AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252 |
Resumo: | Apesar de já existirem 191 cursos de graduação no Brasil, são incipientes as análises e os estudos sobre a formação e a atuação profissional dos graduados em Gestão Ambiental. A presente pesquisa teve o objetivo de caracterizar diferentes aspectos da situação profissional e acadêmica dos egressos da Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Coletaram-se os dados a partir da aplicação, em abril e maio de 2010, por meio eletrônico, de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Dos 140 egressos do curso, 111 (79,3%) responderam às perguntas propostas. A pesquisa apontou a diversidade de temas, de instituições e de recortes espaciais na atuação dos gestores ambientais, além de ter caracterizado as dificuldades e as facilidades relacionadas à inserção no mercado de trabalho, à situação profissional atual, à faixa salarial, o grau de satisfação, à realização de pós-graduação, à opinião sobre lacunas e pontos fortes do curso, entre outras questões. Configura-se, dessa forma, como um subsídio para aprimorar o curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e para discutir a formação e a atuação profissional na área, em um âmbito mais amplo. |
id |
FURG-9_ee7632086b834e939d556b30216ab95e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3252 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USPgestão ambientalinserção profissionalformação ambiental.Apesar de já existirem 191 cursos de graduação no Brasil, são incipientes as análises e os estudos sobre a formação e a atuação profissional dos graduados em Gestão Ambiental. A presente pesquisa teve o objetivo de caracterizar diferentes aspectos da situação profissional e acadêmica dos egressos da Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Coletaram-se os dados a partir da aplicação, em abril e maio de 2010, por meio eletrônico, de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Dos 140 egressos do curso, 111 (79,3%) responderam às perguntas propostas. A pesquisa apontou a diversidade de temas, de instituições e de recortes espaciais na atuação dos gestores ambientais, além de ter caracterizado as dificuldades e as facilidades relacionadas à inserção no mercado de trabalho, à situação profissional atual, à faixa salarial, o grau de satisfação, à realização de pós-graduação, à opinião sobre lacunas e pontos fortes do curso, entre outras questões. Configura-se, dessa forma, como um subsídio para aprimorar o curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e para discutir a formação e a atuação profissional na área, em um âmbito mais amplo.Lepidus2013-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/325210.14295/remea.v27i0.3252REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 20111517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252/1934Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorgado, Renato PellegriniGeroto, Carol GarciaRamalho, Ariane Carvalho Gonçalves2020-08-14T19:58:28Zoai:periodicos.furg.br:article/3252Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:28Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP |
title |
AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP Morgado, Renato Pellegrini gestão ambiental inserção profissional formação ambiental. |
title_short |
AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP |
title_full |
AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP |
title_sort |
AVALIAÇÃO DO CURSO E DA SITUAÇÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP |
author |
Morgado, Renato Pellegrini |
author_facet |
Morgado, Renato Pellegrini Geroto, Carol Garcia Ramalho, Ariane Carvalho Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Geroto, Carol Garcia Ramalho, Ariane Carvalho Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Renato Pellegrini Geroto, Carol Garcia Ramalho, Ariane Carvalho Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão ambiental inserção profissional formação ambiental. |
topic |
gestão ambiental inserção profissional formação ambiental. |
description |
Apesar de já existirem 191 cursos de graduação no Brasil, são incipientes as análises e os estudos sobre a formação e a atuação profissional dos graduados em Gestão Ambiental. A presente pesquisa teve o objetivo de caracterizar diferentes aspectos da situação profissional e acadêmica dos egressos da Gestão Ambiental da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Coletaram-se os dados a partir da aplicação, em abril e maio de 2010, por meio eletrônico, de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Dos 140 egressos do curso, 111 (79,3%) responderam às perguntas propostas. A pesquisa apontou a diversidade de temas, de instituições e de recortes espaciais na atuação dos gestores ambientais, além de ter caracterizado as dificuldades e as facilidades relacionadas à inserção no mercado de trabalho, à situação profissional atual, à faixa salarial, o grau de satisfação, à realização de pós-graduação, à opinião sobre lacunas e pontos fortes do curso, entre outras questões. Configura-se, dessa forma, como um subsídio para aprimorar o curso de Gestão Ambiental da ESALQ/USP e para discutir a formação e a atuação profissional na área, em um âmbito mais amplo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252 10.14295/remea.v27i0.3252 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v27i0.3252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3252/1934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 27 (2011): Volume 27 : julho a dezembro de 2011 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041782922412032 |