Educando entidades: terreiros de quimbanda como espaços educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rodrigo Lemos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cavalheiro, Ariana Souza, Bussoletti, Denise Marcos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10986
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 140-151, Jul./Dez. 2018.
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spelling Educando entidades: terreiros de quimbanda como espaços educativosEducación de las entidades: las terrazas de quimbanda como espacios educativosEducating entities: the terraces of quimbanda as educational spacesEducaçãoPedagogias culturaisQuimbandaDançasEducaciónPedagogías culturalesBailesEducationCultural pedagogiesDancesRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 140-151, Jul./Dez. 2018.Entendendo que os Terreiros de Quimbanda como espaços educativos, esta pesquisa aponta resultados de análises de seis visitas a dois Centros Espíritas de Quimbanda do município do Rio Grande, Rio Grande do Sul. O objetivo geral é discutir os modos como são passados ensinamentos sobre as mitologias e movimentos de exus e pombagiras nos terreiros visitados. Os dados foram registrados em diários de campo, escritos ao longo de três visitas em cada local durante o ano de 2017. Referente às análises, os ensinamentos são passados pela oralidade, além disso, é possível dizer que as pessoas esperam por comportamentos específicos dos(as) médiuns, por possuírem algum conhecimento sobre as entidades e isso reflete nos fazeres, na execução dos gestos e das danças de chegada, tanto de exus, quanto de pombagiras. Por fim, em relação aos ensinamentos os pais ou mães de santo recorrem às mitologias que envolvem os exus e pombagiras.Entender que el cementado Quimbanda como espacios educativos, esta investigación apunta análisis resultados de seis visitas a dos centros espiritistas de Quimbanda ciudad de Rio Grande, Rio Grande do Sul. El objetivo general es analizar las formas en que se pasan las enseñanzas en las mitologías y los movimientos de exus y pombagiras en las terrazas. Los datos fueron registrados en diarios de campo escrito en el transcurso de tres visitas en cada localización durante el año de 2017. Para el análisis, las enseñanzas se pasan por la oralidad, además, es posible decir lo que gente espera comportamientos específicos de los medios, por tener alguno conocimiento de las entidades y esto se refleja en la realización, en la ejecución de los gestos y los bailes de su llegada, ambos de exus, a partir de pombagiras. Finalmente, en relación con las enseñanzas los padres o madres de Santo recurren a la mitología que los exus y pombagiras.Understanding that the cemented Quimbanda as educational spaces, this research points analysis results of six visits to two centers Spiritualists of Quimbanda city of Rio Grande, Rio Grande do Sul. The general objective is to discuss the ways in which are passed teachings on the mythologies and movements of exus and pombagiras on the terraces. The data were recorded in field journals written over the course of three visits in each location during the year of 2017. For the analyses, the teachings are passed by orality, moreover, it is possible to say what people expect for specific behaviors of the mediums, by having some knowledge of the entities and this reflects in the making, in the execution of the gestures and the dances of arrival, both of exus, as of pombagiras. Finally, in relation to the teachings or Holy mothers parents resort to mythology involving the exus and pombagiras.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-17T23:01:30Z2023-05-17T23:01:30Z2019-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOARES, R. L.; CAVALHEIRO, A. S.; BUSSOLETTI, D. M. Educando entidades: terreiros de quimbanda como espaços educativos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 140–151, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8503. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8503. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1098610.14295/de.v6i2.8503porSoares, Rodrigo LemosCavalheiro, Ariana SouzaBussoletti, Denise Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-17T23:01:30Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10986Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-17T23:01:30Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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