental (EA) es tratada en la formación de estudiantes de enfermería de una universidad en el interior del estado de Mato Grosso. Objetivó conocer la visión de los docentes y discentes sobre la interrelación salud y ambiente, la percepción de la EA y cómo la EA es inserta y abordada en el proceso formativo. El estudio es cualitativo, exploratorio y descriptivo. Tuvo como método la investigación documental y la entrevista comprensiva. Se evidenció que los profesores poseen una concepción amplia sobre el medio ambiente y su interrelación con la salud; sin embargo persisten en la docencia fragilidades en el concepto de EA. Los resultados apuntan que EA no se inserta adecuadamente en la formación de los estudiantes de enfermería por la falta de conocimiento y despreparo docente en lo tocante a la temática, ausencia de interdisciplinaridad e inexistencia de política de EA institucionalizada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa, Entrevista Compreensiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8124
10.14295/remea.v35i3.8124
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8124
identifier_str_mv 10.14295/remea.v35i3.8124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/8124/5553
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 35 n. 3 (2018); 114-132
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041786197114880