Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Michely
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cappelletto, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1034
Resumo: O presente artigo relata uma análise preliminar de uma investigação das idéias dos alunos, do 3° ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, do município de Rio Grande, sobre a radiação, no ensino da disciplina de Física. Argumenta-se com base nesta análise, que um dos caminhos eficazes para tornar a aprendizagem significativa e motivadora, com o objetivo de superar as idéias iniciais e de conhecer a realidade social, é com o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem (UA) com o tema radiação. Numa perspectiva de educação ambiental problematizadora, busca-se sistematizar e contextualizar os conceitos científicos, abordados na UA, focando os benefícios e prejuízos das aplicações das radiações no cotidiano, de maneira a contribuir com a formação de cidadãos mais críticos.
id FURG_0ce8380ddc4359b98b706a04966d71ec
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1034
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambientalEducação ambientalAprendizagem significativaRadiaçõesEnvironmental educationMeaningful learningRadiationO presente artigo relata uma análise preliminar de uma investigação das idéias dos alunos, do 3° ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, do município de Rio Grande, sobre a radiação, no ensino da disciplina de Física. Argumenta-se com base nesta análise, que um dos caminhos eficazes para tornar a aprendizagem significativa e motivadora, com o objetivo de superar as idéias iniciais e de conhecer a realidade social, é com o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem (UA) com o tema radiação. Numa perspectiva de educação ambiental problematizadora, busca-se sistematizar e contextualizar os conceitos científicos, abordados na UA, focando os benefícios e prejuízos das aplicações das radiações no cotidiano, de maneira a contribuir com a formação de cidadãos mais críticos.This paper reports a preliminary analises of the investigation of some ideas from the students, of the third year of a public secundary school from Rio Grande about radiation in the teaching of physics. We argument taking as base this analysis that one of the most efficient ways to become the learning more meaningful and motivating, with the objective of overcoming the earlier ideas and knowing the social reality, is with the development of a learning unit with the issue of radiation. On the environment education problematizing perspective we want to systematize and contextualize the scientific issues, that are accessible on the learning unit, focussing on the benefit and damage of the application of radiation on the society daily life, in order to contribute with the formation of more critical citizens.2011-09-26T15:46:21Z2011-09-26T15:46:21Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPRESTES, Michely; CAPPELLETTO, Eliane. Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, p. 180-194, 2008. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol20/art13v20.pdf>. Acesso em: 24 set. 2011.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/1034porPrestes, MichelyCappelletto, Elianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-09-26T15:46:21Zoai:repositorio.furg.br:1/1034Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-09-26T15:46:21Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental
title Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental
spellingShingle Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental
Prestes, Michely
Educação ambiental
Aprendizagem significativa
Radiações
Environmental education
Meaningful learning
Radiation
title_short Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental
title_full Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental
title_fullStr Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental
title_sort Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental
author Prestes, Michely
author_facet Prestes, Michely
Cappelletto, Eliane
author_role author
author2 Cappelletto, Eliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Michely
Cappelletto, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Aprendizagem significativa
Radiações
Environmental education
Meaningful learning
Radiation
topic Educação ambiental
Aprendizagem significativa
Radiações
Environmental education
Meaningful learning
Radiation
description O presente artigo relata uma análise preliminar de uma investigação das idéias dos alunos, do 3° ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, do município de Rio Grande, sobre a radiação, no ensino da disciplina de Física. Argumenta-se com base nesta análise, que um dos caminhos eficazes para tornar a aprendizagem significativa e motivadora, com o objetivo de superar as idéias iniciais e de conhecer a realidade social, é com o desenvolvimento de uma unidade de aprendizagem (UA) com o tema radiação. Numa perspectiva de educação ambiental problematizadora, busca-se sistematizar e contextualizar os conceitos científicos, abordados na UA, focando os benefícios e prejuízos das aplicações das radiações no cotidiano, de maneira a contribuir com a formação de cidadãos mais críticos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-09-26T15:46:21Z
2011-09-26T15:46:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRESTES, Michely; CAPPELLETTO, Eliane. Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, p. 180-194, 2008. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol20/art13v20.pdf>. Acesso em: 24 set. 2011.
1517-1256
http://repositorio.furg.br/handle/1/1034
identifier_str_mv PRESTES, Michely; CAPPELLETTO, Eliane. Aprendizagem significativa no ensino de física das radiações: contribuições da educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, p. 180-194, 2008. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol20/art13v20.pdf>. Acesso em: 24 set. 2011.
1517-1256
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384412279537664