AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Renato Pellegrini
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Geroto, Carol Garcia, Ramalho, Ariane Carvalho Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252
Resumo: Apesar de já existirem 191 cursos de graduação no Brasil, são incipientes as análises e os estudos sobre a formação e a atuação profissional dos graduados em Gestão Ambiental. A presente pesquisa teve o objetivo de caracterizar diferentes aspectos da situação profissional e acadêmica dos egressos da Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Coletaram-se os dados a partir da aplicação, em abril e maio de 2010, por meio eletrônico, de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Dos 140 egressos do curso, 111 (79,3%) responderam às perguntas propostas. A pesquisa apontou a diversidade de temas, de instituições e de recortes espaciais na atuação dos gestores ambientais, além de ter caracterizado as dificuldades e as facilidades relacionadas à inserção no mercado de trabalho, à situação profissional atual, à faixa salarial, o grau de satisfação, à realização de pós-graduação, à opinião sobre lacunas e pontos fortes do curso, entre outras questões. Configura-se, dessa forma, como um subsídio para aprimorar o curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e para discutir a formação e a atuação profissional na área, em um âmbito mais amplo.
id FURG-9_ee7632086b834e939d556b30216ab95e
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3252
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USPgestão ambientalinserção profissionalformação ambiental.Apesar de já existirem 191 cursos de graduação no Brasil, são incipientes as análises e os estudos sobre a formação e a atuação profissional dos graduados em Gestão Ambiental. A presente pesquisa teve o objetivo de caracterizar diferentes aspectos da situação profissional e acadêmica dos egressos da Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Coletaram-se os dados a partir da aplicação, em abril e maio de 2010, por meio eletrônico, de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Dos 140 egressos do curso, 111 (79,3%) responderam às perguntas propostas. A pesquisa apontou a diversidade de temas, de instituições e de recortes espaciais na atuação dos gestores ambientais, além de ter caracterizado as dificuldades e as facilidades relacionadas à inserção no mercado de trabalho, à situação profissional atual, à faixa salarial, o grau de satisfação, à realização de pós-graduação, à opinião sobre lacunas e pontos fortes do curso, entre outras questões. Configura-se, dessa forma, como um subsídio para aprimorar o curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e para discutir a formação e a atuação profissional na área, em um âmbito mais amplo.Lepidus2013-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/325210.14295/remea.v27i0.3252REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252/1934Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorgado, Renato PellegriniGeroto, Carol GarciaRamalho, Ariane Carvalho Gonçalves2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3252Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
title AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
spellingShingle AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
Morgado, Renato Pellegrini
gestão ambiental
inserção profissional
formação ambiental.
title_short AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
title_full AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
title_fullStr AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
title_sort AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
author Morgado, Renato Pellegrini
author_facet Morgado, Renato Pellegrini
Geroto, Carol Garcia
Ramalho, Ariane Carvalho Gonçalves
author_role author
author2 Geroto, Carol Garcia
Ramalho, Ariane Carvalho Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Renato Pellegrini
Geroto, Carol Garcia
Ramalho, Ariane Carvalho Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv gestão ambiental
inserção profissional
formação ambiental.
topic gestão ambiental
inserção profissional
formação ambiental.
description Apesar de já existirem 191 cursos de graduação no Brasil, são incipientes as análises e os estudos sobre a formação e a atuação profissional dos graduados em Gestão Ambiental. A presente pesquisa teve o objetivo de caracterizar diferentes aspectos da situação profissional e acadêmica dos egressos da Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Coletaram-se os dados a partir da aplicação, em abril e maio de 2010, por meio eletrônico, de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Dos 140 egressos do curso, 111 (79,3%) responderam às perguntas propostas. A pesquisa apontou a diversidade de temas, de instituições e de recortes espaciais na atuação dos gestores ambientais, além de ter caracterizado as dificuldades e as facilidades relacionadas à inserção no mercado de trabalho, à situação profissional atual, à faixa salarial, o grau de satisfação, à realização de pós-graduação, à opinião sobre lacunas e pontos fortes do curso, entre outras questões. Configura-se, dessa forma, como um subsídio para aprimorar o curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e para discutir a formação e a atuação profissional na área, em um âmbito mais amplo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252
10.14295/remea.v27i0.3252
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252
identifier_str_mv 10.14295/remea.v27i0.3252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252/1934
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041782922412032