TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378 |
Resumo: | Objetivou-se avaliar a realização de Educação Ambiental através da arte na terceira idade como instrumento de sensibilização, resgate da autoestima e de cidadania ambiental. O trabalho retrata uma pesquisa participante efetuada de fevereiro a dezembro de 2009, com 35 membros do grupo da terceira idade do bairro do Centenário, Campina Grande-PB. As estratégias aplicadas semanalmente permitiram a coleta de dados simultaneamente à sensibilização. Educação Ambiental originou novas concepções em relação ao meio ambiente, ampliou a criticidade e criatividade e despertou para habilidades manuais. Educação ambiental na terceira idade constituiu um desafio, considerando-se as limitações características do grupo, no entanto, através da arte, o grupo foi motivado a participar e vencer os seus próprios desafios, fomentando o comprometimento ambiental e o resgate da autoestima. É imprescindível a realização de trabalhos dessa natureza, porque o grupo representa uma fonte inesgotável de conhecimentos e experiências que podem ser ampliadas, modificadas ou mesmo repassadas. |
id |
FURG-9_fc4737076c311aed0ec4ec398580e364 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/3378 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADEResíduos sólidosArteEducação AmbientalTerceira Idade.Objetivou-se avaliar a realização de Educação Ambiental através da arte na terceira idade como instrumento de sensibilização, resgate da autoestima e de cidadania ambiental. O trabalho retrata uma pesquisa participante efetuada de fevereiro a dezembro de 2009, com 35 membros do grupo da terceira idade do bairro do Centenário, Campina Grande-PB. As estratégias aplicadas semanalmente permitiram a coleta de dados simultaneamente à sensibilização. Educação Ambiental originou novas concepções em relação ao meio ambiente, ampliou a criticidade e criatividade e despertou para habilidades manuais. Educação ambiental na terceira idade constituiu um desafio, considerando-se as limitações características do grupo, no entanto, através da arte, o grupo foi motivado a participar e vencer os seus próprios desafios, fomentando o comprometimento ambiental e o resgate da autoestima. É imprescindível a realização de trabalhos dessa natureza, porque o grupo representa uma fonte inesgotável de conhecimentos e experiências que podem ser ampliadas, modificadas ou mesmo repassadas.Lepidus2013-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/337810.14295/remea.v25i0.3378REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 20101517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378/2025Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Martha Lydyanny de Araújo SilvaGuimarães, Hindria Renally CavalcantiSilva, Monica Maria Pereira da2020-08-14T19:58:50Zoai:periodicos.furg.br:article/3378Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-08-14T19:58:50Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE |
title |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE |
spellingShingle |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE Duarte, Martha Lydyanny de Araújo Silva Resíduos sólidos Arte Educação Ambiental Terceira Idade. |
title_short |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE |
title_full |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE |
title_fullStr |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE |
title_full_unstemmed |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE |
title_sort |
TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ARTE NA TERCEIRA IDADE |
author |
Duarte, Martha Lydyanny de Araújo Silva |
author_facet |
Duarte, Martha Lydyanny de Araújo Silva Guimarães, Hindria Renally Cavalcanti Silva, Monica Maria Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Hindria Renally Cavalcanti Silva, Monica Maria Pereira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Martha Lydyanny de Araújo Silva Guimarães, Hindria Renally Cavalcanti Silva, Monica Maria Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resíduos sólidos Arte Educação Ambiental Terceira Idade. |
topic |
Resíduos sólidos Arte Educação Ambiental Terceira Idade. |
description |
Objetivou-se avaliar a realização de Educação Ambiental através da arte na terceira idade como instrumento de sensibilização, resgate da autoestima e de cidadania ambiental. O trabalho retrata uma pesquisa participante efetuada de fevereiro a dezembro de 2009, com 35 membros do grupo da terceira idade do bairro do Centenário, Campina Grande-PB. As estratégias aplicadas semanalmente permitiram a coleta de dados simultaneamente à sensibilização. Educação Ambiental originou novas concepções em relação ao meio ambiente, ampliou a criticidade e criatividade e despertou para habilidades manuais. Educação ambiental na terceira idade constituiu um desafio, considerando-se as limitações características do grupo, no entanto, através da arte, o grupo foi motivado a participar e vencer os seus próprios desafios, fomentando o comprometimento ambiental e o resgate da autoestima. É imprescindível a realização de trabalhos dessa natureza, porque o grupo representa uma fonte inesgotável de conhecimentos e experiências que podem ser ampliadas, modificadas ou mesmo repassadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378 10.14295/remea.v25i0.3378 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v25i0.3378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3378/2025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 25 (2010): Volume 25 : julho a dezembro de 2010 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041783022026752 |