Aptidão física relacionada à saúde de alunos do ensino fundamental do município de Rio Grande, RS, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dumith, Samuel de Carvalho
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Azevedo Júnior, Mario Renato de, Rombaldi, Airton José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3001
Resumo: Embora os benefícios da aptidão física sobre a saúde e prevenção de doenças estejam amplamente relatados na literatura, existem poucas investigações sobre esse tema, principalmente com crianças e adolescentes. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar os componentes de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de acordo com características como sexo, idade, rede de ensino (pública ou privada) e área geográfica (rural ou urbana), em indivíduos de sete a 15 anos de idade. Os dados coletados fazem parte do Projeto Esporte Brasil (Proesp-BR), e os componentes de AFRS avaliados foram: índice de massa corporal (IMC), flexibilidade (teste de “sentar-e-alcançar”), resistência muscular localizada (RML) (teste de abdominal em um minuto) e capacidade aeróbia (teste de corrida de nove minutos). A amostra foi composta por 665 escolares do ensino fundamental do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul (RS), selecionados de maneira aleatória. Para a comparação das médias das medidas e testes conforme as variáveis independentes, utilizou-se o método de regressão linear simples e multivariável. Dentre os principais achados, destaca-se que os componentes de AFRS estiveram mais associados com características biológicas (sexo e idade), sem diferenças expressivas por rede de ensino ou área geográfica da escola (indicadores de nível socioeconômico). Outros estudos são necessários para o estabelecimento de parâmetros de referência nacionais de AFRS de crianças e adolescentes.
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