A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Arion de Castro Kurtz dos
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Russo, Dulce Helena Souza, Araújo, Ives Solano, Almeida, Maria Teresa de Albernaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/953
Resumo: O artigo apresenta alguns desenvolvimentos recentes associados ao projeto PROFECOMP – Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências da FURG que em seus aspectos relativos ao tratamento de questões de Educação Ambiental é Sub-Projeto de um projeto maior específico do curso de Mestrado em Educação Ambiental. Dentre os resultados de pesquisa incluímos no presente artigo o desenvolvimento de um Autômato Celular, para o trabalho com o raciocínio em nível de objetos, e resultados de utilização do programa VISQ, para modelagem semiquantitativa, em particular uma utilização inovadora da ferramenta para a elicitação da representação do especialista e conseqüente construção de um instrumento fidedigno, bem como algumas recomendações para utilização com alunos do ensino fundamental.
id FURG_074e2b5c5242370426cd728a1cecf29e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/953
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamentalEducação ambientalEducação fundamentalModelagem com objetosModelagem semiquantitativaComputadorO artigo apresenta alguns desenvolvimentos recentes associados ao projeto PROFECOMP – Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências da FURG que em seus aspectos relativos ao tratamento de questões de Educação Ambiental é Sub-Projeto de um projeto maior específico do curso de Mestrado em Educação Ambiental. Dentre os resultados de pesquisa incluímos no presente artigo o desenvolvimento de um Autômato Celular, para o trabalho com o raciocínio em nível de objetos, e resultados de utilização do programa VISQ, para modelagem semiquantitativa, em particular uma utilização inovadora da ferramenta para a elicitação da representação do especialista e conseqüente construção de um instrumento fidedigno, bem como algumas recomendações para utilização com alunos do ensino fundamental.2011-09-01T17:40:04Z2011-09-01T17:40:04Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. et. al. A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 05, p. 41-57, 2001. Disponível em: <http://www.modelciencias.furg.br/profecomp/artigos/rvelv5.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/953porSantos, Arion de Castro Kurtz dosRusso, Dulce Helena SouzaAraújo, Ives SolanoAlmeida, Maria Teresa de Albernazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2021-01-20T23:33:44Zoai:repositorio.furg.br:1/953Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2021-01-20T23:33:44Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental
title A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental
spellingShingle A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental
Santos, Arion de Castro Kurtz dos
Educação ambiental
Educação fundamental
Modelagem com objetos
Modelagem semiquantitativa
Computador
title_short A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental
title_full A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental
title_fullStr A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental
title_full_unstemmed A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental
title_sort A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental
author Santos, Arion de Castro Kurtz dos
author_facet Santos, Arion de Castro Kurtz dos
Russo, Dulce Helena Souza
Araújo, Ives Solano
Almeida, Maria Teresa de Albernaz
author_role author
author2 Russo, Dulce Helena Souza
Araújo, Ives Solano
Almeida, Maria Teresa de Albernaz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Arion de Castro Kurtz dos
Russo, Dulce Helena Souza
Araújo, Ives Solano
Almeida, Maria Teresa de Albernaz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação fundamental
Modelagem com objetos
Modelagem semiquantitativa
Computador
topic Educação ambiental
Educação fundamental
Modelagem com objetos
Modelagem semiquantitativa
Computador
description O artigo apresenta alguns desenvolvimentos recentes associados ao projeto PROFECOMP – Desenvolvimento e Uso de Ferramentas Computacionais para o Aprendizado Exploratório de Ciências da FURG que em seus aspectos relativos ao tratamento de questões de Educação Ambiental é Sub-Projeto de um projeto maior específico do curso de Mestrado em Educação Ambiental. Dentre os resultados de pesquisa incluímos no presente artigo o desenvolvimento de um Autômato Celular, para o trabalho com o raciocínio em nível de objetos, e resultados de utilização do programa VISQ, para modelagem semiquantitativa, em particular uma utilização inovadora da ferramenta para a elicitação da representação do especialista e conseqüente construção de um instrumento fidedigno, bem como algumas recomendações para utilização com alunos do ensino fundamental.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2011-09-01T17:40:04Z
2011-09-01T17:40:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. et. al. A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 05, p. 41-57, 2001. Disponível em: <http://www.modelciencias.furg.br/profecomp/artigos/rvelv5.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.
1517-1256
http://repositorio.furg.br/handle/1/953
identifier_str_mv SANTOS, Arion de Castro Kurtz dos. et. al. A modelagem computacional como uma possível estratégia para a educação ambiental fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 05, p. 41-57, 2001. Disponível em: <http://www.modelciencias.furg.br/profecomp/artigos/rvelv5.pdf> Acesso em: 31 ago. 2011.
1517-1256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384359635779584