Educação ambiental no ensino de uma universidade pública do estado do Paraná:: reflexões a partir da abordagem quantitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA-SILVA, PATRICIA DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Giovana Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/13925
Resumo: The third decade of the 21st century calls for the expansion of socio-environmental awareness, which is also a task of Environmental Education (EE) in Higher Education Institutions. Of a quantitative nature and through a documentary cut, this research investigates how many and which courses at the State University of Londrina explicitly offer EE. The variables used were study centers, courses, qualifications or degrees of training, number of vacancies per course, number, title of subjects and menus. The results show that of the University's total graduations (n=52); 46.2% (n=24) do not offer EE in their curricula; 44.2% (n=23) contain EE as part of some discipline; and 9.6% (n=5) treat EE in a disciplinary manner, with three disciplines in full, and two, partially, in addition to another area of knowledge. In the sequence, statistics and reflections on the relevance of AE in Higher Education are extended.
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spelling Educação ambiental no ensino de uma universidade pública do estado do Paraná:: reflexões a partir da abordagem quantitativaHigher Education, Graduation, Menu.Educación superior, Graduación, Menú.Educação AmbientalGraduaçãoImplementação e Aplicabilidade de Políticas Públicas.The third decade of the 21st century calls for the expansion of socio-environmental awareness, which is also a task of Environmental Education (EE) in Higher Education Institutions. Of a quantitative nature and through a documentary cut, this research investigates how many and which courses at the State University of Londrina explicitly offer EE. The variables used were study centers, courses, qualifications or degrees of training, number of vacancies per course, number, title of subjects and menus. The results show that of the University's total graduations (n=52); 46.2% (n=24) do not offer EE in their curricula; 44.2% (n=23) contain EE as part of some discipline; and 9.6% (n=5) treat EE in a disciplinary manner, with three disciplines in full, and two, partially, in addition to another area of knowledge. In the sequence, statistics and reflections on the relevance of AE in Higher Education are extended.La tercera década del siglo XXI exige la expansión de la conciencia socioambiental, tarea también de la Educación Ambiental (EA) en las Instituciones de Educación Superior. A través de un corte documental, esta investigación de carácter cuantitativo investiga cuántos y qué cursos en la Universidad Estatal de Londrina ofrecen explícitamente EA. Las variables utilizadas fueron centros de estudio, cursos, titulaciónes o grados de formación, número de plazas por curso, número, título de asignaturas y menús. Los resultados muestran que, del total de titulaciones universitarias (n = 52); El 46,2% (n=24) no ofrece EA en sus planes de estudios; 44,2% (n=23) contienen EA como parte de alguna disciplina; y el 9,6% (n=5) tratan la EA de forma disciplinaria, con tres disciplinas en su totalidad, y dos, parcialmente, además de otra área de conocimiento. En la secuencia se amplían estadísticas y reflexiones sobre la relevancia de la EA en la Educación Superior.A terceira década do século XXI clama pela ampliação da consciência socioambiental, tarefa essa também das Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo deste artigo é investigar quantos e quais cursos de graduação de uma IES, mantida pelo governo de estado do Paraná, ofertam explicitamente a Educação Ambiental (EA). Através de um recorte documental, esta pesquisa, de cunho quantitativo, descreve e analisa dados dos cursos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que ofertam EA. As variáveis utilizadas foram: centros de estudos, cursos, habilitações ou graus de formação, quantidade de disciplinas, títulos e ementas. Os resultados evidenciam que, do total de graduações da Universidade (n=52), 46,2% (n=24) não ofertam a EA em seus currículos; 44,2% (n=23) contêm a EA como parte de alguma disciplina; e 9,6% (n=5) tratam a EA na forma disciplinar, sendo três disciplinas integralmente, e duas parcialmente junto a outra área de saber. Ao todo, são 53,8% (n=28) das graduações da UEL (Catálogo 2020) que promovem a EA na formação inicial.Lepidus2022-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/1392510.14295/remea.v39i2.13925REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 39 n. 2 (2022): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental - Fluxo Contínuo; 106-1251517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/13925/9792http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessROSA-SILVA, PATRICIA DE OLIVEIRASilva, Giovana Neves2022-08-30T13:14:35Zoai:periodicos.furg.br:article/13925Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2022-08-30T13:14:35Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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