Avaliação qualitativa das preparações de cardápios ofertados em uma escola da rede pública de ensino do município de Jaçanã, Rio Grande do Norte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAGALHÃES, Taiza Cristina Ferraz Guerra.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28906
Resumo: Tendo em vista que durante a infância e a adolescência, a alimentação é primordial para o crescimento e desenvolvimento e pode ser um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças crônicas não transmissíveis. O ambiente escolar tem um papel importante de incentivar essa alimentação, promovendo hábitos alimentares saudáveis e contribuindo no rendimento e aprendizagem dos escolares. Dessa forma, o estudo tem por finalidade avaliar a qualidade das preparações dos cardápios ofertados por meio do método Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio Escolar (AQPC Escola) em uma escola da rede pública de ensino em Jaçanã, Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo transversal, de natureza observacional, com procedimentos de uma pesquisa documental Para tanto, os itens das preparações do cardápio foram divididos em duas categorias: alimentos recomendados (benéficos à saúde) e os alimentos controlados (aqueles que podem induzir risco à saúde). Após a verificação da frequência, os dados foram convertidos em percentuais. Os percentuais dos itens recomendados deveriam estar em níveis superiores ao controlados, e este último não deveria ultrapassar o percentual recomendado do método. Diante disso, verificou-se que foram encontrados percentuais acima de 20% para alimentos “controlados”, especialmente em preparações com açúcar ou produtos com açúcar adicionado e alimentos concentrados, em pó ou desidratados, e valores baixos para algumas classes de alimentos “recomendados”, como frutas in natura, vegetais não amilaceos e legumes e 0% para alimentos integrais e saladas. Portanto, os resultados servem como base para reajustes na oferta de alimentos para os escolares, melhorando assim a qualidade da alimentação escolar, atendendo de forma eficiente as necessidades dos alunos.
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O ambiente escolar tem um papel importante de incentivar essa alimentação, promovendo hábitos alimentares saudáveis e contribuindo no rendimento e aprendizagem dos escolares. Dessa forma, o estudo tem por finalidade avaliar a qualidade das preparações dos cardápios ofertados por meio do método Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio Escolar (AQPC Escola) em uma escola da rede pública de ensino em Jaçanã, Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo transversal, de natureza observacional, com procedimentos de uma pesquisa documental Para tanto, os itens das preparações do cardápio foram divididos em duas categorias: alimentos recomendados (benéficos à saúde) e os alimentos controlados (aqueles que podem induzir risco à saúde). Após a verificação da frequência, os dados foram convertidos em percentuais. Os percentuais dos itens recomendados deveriam estar em níveis superiores ao controlados, e este último não deveria ultrapassar o percentual recomendado do método. Diante disso, verificou-se que foram encontrados percentuais acima de 20% para alimentos “controlados”, especialmente em preparações com açúcar ou produtos com açúcar adicionado e alimentos concentrados, em pó ou desidratados, e valores baixos para algumas classes de alimentos “recomendados”, como frutas in natura, vegetais não amilaceos e legumes e 0% para alimentos integrais e saladas. Portanto, os resultados servem como base para reajustes na oferta de alimentos para os escolares, melhorando assim a qualidade da alimentação escolar, atendendo de forma eficiente as necessidades dos alunos.Bearing in mind that during childhood and adolescence, food is essential for growth and development and may be one of the main factors in the prevention of some non-communicable chronic diseases. The school environment plays an important role in encouraging this type of diet, promoting healthy eating habits and contributing to the performance and learning of students. Thus, the study aims to evaluate the quality of the preparations of the menus offered through the Qualitative Assessment of School Menu Preparations method (AQPC School) in a public school in Jaçanã, Rio Grande do Norte. This is a cross-sectional, observational study, with procedures from a documentary research. Therefore, the menu preparation items were divided into two categories: recommended foods (beneficial to health) and controlled foods (those that may induce risk the health). After checking the frequency, the data were converted into percentages. The percentages of the recommended items should be at levels higher than the controlled one, and the latter should not exceed the recommended percentage of the method. In view of this, it was found that percentages above 20% were found for “controlled” foods, especially in preparations with sugar or products with added sugar and concentrated, powdered or dehydrated foods, and low values for some classes of “recommended” foods. , such as fresh fruits, non-starchy vegetables and legumes and 0% for whole foods and salads. Therefore, the results obtained serve as a basis for readjustments in the supply of food for students, thus improving the quality of school meals, efficiently meeting the needs of students.Teniendo en cuenta que durante la niñez y la adolescencia, la alimentación es fundamental para el crecimiento y desarrollo y puede ser uno de los principales factores de prevención de algunos enfermedades crónicas no transmisibles. El ambiente escolar juega un papel importante en el fomento esta dieta, fomentando hábitos alimentarios saludables y contribuyendo al rendimiento y aprendizaje de los escolares. Por lo tanto, el estudio tiene como objetivo evaluar la calidad de elaboración de los menús ofrecidos a través del método de Evaluación Cualitativa de Preparaciones del Menú Escolar (AQPC Escola) en una escuela pública de Jaçanã, Rio de Janeiro Gran Norte. Se trata de un estudio transversal, observacional con procedimientos de una investigación documental Para ello, los ítems de las preparaciones del menú se dividieron en dos categorías: alimentos recomendados (beneficiosos para la salud) y alimentos controlados (aquellos que pueden suponer un riesgo para la salud). Después de comprobar el frecuencia, los datos se convirtieron en porcentajes. Los porcentajes de artículos recomendados debe estar en niveles superiores al controlado, y este último no debe exceder el porcentaje recomendado del método. Ante esto, se encontró que porcentajes superiores al 20% para alimentos “controlados”, especialmente en preparaciones con azúcar o productos con azúcar añadido y alimentos concentrados, en polvo o deshidratados, y valores bajos para algunas clases de alimentos “recomendados”, como frutas frescas, verduras y legumbres sin almidón y 0% para alimentos integrales y ensaladas. Por lo tanto, la los resultados sirven de base para reajustes en la oferta de alimentos para los estudiantes, mejorando así la calidad de la alimentación escolar, atendiendo eficientemente a los necesidades de los estudiantes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGDONATO, Nilcimelly Rodrigues.DONATO, Nilcimelly Rodrigues.http://lattes.cnpq.br/9068412705489870BARBOSA, Mayara Queiroga Estrela Abrantes.BARBOSA, M.Q.E.A.http://lattes.cnpq.br/7558064657019571SILVA, Jaielison Yandro Pereira da.SILVA, J. Y. 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