TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Martha Lydyanny de Araújo Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Guimarães, Hindria Renally Cavalcanti, Silva, Monica Maria Pereira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378
Resumo: Objetivou-se avaliar a realização de Educação Ambiental através da arte na terceira idade como instrumento de sensibilização, resgate da autoestima e de cidadania ambiental. O trabalho retrata uma pesquisa participante efetuada de fevereiro a dezembro de 2009, com 35 membros do grupo da terceira idade do bairro do Centenário, Campina Grande-PB. As estratégias aplicadas semanalmente permitiram a coleta de dados simultaneamente à sensibilização. Educação Ambiental originou novas concepções em relação ao meio ambiente, ampliou a criticidade e criatividade e despertou para habilidades manuais. Educação ambiental na terceira idade constituiu um desafio, considerando-se as limitações características do grupo, no entanto, através da arte, o grupo foi motivado a participar e vencer os seus próprios desafios, fomentando o comprometimento ambiental e o resgate da autoestima. É imprescindível a realização de trabalhos dessa natureza, porque o grupo representa uma fonte inesgotável de conhecimentos e experiências que podem ser ampliadas, modificadas ou mesmo repassadas.
id FURG-9_fc4737076c311aed0ec4ec398580e364
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/3378
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADEResíduos sólidosArteEducação AmbientalTerceira Idade.Objetivou-se avaliar a realização de Educação Ambiental através da arte na terceira idade como instrumento de sensibilização, resgate da autoestima e de cidadania ambiental. O trabalho retrata uma pesquisa participante efetuada de fevereiro a dezembro de 2009, com 35 membros do grupo da terceira idade do bairro do Centenário, Campina Grande-PB. As estratégias aplicadas semanalmente permitiram a coleta de dados simultaneamente à sensibilização. Educação Ambiental originou novas concepções em relação ao meio ambiente, ampliou a criticidade e criatividade e despertou para habilidades manuais. Educação ambiental na terceira idade constituiu um desafio, considerando-se as limitações características do grupo, no entanto, através da arte, o grupo foi motivado a participar e vencer os seus próprios desafios, fomentando o comprometimento ambiental e o resgate da autoestima. É imprescindível a realização de trabalhos dessa natureza, porque o grupo representa uma fonte inesgotável de conhecimentos e experiências que podem ser ampliadas, modificadas ou mesmo repassadas.Lepidus2013-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/337810.14295/remea.v25i0.3378REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378/2025Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Martha Lydyanny de Araújo SilvaGuimarães, Hindria Renally CavalcantiSilva, Monica Maria Pereira da2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3378Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE
title TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE
spellingShingle TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE
Duarte, Martha Lydyanny de Araújo Silva
Resíduos sólidos
Arte
Educação Ambiental
Terceira Idade.
title_short TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE
title_full TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE
title_fullStr TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE
title_full_unstemmed TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE
title_sort TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE
author Duarte, Martha Lydyanny de Araújo Silva
author_facet Duarte, Martha Lydyanny de Araújo Silva
Guimarães, Hindria Renally Cavalcanti
Silva, Monica Maria Pereira da
author_role author
author2 Guimarães, Hindria Renally Cavalcanti
Silva, Monica Maria Pereira da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Martha Lydyanny de Araújo Silva
Guimarães, Hindria Renally Cavalcanti
Silva, Monica Maria Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos sólidos
Arte
Educação Ambiental
Terceira Idade.
topic Resíduos sólidos
Arte
Educação Ambiental
Terceira Idade.
description Objetivou-se avaliar a realização de Educação Ambiental através da arte na terceira idade como instrumento de sensibilização, resgate da autoestima e de cidadania ambiental. O trabalho retrata uma pesquisa participante efetuada de fevereiro a dezembro de 2009, com 35 membros do grupo da terceira idade do bairro do Centenário, Campina Grande-PB. As estratégias aplicadas semanalmente permitiram a coleta de dados simultaneamente à sensibilização. Educação Ambiental originou novas concepções em relação ao meio ambiente, ampliou a criticidade e criatividade e despertou para habilidades manuais. Educação ambiental na terceira idade constituiu um desafio, considerando-se as limitações características do grupo, no entanto, através da arte, o grupo foi motivado a participar e vencer os seus próprios desafios, fomentando o comprometimento ambiental e o resgate da autoestima. É imprescindível a realização de trabalhos dessa natureza, porque o grupo representa uma fonte inesgotável de conhecimentos e experiências que podem ser ampliadas, modificadas ou mesmo repassadas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378
10.14295/remea.v25i0.3378
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378
identifier_str_mv 10.14295/remea.v25i0.3378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378/2025
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041783022026752